Sobre metas financeiras – é melhor viajar ou comprar um carro?

ANÚNCIO

A pergunta é antiga e atormenta a cabeça de muitas pessoas até hoje em dia. Mas, você tem sua resposta? Na hora de saber se é melhor viajar ou comprar um carro muita gente fica na dúvida e isso é bem natural quando a gente vai analisar os dois objetivos financeiros.

Especialistas, de uma forma geral, defendem que fazer uma boa viagem é muito mais interessante do que trocar de carro ou comprar qualquer outro bem. Mas, será é que é tão simples assim? É preciso considerar o seu lado nessa história toda.

ANÚNCIO

Até mesmo porque ganhar experiência ao conhecer novos lugares é uma boa ideia. No entanto, difícil dizer se é mais importante do que finalmente conseguir trocar aquele seu carro todo quebrado que faz anos que pretende desfazer, né.

É essa soma de cosias que vamos tentar mostrar para você. A gente tem que considerar alguns pontos relevantes nessa história. Inclusive, levar em consideração a real necessidade antes de tomar qualquer decisão precipitada e acabar se arrependendo depois.

Lembre-se: estamos falando sobre a realização de uma meta financeira que certamente está poupando há muito tempo e escolher errado pode lhe custar bem caro, literalmente.

ANÚNCIO

A real situação do seu carro

A primeira coisa que você deve colocar na balança quais são as reais condições do seu carro. Será que realmente precisa trocar ou apenas quer um modelo mais novo apenas por consumismo? Isso vai ajudar a saber se é melhor viajar ou comprar um carro.

Só quem já teve um carro cheio de problemas sabe a dor de cabeça que é. Você pode até ir para a praia com a intenção de curtir uns momentos incríveis. Porém, quando voltar, ele estará lá, pronto para te fazer passar raiva de novo, né.

Nesse caso, talvez você acabe tendo que gastar um dinheiro que não tem mais porque investiu tudo para ir para a praia.

Outro ponto, suponhamos que sua viagem seria feita naquele seu carro velho e cheio de problemas, qual a possibilidade real de ter mais gastos com ele quebrando no caminho e ainda frustrando seu passeio? Então, analisar a situação do carro é prioridade.

Nesse caso, pode ser mais interessante você resolver seu problema definitivamente e depois planejar sua viagem. Com certeza chegar no litoral com seu automóvel novo será uma grande satisfação.

Cuidado com a felicidade é passageira

Agora, vamos pensar por outro lado. Você acabou de comprar um carro que há muito tempo sonhava. Ficou várias noites procurando promoções, simulando financiamentos, imaginando como seria confortável poder usar ele todos os dias.

Na primeira semana a satisfação vai ser incrível, sensação de conquista estampada na cara. Mas e depois de seis meses? Um ano? Ainda vai continuar com essas boas lembranças ou vai acabar caindo na rotina e já começando a pensar que precisa de outro automóvel?

É nesse ponto que especialistas acreditam que aquela grande felicidade ao comprar algum bem é passageira, já aquela adquirida em viagens são mais duradouras e podem lhe seguir para a vida toda.

Se você for casado vai aí um bom exemplo. Certamente, as suas lembranças da lua de mel são muito mais marcantes que os presentes dados pelos convidados. Não é verdade?

Outro exemplo: se lembre da felicidade de quando era uma e criança passou uma tarde em um bosque e da decepção que era ganhar uma camisa ou mesmo um presente que gostou muito, mas logo enjoou. Diferente daqueles passeios, que são memoráveis para sempre.

Você conhece praia?

Essa pode ser uma das perguntas chaves para sua decisão para a pergunta sobre viajar ou comprar um carro. Nunca ter ido a uma praia pode interferir bastante na sua decisão.

Se você já está cansado de ver imagens, vídeos e filmes e com aquelas paisagens incríveis e agora pode ir, por que ainda está hesitando? Para fazer uma viagem para a praia você não precisa necessariamente de um carro.

Desse modo, existem muitas excursões que barateiam seu sonho, te poupa o serviço de procurar hotel e outras facilidades como já ter incluso café da manhã e almoço.

Sua economia pode ser tão grande que poderá viajar com seus amigos e sobrar uma graninha para mais pra frente conseguir trocar seu carro. E a experiência de finalmente descobrir que a água é salgada, isso não tem preço que pague.

A vida é aquilo que você escolhe

Para encerrar o conteúdo temos essa espécie de bônus, que é uma mensagem motivacional e algo que também pode te ajudar a tomar a decisão certa.

viajar ou comprar um carro

Sempre que estamos em dúvida se devemos ou não comprar algo é porque na verdade estamos refletindo se aquele dinheiro poderia ser empregado em outra coisa mais importante.

E é assim mesmo que deve ser, temos que sempre buscar o máximo de vantagens com cada centavo investido. Só que para isso é importante controlar a emoção, escolhas assim tendem sempre a lhe fazer tomar as decisões erradas.

Saiba qual é a hora certa para trocar de carro

Dizer exatamente o que cada um deve escolher não é fácil, pois cada pessoa tem uma bagagem de vida e experiência.

Mas, vamos sugerir um questionamento que pode iluminar seu pensamento: o que você optar agora vai te fazer uma pessoa feliz pelos próximos 5 anos? Conseguirá agregar coisas boas? Aquilo de lhe der uma palpitação a mais no coração, deve ser a escolha.

ANÚNCIO