Confira 4 cuidados ao viajar de carro com chuva

ANÚNCIO

Nem sempre é possível prever as chuvas que vão acontecer durante uma viagem. Apesar de termos disponíveis diversos aplicativos gratuitos de previsão do tempo, acontece deles falharem, o que é normal. Aí, nessa hora, o que se precisa ter é viajar de carro com chuva.

Quais será que são as recomendações? Mais do que isso, será que é preciso parar a viagem e continuar depois ou dá para prosseguir? Pouca gente sabe, mas os cuidados na estrada são diferentes daqueles que devem ser tomados em áreas urbanas, como ruas e avenidas.

ANÚNCIO

Se você passou por essa situação sabe muito bem do que estamos falando. E se não passou ainda é preciso considerar que existe essa possibilidade. Afinal de contas, como falamos, é bem difícil prever o que pode acontecer com o tempo durante uma viagem.

1 – Os cuidados com o carro

Antes de tudo, considere que é preciso tomar cuidado com a manutenção e revisão do seu veículo para a sua viagem. Isso independe da chuva ou do sol, obviamente, sendo um cuidado imprescindível e que, se não tomado, pode colocar a sua vida e dos passageiros em risco.

Nessa revisão antes da viagem, o que você faz? Pede para os mecânicos avaliaram as situações gerais do veículo, mas especialmente com questão aos pneus, que devem estar calibrados e nunca, em hipótese alguma, “carecas”.

ANÚNCIO

Também é preciso averiguar motor, freios, para-brisas, freio de mão. E um diferencial pode ser o de ver itens que podem ajudar na sua comodidade durante o passeio, como o som e o ar-condicionado, que se funcionando bem deixa a viagem mais leve.

Inclusive, sobre o ar-condicionado, se chover saiba que pode ser necessário que você ligue o desembaçador, portanto, é bem importante testá-lo antes de partir e pegar a estrada também.

Portanto, antes mesmo de colocar o pé na estrada, considere fazer uma revisão geral, sendo esse o primeiro dos cuidados para viajar de carro com chuva.

2 – Os cuidados com roteiro da viagem

Um próximo ponto que vale a pena ser pensado tem a ver com o roteiro da viagem. Isso porque se você pegar chuva, a sua visibilidade vai ser bem menor, daí o ideal é que você saiba, ao menos, para onde vai.

Uma boa dica é fazer uma análise geral do seu trajeto também. Antes de sair de casa ou de onde você está, olhe em plataformas digitais o caminho, as vias e até mesmo as possíveis mudanças que podem acontecer no seu trajeto. Isso vai te deixar mais bem preparado.

É lógico que não vai dar para prever, todas as vezes, quando um acidente vai acontecer ou quando uma tempestade vai cair do céu. No entanto, se você tem uma ideia do caminho que vai percorrer fica mais fácil ter uma ideia da sua localização atual.

Agora, não é porque você não sabe o caminho e está usando o GPS do celular que você precisa parar a sua viagem de carro. Você pode continuar ela, mas sempre respeitando as leis de trânsito e, inclusive, tomando as devidas precauções. Esse é o tema do próximo tópico.

3 – Os cuidados com a direção defensiva

Confira 4 cuidados ao viajar de carro com chuva

A terceira dica que trouxemos aqui tem a ver com a direção defensiva. E se você tirou carta de motorista sabe o que é isso, né. É uma forma que todo motorista tem que considerar ao dirigir veículos para que se evite acidentes. É como dirigir sempre com muita atenção.

E acredite: isso realmente evita muitos acidentes, viu.

Andar na estrada é diferente de andar na rua. E isso tem tudo a ver com outro dos cuidados que você deve ter ao viajar de carro com chuva. Primeiro porque na pista qualquer desvio pode causar um baita de um acidente.

Por isso, nem pense em se distrair com celulares, jogos, conversas. É preciso atenção o tempo todo. E não apenas durante uma ultrapassagem. Mas, quando se está chovendo, esse cuidado deve ser redobrado por conta da visibilidade prejudicada e também da pista molhada.

Logo, o número de acidentes nessa situação é bem maior do que em outras situações, mais convencionais. O que quer dizer que você tem que estar atento, mesmo que não pare de dirigir e continue a sua viagem.

Leia também: Veja 9 cuidados ao usar o consórcio para comprar um carro

4 – O cuidado com as leis de trânsito

Para terminar o conteúdo, a gente pode dizer que também é preciso ter alguns cuidados com as leis de trânsito. Mas, o que elas dizem exatamente? São várias as dicas para quem está dirigindo e pega uma chuva na estrada.

A primeira coisa é justamente não parar o carro, nem mesmo no acostamento. Como a chuva diminui a visibilidade do motorista, isso pode causar acidentes graves. Por outro lado, é essencial que você não corra e chegue no limite de velocidade da pista.

O ideal, assim sendo, é que você diminua a velocidade, mas não pare e, ao mesmo tempo, não corra muito no limite da velocidade. Sem contar que, obviamente, você já estará com as lanternas e faróis ligados, né? O que é uma obrigatoriedade para quem está na pista.

E é justamente por esse motivo (de continuar dirigindo na pista até que se chegue ao seu destino), que seguir as dicas acima é tão importante. Se o seu veículo está sem manutenção, com pneu gasto ou sem ar-condicionado, por exemplo, você aumenta o risco de ter problemas.

Por outro lado, se seguir as dicas acima, que são simples, você consegue evitar acidentes e continuar a viajar de carro com chuva, mas sem problemas no trânsito.

ANÚNCIO