3 dicas para vender artesanato no Elo7 para quem está começando

Na hora de vender qualquer produto na internet, todo cuidado é pouco. Tanto é que ainda tem muita gente receosa para esse forma de venda, chamado online.

Só que é inegável que a internet possibilitou aos artesãos vender mais dos seus produtos. Tanto é que tem gente que está ganhando dinheiro com isso, que antes era apenas um hobby e agora já é a renda principal.

Então, entenda um pouco mais sobre essa forma de vender e veja algumas dicas para que as suas vendas sempre continuem para frente e em soma. Leve em conta que o Elo7 é hoje a melhor plataforma porque não tem custo inicial e é simples.

Dicas para quem está começando

A verdade é que nem todo artesão tem praticidade para tirar fotos do seu produto e até mesmo para precifica-los. Só que a maioria está concordando que a internet é um ótimo lugar para vender o seu artesanato.

Isso porque ela expande as possibilidades. E também porque permite estudar o concorrente. Inclusive, há páginas especificas para vender, o que dá garante a credibilidade para quem vende e para quem compra.

Então, se você é uma das pessoas que ainda se contraria em dizer que vai vender na internet, saiba que esse é o futuro e o futuro nos promete um céu de infinidades.

1 – As plataformas para divulgação 

A primeira coisa a se pensar é que você precisa ter uma plataforma online para divulgar os seus produtos criados e confeccionados. Então, nada melhor do que ser uma plataforma segura e mais barata, certo?

Essa divulgação é importante para tornar a sua venda mais confiável e mais profissional. Você até pode começar vendendo pelo Facebook ou mesmo pelo Instagram ou pelo WhatsApp, só que isso pode não ser o mais organizado e profissional que você tem disponível

Algumas plataformas de divulgação são gratuitas e isso é ótimo para quem está começando.

Hoje em dia, no Brasil, temos como melhor exemplo o Elo7, que é focado em artesanato e produtos criados com as próprias mãos. É uma solução ótima em termos de custo e benefícios.

O Elo7, para quem não conhece ainda, é um marketplace onde várias pessoas e empresas vendem o seu artesanato. Dá para criar uma loja personalizado por lá. E você não gasta dinheiro porque você paga apenas por venda e quando vender, claro.

Assim sendo, é uma ótima forma para começar, não é mesmo?

2 – A descrição da sua venda

Outro ponto importante é sobre a descrição do seu produto que será vendido. É muito importante que você seja o mais detalhista possível. Porque não queremos enganar o cliente e sim deixa-lo bem informado sobre a compra.

Então, anote aí o que você tem que usar na descrição: o material usado, a textura, o tamanho, as cores disponíveis, se pode lavar, como lavar, como secar e por aí vai.

Todas as informações técnicas e especificações devem ser adicionadas ali na descrição. E claro que logo abaixo, depois de tudo isso, você também tem que dizer porque o seu futuro cliente deve comprar aquele produto. Agora é hora da sua propaganda.

Basicamente, a sua descrição deve ter as especificações e por que comprar, ok?

O ideal é dizer os motivos que os clientes têm para comprar tal produto. Não adianta só falar da sua loja ou produção. É preciso ir além e mostrar a utilidade de tal peça ou produto no dia a dia, por exemplo.

3 – A aproximação com o cliente

Hoje em dia, tudo que é muito automatizado acaba distante o cliente do vendedor. E isso vale, especialmente, para a internet. Portanto, ainda que esteja há muitos quilômetros do seu comprador, saiba que tem que dar um jeito de se aproximar dele.

Isso vai te ajudar não apenas a fidelizar o cliente, como também a dar uma força para a venda acontecer nos próximos minutos.

Então, saiba que os seus produtos são exclusivos e, por isso, o seu atendimento também deveria ser. Trate os seus clientes como especiais e dê valor à compra. Ele pode comprar o produto porque achou legal ou bonito, mas só vai comprar de novo se for bem atendido.

Essa aproximação com o cliente parte da sua empatia em atende-lo assim como na educação de dizer algumas informações. É comum que os clientes mais desconfiados ou novatos façam muitas perguntas, então, esteja preparado para responder a todas, de forma educada.

Lembre-se que a internet é um livre comércio, mas quem procura o Elo7 para comprar sabe muito bem dos diferenciais dos produtos. E o seu atendimento deve ser um dos seus diferenciais se você quiser continuar ganhando dinheiro com o seu artesanato.

As dicas finais

Aqui no fim vale lembrar que estamos dando essas dicas para quem trabalha com artesanato e faz isso com bastante continuidade. O site Elo7  pode ser usado para quem vai vender uma única peça também. Mas estamos pensando em quem vende com constância.

Por isso, também vai ser preciso se dedicar à esse planejamento da divulgação. O ideal é que se estude muito bem as plataformas que serão usadas, assim como o preço do produto, que pode ter alteração devido ao frete, por exemplo.

Outra coisa é pensar no prazo de entrega porque se você começar a vender muito vai ter que arranjar mais tempo para a sua produção. Assim, uma boa ideia, conforme o seu negócio vai ganhando força é contratar alguém para gerenciar a sua página online de vendas.

Isso pode ser importante. Só que tem uma opção mais barata, que é você se dedicar a cuidar da sua loja online, ao menos, algumas horas do dia. Já que isso terá que ser feito junto com a sua produção diária.

Não há posts para exibir