10 Maneiras Reais de Viajar para qualquer lugar Sem Gastar Muito Dinheiro

“Se viajar fosse de graça, eu não pararia em lugar nenhum”. É muito comum vermos essas frases soltas pela internet… Seja no Facebook, Instagram ou nos Grupos do WhatsApp. E, está certo que viajar custa algum dinheiro, mas existem formas que podem te levar para todos os lugares sem que você gaste muito dinheiro. Inclusive, a tecnologia possibilita algumas dessas formas. Conheça-as.

1 – Trocar de Casa

Alguns sites fazem trocas de casas entre pessoas de lugares diferentes. Esse intercâmbio pode ser simultâneo ou não. Também é possível ceder a estadia por um crédito ou para uma futura hospedagem na casa do seu atual convidado, em um período pré-acordado.

Um desses sites é o Home Exchange, tem o TrocaCasa e o Airbnbn também. Cada um com suas características, mas todos mostram detalhes como fotos e informações básicas. Esses aplicativos cobram mensalidades, porém, normalmente, o 1º ano é gratuito.

2 – Couchsurfing

Na tradução, é “Surfar no Sofá” e significa hospedar-se gratuitamente na casa de moradores de um determinado local. Um dos sites conhecidos é o couchsurfing, que cria um perfil online, onde já torna possível buscar uma acomodação.

“O mais legal do couchsurfing é conviver com pessoas locais, que vão ajudar você a conhecer os lugares que só os moradores da cidade frequentam. A imersão na cultura é muito mais intensa, não se compara a de um turista que vai, fica em um hotel e visita só os pontos turísticos”, diz Leonardo Maceira, que vive viajando pelo Brasil.

3 – Voluntários de Causas Sociais

É uma maneira de viajar o mundo afora por um valor bastante baixo, sendo que, normalmente, paga-se apenas a passagem aérea e o seguro saúde.

“É para quem tem vontade de conhecer o mundo não somente para aprender um idioma, mas sim desenvolver responsabilidade social”, comenta Moira Helena, diretora de intercâmbios sociais para estudantes da Aiesec no Brasil.

Esses intercâmbios exigem apenas a idade mínima de 18 anos e o nível de inglês intermediário.

A história do homem que ficou milionário viajando

4 – Viajar com Milhas

Você não tem que acumular milhas apenas para conseguir esse benefício. Mas, caso use muito o cartão de crédito ou outras formas, vale a pena usar as milhas para esse fim. Uma dica é optar por um programa que possua voos para os destinos que pretende visitar.

É importante também considerar a validade dos pontos e se planejar para conseguir acumular uma boa milhagem antes de ter de resgatar.

5 – Baixa Temporada

Se você gosta mais de uma viagem planejada, com destinos legais, então pode parar de pensar em feriados prolongados ou em datas comemorativas, onde os valores são mais altos. Além do fato de que os lugares ficam bastante cheios.

Pense em viajar na baixa temporada, onde os preços são menores, os locais mais limpos e o atendimento mais atencioso.

Claro que, para esses casos, é preciso pensar em fatores importantes, como questões climáticas. Mas, com planejamento tudo se torna possível.

6 – Detalhes

Você pode ir para qualquer lugar do mundo sem gastar muito dinheiro, se conseguir pensar em todos os detalhes. O planejamento vai ser importante na escolha da baixa temporada, mas não apenas isso. A alimentação, por exemplo, é outro fator determinante, que pode te ajudar e muito nessa decisão de economizar dinheiro.

10 Maneiras Reais de Viajar para qualquer lugar Sem Gastar Muito Dinheiro
Reprodução: Google

Outro detalhe importante é comprar a passagem com antecedência. A compra antecipada sempre resulta em economia de dinheiro. Aliás, se for para o exterior, é preciso acompanhar as casas de câmbio na troca de dinheiro, sendo que o acréscimo pode chegar à 10% a mais no valor da conversão.

O transporte também é um item a ser pensado. Pode ser de carro, de avião ou de ônibus. Logo, normalmente, os carros costumam ser mais confortáveis, os ônibus facilitam o passeio e o avião é para viagens longas, para evitar o estresse e o cansaço.

7 – Last Minute

Normalmente, alguns hotéis costumam fazer o Last Minute, que é uma antecipação da hospedagem que pode gerar excelentes tarifas. Não pense que deixar para reservar uma estadia na véspera do Réveillon, vai te render boas tarifas.

A dica vale apenas para baixa temporada, fora de feriados e grandes eventos. A dica que fica é que vale a pena conferir o calendário nacional da sua cidade de destino e fazer o planejamento para evitar esse tipo de problema.

8 – Downgrade

Você não precisa optar sempre pela suíte máster, precisa? O importante, no fim das contas, é analisarmos o que realmente precisamos, sendo que a economia na escola do tipo de apartamento é absurda. Além disso, você não tem a intenção de passar o resto da vida dentro do hotel, não é mesmo?

7 Passos para economizar dinheiro e realizar a viagem dos sonhos, incluindo os 10 melhores aplicativos

9 – Hostel

Hostel costuma ser mais barato do que apartamentos e você não vai precisar de muito, se não de uma cama confortável e um belo café da manhã. Um site é o Hostelworld, que é uma excelente forma de encontrar uma hospedagem com o um bom preço, conforto e limpeza.

Se você for viajar em grupo, torna-se mais ideal ainda. Já que vocês poderão reservar um quarto só para vocês, economizando na hospedagem e compartilhando risadas.

10 – Cozinhe Você Mesmo

Não dá para viajar e ficar o tempo todo comendo fora. Se for uma viagem longa, o ideal é preparar uma parte da refeição em casa ou no hostel ou onde você estiver alojado. Os restaurantes podem ser famosos e você pode ir lá, mas não todos os dias porque isso pode representar um rombo no seu orçamento.

Na cidade que estiver, procure produtos em mercados e manda ver na cozinha.

Leia Também: Economizar Dinheiro na Viagem – Outono é Ideal para ir Para… Leia e Descubra os Melhores Destinos!

Aqui no blog já falamos sobre Como Economizar Dinheiro nas Viagens. Além do Planejamento Financeiro, é preciso também se atentar à alguns pequenos detalhes que podem fazer muita diferença no seu bolso. Um deles é sobre Viajar na Baixa Temporada e exatamente sobre isso que vamos falar hoje. Se você está há algum tempo planejando uma viagem, mas ainda não achou o momento ideal, saiba que ele pode ser agora!

Isso porque no dia 20 de março demos adeus ao intenso calor do verão e recebemos (um também acalorado) outono: a estação das folhas caindo ao chão. Essa estação do ano é caracteriza por ter um clima ameno, o que gera um intenso desejo nas pessoas de ir para lugares turísticos que tem no seu “pacote” o frio. Assim sendo, selecionamos os melhores destinos para essa época do ano no Brasil!

Economizar Dinheiro na Viagem: Outono é Ideal para ir Para… Leia e Descubra os Melhores Destinos!

Sites que podem auxiliar na pesquisa de preços melhores

Além dos já citados neste artigo, existem outros sites que podem te auxiliar na busca de preços melhores, seja na hospedagem, passagem, alimentação ou qualquer outro item que envolva dinheiro.

10 Maneiras Reais de Viajar para qualquer lugar Sem Gastar Muito Dinheiro
Reprodução: Google

Um deles é o Booking.com, um site de reservas online que permite o uso do GPS para localizar a hospedagem mais próxima. O TripAdvisor é como o Decolar.com, que traz a vantagem similar dos usuários, com opiniões e fotos. O Oanda possui cotações atualizada em mais de 190 moedas. Tem o Expensify, um aplicativo de planejamento financeiro que permite registrar todas as despesas… Entre tantos outros!

Com informações do UOL, IG e Abril