Canal do Youtube ensina pessoas como quitar as dívidas

ANÚNCIO

O problema ainda sobre com um problema que vai muito além da Crise Financeira – a falta de Educação Financeira. As pessoas não seguem uma cartilha recomendada para quando começam a ganhar o primeiro salário – quando ganham muito, gastam muito e quando ganham pouco, acabam entrando em dívidas.

O assunto, por sinal, ainda é tabu para muitas pessoas, mulheres, famílias, jovens. Dificilmente fala-se sobre dinheiro em rodas de conversas, mesas de bar, encontro de amigos. Isso é um erro fatal.

ANÚNCIO

Na contramão, os bancos são as empresas que mais lucram todos os anos. A poupança é o investimento mais tradicional e mais usado. Os títulos de capitalização têm grandes apostadores. O cartão de crédito é uma das formas de pagamento mais usadas.

Obviamente, é possível concluir que a falta de educação financeira gera um comportamento incorreto nos brasileiros e, não a toa, hoje são mais de 60 milhões de endividados por aqui.

Com este cenário em vista, Robinson Trovó criou uma escola de educação financeira – A Trovó Academy.

ANÚNCIO

Trovó Academy no Youtube

Trovó Academy é uma instituição educacional que tem o foco voltado para o mercado financeiro– a ideia é chegar ao aprendizado de assuntos como dinheiro, finanças e investimentos financeiros que é tão raro hoje em dia.

No Youtube, o canal tem quase 30 mil inscritos que assistem vídeos periódicos sobre a educação financeira e a importância de buscar conhecimento sobre o assunto.

Separamos alguns deles, confira agora!

GANHAR POUCO NÃO SIGNIFICA SER POBRE

Tempo: 7 minutos / Visualizações: mais de 32 mil

Nesse 3º vídeo, nem começamos a falar de investimentos financeiros ainda, mas já temos uma grande lição de moral: não é por que você ganha pouco que tem que ser pobre.

Acredite: existem pessoas que ganham um salário mínimo que são mais ricas do que quem ganham 10 vezes mais. É vero!

Imagina que você ganhe bem pouco – um salário mínimo – mas que mesmo assim, consiga viver dentro da sua realidade – ou seja, economizando onde pode, pagando as contas em dia, não usando desenfreadamente o cartão de crédito e nem pagando juros absurdos aos bancos.

Agora, pense em alguém que ganhe 10 mil reais por mês, mas que tenha uma vida de ostentação. Vai na balada todo final de semana, tem um Helicóptero e sonha em comprar a casa do Michael Jackson.

Essa pessoa atrasa o pagamento de algum boleto e fica devendo para o banco.

Ela começa a pagar juros e isso se torna uma bola de neve… Ela ficará endividada em breve.

Notou a diferença? No fim das contas, não vai importar muito o quanto você ganha todos os meses e sim como você administra esse dinheiro.

Outro exemplo simples – pense na possibilidade de:

  • 1 pessoa que ganha 1 mil reais por mês, mas investe 10% do salário mensalmente,
  • 1 pessoa que ganha 10 mil reais por mês, mas que não investe nada.

Qual você acha que ficará mais rica em 1 ano ou 2 anos ou 10 anos? Óbvio que a pessoa que investe, mesmo que pouco, ficará mais rica – mas sobre investir dinheiro falaremos a seguir.

Esse vídeo agora é para você entender que nem sempre o seu baixo salário vai ser desculpa para você ficar amargurando na pobreza:

https://youtu.be/4mx17ZrIS6I

ATOLADO ATÉ O PESCOÇO? RESPIRE E SAIA DA DÍVIDA

Tempo: 11 minutos / Visualizações: mais de 31 mil

Agora sim, definitivamente, vamos começar o curso com a teoria. O 1º passo e talvez um dos mais importantes é conseguir sair das dívidas. Sim, se você deve para Deus e o mundo, precisa pagar cada um deles e isso não será conseguido sem suor.

Mas, antes de pagar as dívidas, você precisa entender por que entrou nelas… O que te fez ficar endividado? Não sabemos a resposta, mas temos um palpite: você, simplesmente, gastou mais dinheiro do que tinha.

Comprou aquele tênis de 800 reais no Cartão de Crédito e não deu tempo de pagar,

Financiou Casa em parcelas que pareciam baixas, mas pesaram no orçamento,

Os gastos domésticos aumentaram tanto que você não teve como bancar todos,

Quis agradar seu filho com um vídeo game , que furou seu orçamento,

Você fez uma viagem de última hora e acabou pagando muito caro no dólar, ,

Você achou que tinha poucas contas a pagar, mas quando viu, seu salário não era suficiente para cobri-las.

Esses são apenas exemplos dos motivos que podem fazer as pessoas à chegar no endividamento. Mas existem muitos outros, alguns peculiares demais para serem citados aqui.

O fato é que não importa qual motivo seja, você tem que identifica-lo para que eles não voltem a te levar para baixo na escala da vida financeira. Se você gasta mais do que ganha, precisa começar a fazer o contrário agora mesmo.

Depois, é preciso saber como sair das dívidas. A resposta está no vídeo:

https://youtu.be/CnRA9FXNp-E

COMO PERDER O MEDO DE INVESTIR

Tempo: 4 minutos / Visualizações: mais de 10 mil

Sair das dívidas e Economizar Dinheiro – se você está nessa etapa, saiba que está no caminho certo.

Só que agora temos uma parte muito difícil e intensa: conseguir desmistificar a ideia de que é possível investir dinheiro mesmo ganhando pouco e mesmo estando em estado de dívida.

Sim! Se você ganha apenas 1 mil reais, pode dar um jeito de investir dinheiro, mesmo que pouco. No mercado financeiro, é importante saber que investir todos os meses é melhor do que deixar para investir tudo depois. Por exemplo:

  1. Se você quer usar seus 1 mil reais para investir no final do ano, aplicando o seu 13º salário,
  2. É preferível que você divida isso: e aplique 100 reais todos os meses a partir de janeiro.

A resposta é simples: sua rentabilidade será maior no final do período. E vamos combinar que investir 100 reais por mês é bem menos doloroso do que pegar os 1 mil reais para investir de uma só vez, mas aí é com você, faça como achar melhor.

Agora, na real, esse vídeo é super indicado para você que tem RECEIO em investir dinheiro. Será que é mesmo coisa de rico? Será que precisa de muito dinheiro? Será que não é arriscado demais? Já ouvi falar que muita gente perdeu dinheiro nisso, será?

Todas essas respostas – e muitas outras – estão no vídeo que segue…

CONTROLE FINANCEIRO SIMPLES E EFICAZ

Tempo: 6 minutos / Visualizações: mais de 29 mil

Controle Financeiro! Apesar de estar aqui na 7ª posição, este é um vídeo chave para você que quer aprender a sair das dívidas e enriquecer a partir de hoje.

O Controle Financeiro é a chave, a regra de ouro, o be-a-bá, o passo mais importante.

Ele vai muito além do famoso “gastar menos do que ganha” ou do “fazer sobrar dinheiro no fim do mês”. Ele é quem vai te guiar para você conseguir fazer isso.

O Controle Financeiro é tão importante que uma empresa que não o tenha, entra em falência em poucos dias. Na sua vida pessoal, acontece o mesmo.

Não, veja bem… Note se você não se identifica com todas essas palavras aqui ó:

  • IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano),
  • IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores),
  • Conta de Água,
  • Conta de Luz,
  • Conta da Operadora do Celular,
  • Boleto da Internet e da TV por Assinatura,
  • Boleto das Lojas (Casas Bahia, Americanas, Submarino, Fast Shop…).

Aí o carro quebra, tem o combustível, a escola do filho, material escolar… Até o rodo e a vassoura quebram.

São muitos gastos, notou? Até a chuteira do filho, que pratica futebol na escolinha, precisa ser contabilizado para que seu orçamento seja furado.

É um número muito grande de contas e agora que você vai começar a investir, vai precisar te tudo bem anotado. Sabendo exatamente para onde está indo o dinheiro. Depois, você vai aprender também a sabe quanto pode receber de juros do seu investimento.

Aliás, antes de prosseguirmos, assista:

Com informações da BBC

ANÚNCIO