Aprenda 6 lições financeiras com Walther Moreira Salles

ANÚNCIO

Talvez você ainda não tenha ouvido falar nesse nome. Mas, vamos apresentar de forma bastante simples. Walther Moreira Salles foi um empresário, bancário, diplomata e advogado. Nascido em Pouso Alegre (MG) morreu aos 88 anos, em 2001.

Agora, se você continua sem saber quem é esse cara, a gente vai explicando aos poucos. Filho de João Moreira, que fundou a Casa Bancária Moreira Salles, Walther era o embaixador, já que exerceu esse posto durante o governo de Getúlio Vargas, lá em Washington.

ANÚNCIO

Também foi ministro da Fazenda no governo de João Goulart. Admirado pelo Juscelino Kubitschek, foi um dos negociadores da dívida externa na década de 1950. E isso também aconteceu durante o governo de Jânio Quadros.

Quer mais curiosidades? Tinha como um dos seus amigos ninguém menos do que o roqueiro Mick Jagger, o presidente Fernando Henrique Cardoso e até mesmo a atriz Greta Garbo. Agora, o que ele pode nos ensinar, até hoje, sobre finanças? Vamos descobrir abaixo.

1 – Educação é o primeiro diferencial

Para continuar contando um pouco mais da história de Walther Moreira Salles, saiba que ele foi o único dos 5 irmãos que teve oportunidade de estudar, cursando uma faculdade em paralelo ao trabalho. O resultado você sabe.

ANÚNCIO

Assim sendo, temos ainda mais uma notícia: de todos os filhos, um se tornou banqueiro. Porém, os outros destruíram a riqueza do pai. Por falta de educação? Ninguém é ousado a ponto de afirmar isso, mas o que sabemos é que para Salles educação é um ótimo ativo.

2 – Produto com qualidade Premium

Pedro era um dos filhos dele, sendo que é o atual presidente do Conselho de Administração do Itaú Unibanco. Ele contou, em algumas entrevistas divulgadas na imprensa, que o pai sabia desde sempre que o banco era apenas um serviço.

Logo, focou em buscar uma qualidade diferenciada para os clientes – então, temos a qualidade Premium. Assim, ele ainda recomenda “não confunda o fútil caro com o útil caro”. Logo, o útil tem muita resistência e o fútil deixa de ser adquirido.

3 – Serviço com exclusividade

Outro ponto tem a ver com a exclusividade de alguns serviços. Isso traz a empresa uma enorme vantagem competitiva, que permite se portar no mercado, em qualquer mercado. Dá para usar como exemplo a Coca-Cola.

Com certeza, essa ideia foi passada de Walther Moreira Salles para o mercado todo.

4 – O investimento em ativos

Ser alguém ativo em juros e não em passivos é um diferencial de poucos. Moreira Salles era banqueiro e sabia disso. Logo, o Brasil sempre foi um país com uma das taxas mais altas de juros. Logo, o negócio aqui sempre foi o de receber juros compostos e não de pagá-los.

Para empresários, dá para tirar outra lição financeira disso. Os financistas buscam detalhes que vão elevar os ROE. Ou seja, aumentam a alavancagem, mas somem quando uma crise surge. Assim, a alavancagem se vira contra a firma. Ao menos, é o que ele pensava.

5 – A paciência ao investir dinheiro

Agora a gente começa a falar de forma mais focada sobre os investimentos pessoais. Moreira sempre avaliou que as pessoas vivem a Era da Impaciência. Logo, a pessoa faz um investimento de longo prazo, mas quer retorno amanhã.

Se estiver infeliz, ele vai lá e resgata, o que torna o investimento ruim. Walther levou um bom tempo para desenvolver uma técnica. Assim, ele começou a extrair o Nióbio, só que demorou mais de 20 anos para convencer os chineses a comprar o produto.

6 – A vida não é só mercado financeiro

Por fim, ainda dá para considerar que Walther sempre foi aquele tipo de investidor que dá a devida atenção para a família e amigos. E não é o tipo de empresário que só sabe falar de negócio. Ou melhor, não era.

Logo, a gente vê o resultado: foi embaixador e recebia em casa gente famosa, desde Henry Ford até mesmo Nelson Rockefeller.

Se a gente fizer um apanhado de tudo o que foi dito acima, vamos ver que se você escolhe os investimentos e tem paciência para aguardar os resultados, com certeza, não vai precisar gastar tempo da sua vida longe da família.

Curiosidade – sobre o patrimônio da família

Uma das curiosidades é saber que ele é o pai dos atuais herdeiros do Itaú Unibanco e da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração. Assim, isso os mantém no posto de uma das famílias mais ricas do Brasil.

Walther Moreira Salles

O nome do Unibanco veio em 1975, após a Casa Bancária Moreira Salles se juntar a outros bancos da Região, tornando-se o Banco Moreira – até chegar a ser Unibanco.

Descubra 6 lições financeiras de Game of Thrones

Conforme a Forbes de 2018, a família tem um patrimônio que ultrapassa os 20 bilhões de dólares. Atualmente, uma das torres do Itaú Unibanco leva o seu nome. Porém, o que instiga é o que os motivos da morte não foram revelados pela família até hoje.

ANÚNCIO