Você tem contas abertas em vários bancos? Será que isso é bom?

ANÚNCIO

Esse é um assunto muito importante porque tem a ver com “onde” você mantém o seu dinheiro guardado, poupado, investido, usado para o mês, para movimentação, para transferência, etc. E é importante por que vai responder a questão: será que você está cuidando bem do seu dinheiro?

A resposta para essa pergunta passa em primeiro lugar por um reflexão sobre a escolha de um ou mais bancos para guardar e investir o dinheiro que você ganha com o seu suado trabalho todos os meses.

ANÚNCIO

Dar valor ao dinheiro é uma coisa muito importante para a vida de todo mundo. Não é uma ideia capitalista, mas de valorização mesmo. Porque você vende seu serviço, seu empenho, sua dedicação em troca disso, portanto, nada mais justo que dar o valor à isso.

Mas, você anda valorizando o seu dinheiro ou não?

Vários bancos

Muita gente distribui os recursos financeiros que tem em vários bancos, que podem ser tradicionais ou digitais.

ANÚNCIO

E fazem isso para aproveitar as diferentes vantagens que cada um oferece: um cartão de crédito sem taxas de anuidade, outro oferece um fundo de renda fixa com melhor rendimento para o investidor, um terceiro tem um melhor atendimento nas agências e outro o melhor serviço de internet.

Tudo isso, por exemplo!

Então, essa busca por uma vantagem aqui e outra ali pode ser perigosa.

Perceba que mesmo sem notar, uma pessoa pode ter contas abertas em 5 ou mais bancos, sendo que isso possui sistema de pagamento diferentes.

Será que isso é bom para você e para o seu dinheiro?

Já adianto que não!

Se você não decidir quem será o seu parceiro na construção do  patrimônio sólido, seguirá tendo um atendimento comum nos vários bancos.

Por quê? Obviamente porque as supostas vantagens funcionam como iscas para manter clientes desavisados como clientes, que pagam mensalidades e enriquecem os bancos.

Esses não são verdadeiros diferenciais como os bancos dizem ser.

Quem tem conta em vários banco, não é vistos como um bom cliente por nenhum deles. Essa é que é a verdade que ninguém sabe.

É preciso ir além de um serviço competitivo para provar ao banco que você merece as verdadeiras vantagens que ele tem a oferecer, como as já listadas: isenções de tarifas, atendimento personalizado, soluções de investimentos, cartão de crédito, serviço por internet e aplicativos.

Então, será que a solução é ter conta em um único banco? Também não é bem assim.

Um único banco

Ser fiel a um banco tem suas vantagens, mas esse amor não pode ser cego, tá?

Quando você se concentra em um único banco por muito tempo acaba fechando as portas para boas oportunidades que podem surgir.

E sem as referências de mercado, você pode acabar pagando mais do que pagaria em outras instituições e o pior de tudo é que acaba acreditando que seu banco lhe dá mais privilégios, o que nem um outro poderia superar!

Logo, permanecer em um único banco pode ser especialmente prejudicial conforme seu patrimônio cresce.

Isso porque a riqueza deve ser sinônimo de expansão e quando o seu patrimônio sobre para certo patamar, ele abre novas possibilidades de investimentos que vão além dos bancos.

Estamos  falando de corretoras de valores e de bancos digitais, também de investimentos e agentes autônomos que contam com taxas mais competitivas para quem quer investir, por exemplo.

Você tem contas abertas em vários bancos? Será que isso é bom?

Para quem quer investir

Os grandes bancos de varejo tem um grau de personalização de investimento que você vai encontrar em corretoras, bancos de investimento e agentes autônomos. Mas, nessas alternativas, existem muito mais vantagens e, de fato, não se compara ao que os bancos tradicionais oferece.

Por isso, a recomendação é a seguinte para quando o foco é em investimentos: manter ao menos uma conta em um banco de varejo ou banco digital para pagamentos e outra conta em um bancos de investimentos ou na corretoras de valores.

E agora, quer saber como escolher o banco? Faça a opção pela instituição que oferecer na média as melhores soluções do seu dinheiro. Pode não ter o melhor atendimento do mundo, pode não ter o melhor rendimento e nem mesmo o melhor app…

Mas, se de modo geral, tem boas indicações para você, então, possivelmente, vai valer a pena.

Compare o serviço ou produto exclusivo, um atendimento de alto nível podem contar pontos a favor de uma instituição quando o assunto é escolha de bancos.

– Vale a velha máxima nem tanto ao mar nem tanto à terra.

Nada de distribuir seus recursos em bancos, tá bom? Ter um único banco para gerir a questão financeira do seu orçamento é o bastante. E hoje dá para optar pelos digitais, que tem vantagens incríveis, além de serem gratuitos, na maior parte dos casos.

Lembre-se: busque sempre o equilíbrio em suas escolhas. Inclusive, na decisão sobre quais são os melhores bancos para guardar o seu dinheiro.

A corretora de valores

Apenas um adendo nesse fim de texto, que é para falar das corretoras de valores.

Para quem não conhece, essas são opções ótimas porque funcionam como grandes shoppings centers de investimentos. Então, elas podem investir em tudo, inclusive, em todos os bancos.

Quando você opta por investir em um único banco, o que tem nada mais é do que os produtos daquele banco. Concorda? Agora, na corretora, você tem todos os produtos de todos os bancos.

E não vai acreditando que o banco tem investimentos exclusivos porque não tem, tá bom?

A escolha de uma boa corretora pode significar muito para o seu prazo final de objetivos financeiros, seja uma viagem mais a curto prazo ou uma aposentadoria daqui há 20 anos.

ANÚNCIO