4 Fundamentos Importantes para Vencer em Qualquer Bolsa de Valores do Mundo

ANÚNCIO

O que você faz para vencer na bolsa de valores? Porque, se você investe na bolsa de valores, você, obviamente, quer um retorno financeiro. Será que existem métodos, técnicas ou fórmulas mágicas? Porque você, provavelmente, já ouviu falar de pessoas que perderam tudo. Será que tem como investir na bolsa de valores com segurança? Porque você já viu que pessoas ganharam muito dinheiro, mas também perderam tudo, logo em seguida. Todas essas dúvidas vão ser respondidas ao longo do texto, leia!

Porém, antes, vamos falar um pouco dos CDB (Certificados de Depósitos Bancários). É uma parte curta desse texto, mas que vale a pena, mesmo porque diversificar investimentos é fundamental para o seu sucesso financeiro.

ANÚNCIO

CDB Volta a ser uma Ótima Opção para Diversificar Investimentos. Descubra por que!

Com a crise financeira de 2016, poucos bancos ofereceram as Letras de Crédito. O que aconteceu, simultaneamente, foi um levante dos CDBs, que voltaram a recuperar terreno, literalmente. Conforme a Cetip, o volume de CDBs na carteira de investimentos do brasileiro foi de 549,2 bilhões de reais, um acréscimo de 13% comparado à 2015.

“Como esses títulos [LCI e LCA] dependem de lastro para ser emitidos, isto é, crédito à esses 2 setores, o cenário de recessão e o encolhimento do crédito fez com que esses títulos ficassem difíceis de serem encontrados”, afirma Carlos Albuquerque, gerente de produtos da Cetip.

Para quem ainda não sabe, os CDBs são títulos emitidos pelos bancos e acompanham o comportamento dos juros no país. Eles oferecem vantagens na comparação com os Fundos de Renda Fixa, normalmente, e contam também com a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), no valor de até 250 mil reais, além, de não terem o “come-cotas”, desconto semestral do IR.

ANÚNCIO

Para Albuquerque, a maior vantagem é a liquidez, que permite o resgate antecipado, independente do prazo.

Você também vai gostar de: Tudo o que você precisa saber para Investir em CDB (Certificado de Depósito Bancário)

Tá. Aí você pensa: “Mas esse lance todo de Selic estar caindo”?

O investidor que está preocupado com isso pode relaxar. Porque conforme um cálculo feito pelo Fábio Colombo, os CDBs renderam em média 13,2% ao ano em 2016, contra 14,3 dos Fundos de Renda Fixa. O que não quer dizer que isso seja ruim porque as melhores opções estão em bancos médios ou pequenos. Isso é superimportante para quem vai investir em CDB.

Existem bancos bons para investir dinheiro? A FGV diz que sim! Descubra quais são os melhores

“Nesse cenário, é natural que o investidor busque também investimentos  em outros instrumentos, como o COE (papel atrelado à vários tipos de ativos), em busca de uma taxa que supere a Renda Fixa”, disse o especialista.

Falando dos COEs, a Cetip afirmou que em 2016 foram movimentados 9,5 bilhões de reais, o que representa um crescimento de 9% no país em relação à 2015. O produto ainda é voltado para a alta renda e tem entre os principais emissores o Banco Itaú, Bradesco e Santander, com aplicações que podem variar de 15 à 25 mil reais.

Você sabe quais são os bancos mais reclamados do Brasil? E a reclamação mais comum? Provavelmente, ela também faz parte daqueles motivos que tiram vocês “dos nervos”. Por sinal, você sabe o que tem que fazer quanto precisa fazer uma reclamação: é ir ao Procon, ligar no SAC ou entrar com uma ação jurídica? Leia e Descubra tudo isso:

Bradesco, Santander e Caixa Econômica Federal são os bancos mais reclamados dos últimos 2 meses

Pequena história do COE

Ele está há apenas 3 anos no mercado financeiro e ainda não são tão atraentes quanto os CDBs ou as Letras de Crédito. Existe aplicações baixas, a partir de 1 mil reais, porém o produto ainda não decolou, conforme os especialistas, porque ele concorre com o juro básico, que, até então, estava alto. “Com a perspectiva da queda da Selic, o investidor vai começar a fazer mais contas”, diz Fábio Zenaro, da Cetip.

O banco Itaú detém 50% desse mercado e os COEs mais emitidos desde a criação foram atrelados à Bovespa, ao câmbio e à inflação. “Lá atrás, tínhamos um cenário de incerteza e o COE era uma alternativa para oferecer proteção”, diz Luciano Diaferia, do banco.

A média do Itaú quanto ao COE foi de 120% nesse período, que superam a taxa CDI. Porém, a média do mercado é menor, sendo de 43%, abaixo do CDI. “Quanto mais garantias se der de um lado, menos alavancagem poderá haver de outro”, afirma Paulo Waack, do Bradesco.

Aplicações Preferidas dos Multimilionários Brasileiros

A Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) fez um levantamento e mostrou que o setor de Gestão de Patrimônio, que tem ativos maiores que 10 milhões de reais, teve um aumento de quase 21% em 2016, o que acompanha a tendência de 2015, onde 48% dos investimentos foram alocados em Renda Fixa, 24 em Fundos Multimercados, 17% em Renda Variável e 7% em Fundos Estruturados, além de 2% que foi para a Previdência.

Dentro das Rendas Fixas, os títulos públicos subiram 52%, seguidos pelos Fundos de Investimentos em Renda Fixa, com 37% e os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs), que vieram com 23%. O setor apresentou uma totalidade de 43,3 bilhões de reais.

Como Investir em Renda Fixa: O Guia Definitivo

Já em Renda Variável, os Fundos Multimercados tiveram avanço de 18,5% e atingiu um total de 22,2 bilhões de reais. São Paulo e Rio de janeiro lideraram a concentração dos recursos dos clientes em 2016, com 65 e 19% respectivamente.

BM&FBovespa oficializa cancelamento de listagem da Arteris

O comunicado aconteceu no dia 9 de março após a companhia informar em junho passado que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aprovou o pedido de conversão de registro da empresa da categoria “A” para a “B”. A Partícipes em Brasil realizou uma oferta pública de aquisição de ações (OPA) por conta da compra do controle da Arteris, que movimentou 526,9 milhões de reais e atingiu 2 terços do capital necessário para a conversão.

Desde então, as ações da companhia deixaram de ser negociadas no mercado.

Nasdaq: O que é e como Funciona

A maior bolsa de valores do mundo está nos Estados Unidos desde 1792 e é chamada de NYSE (The New York Stock Exchance) ou, simplesmente, Bolsa de Nova York. 200 anos depois surgiu também a Nasdaq, que atualmente é a 2ª maior bolsa de valores do ranking e que atrai as maiores empresas de tecnologia.

Também trazendo o assunto para os dias atuais, sabe-se que as duas bolsas disputam os maiores IPOs (Initial Public Offerings) do mercado. Essas ofertas determinam a abertura de capital das companhias e assim, a bolsa ficará com as ações listadas. Um desses exemplos é a Snap Inc., dona do aplicativo Snapchat, que escolheu a NYSE, já outras, como o Facebook, preferiram a Nasdaq.

4 Fundamentos Importantes para Vencer em Qualquer Bolsa de Valores do Mundo
Reprodução: Google

Conforme um relatório da World Federation of Exchanges de 2016, a NYSE soma mais de 17,7 trilhões de dólares no mercado, com mais de 2,4 mil empresas. E a Nasdaq, que tem mais de 2,8 mil empresas, soma 7,2 trilhões de dólares. Em termos de volume de maior transação, em 1 de março de 2017, a bolsa da Nasdaq teve 2,8 trilhões de operações e a NYSE, “apenas”, 1,2 trilhão.

Mas, como funciona a Nasdaq?

Ela é uma bolsa totalmente eletrônica. E essa é a principal diferença para a NYSE, que no seu surgimento, era totalmente manual. Em 2006, a NYSE também começou a operar de forma eletrônica. E, mais do que isso, a Nasdaq é conhecida por operar empresas de alta tecnologia nas áreas de informática, telecomunicação e eletrônicas.

Assim, sabe-se que a partir de 200, quando o advento da internet, a bolsa ganhou mais poder. O principal índice da Nasdaq é o Nasdaq Composite, que é sobre o valor de todas as ações negociadas e é usado como indicador de desempenho das empresas do setor tecnológico. Outro é o Nasdaq 100, com as 100 maiores empresas da bolsa.

4 Fundamentos Importantes para Vencer em Qualquer Bolsa de Valores do Mundo

Você já ouviu essa frase: “Ganhei muito dinheiro na Bolsa de Valores, mas perdi tudo”? Provavelmente sim, não é? Mas, por que será que isso acontece? Porque esses investidores não conseguem manter o seu patrimônio com sapiência. Pensando nisso, separamos 4 fundamentos importantes que devem ser mantidos em qualquer ocasião e vale para qualquer bolsa de valores do mundo.

  1. Tipo de Investidor – Já sabemos que você é ousado ou, como dizem, tem um perfil investidor. Mas, qual o tipo de investimento você faz na bolsa: Buy and Hold ou Trading? Nesse tópico não vamos falar muito de cada um, mas vale a informação de que você precisa se posicionar frente à uma dessas opções.
  2. Risco – Como você faz o seu gerenciamento de risco? Ele é necessário! Você pode diversificar os investimentos em classes de investimentos, por exemplo. Ou pode diversificar dentro de cada classe, com uma carteira que seja composta pelas 10 melhores ações, por exemplo. Saiba que é possível investir sem risco de perder tudo!
  3. Técnica – Você pode fazer o seu dinheiro render mais, aliás, render o máximo possível, mesmo em um mercado volátil, como a Bolsa de Valores. Como fazer isso? Identificando as empresas com bons históricos, as condições, os preços, a lucratividade… Mas, como fazer tudo isso? Com técnica!
  4. Controle Emocional – Essa é a apenas 1 das técnicas usadas pelos investidores de sucesso. Você não pode agir no calor da emoção, aqui, vale muito mais a razão.

Sobre o que não podemos deixar de falar: Carne Fraca!

A Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, chegou de forma muito veloz em ações de empresas do setor. Devido à restrição de exportações da carne brasileira, feita por alguns países como China e Hong Kong, as ações da Minerva e da Marfrig tiveram forte queda na segunda-feira (20), de 7,43 e 4,29% respectivamente. Já os papéis da BRF, que também foi citada na investigação, caíram “apenas” 2,16%. JBS teve alta, de 0,75%.

Com a investigação, o Departamento da Agricultura dos EUA começou a realizar testes patogênicos em todos os carregamentos de carne in natura e processada enviadas pelo Brasil. Por enquanto o país não tomou medidas de suspensão.

Mesmo com as quedas, o índice Ibovespa subiu 1,05% no dia aos 64.884 pontos, sustentado pelo bom desempenho da Petrobrás. Quanto à Petrobras, a companhia encerrou o 4º trimestre de 2016 com um lucro líquido de 2,5 bilhões de reais, um resultado abaixo do esperado pelos analistas.

4 Fundamentos Importantes para Vencer em Qualquer Bolsa de Valores do Mundo
Reprodução: Google

Para Roberto Indech, da Rico Corretora, o resultado foi positivo, ainda mais se analisados a geração de caixa operacional e a alavancagem. Para o Santander, a desalavancagem continua mesmo sendo o destaque chave. “Juntos, esses fatores impulsionaram a geração do fluxo de caixa da Petrobras”.

O Bradesco BBI mantém a recomendação outperform para PETR4, destacando que a visão positiva sobre a estatal tem como base a estrutura de capital mais equilibrada, o que melhora a regulação e os riscos negativos ficam limitados.

Veja como a Petrobras promete Movimentar o Mercado de Ações. Bônus: as 13 multinacionais brasileiras mais promissoras

A Petrobras reduziu a importação de gás natural da Bolívia em uma boa representação, aproximadamente 45% do volume máximo diário do que é contratado com a estatal boliviana YPFB. O motivo é a queda da demanda interna da oferta nacional, disse a Petrobras, à Reuters. Nos últimos anos, essa importação esteve em torno de 30 milhões de metros cúbicos/dia.

“A queda na importação reflete a redução conjuntural da demanda brasileira termelétrica e do mercado industrial, somada ao aumento da oferta de gás nacional, e está de acordo com as obrigações e direitos da Petrobras em seus contratos”, disse a empresa.

Para o especialista da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Edmar de Almeida, o contrato prevê um pagamento obrigatório mínimo pela carga de 24 milhões de metros cúbicos/dia, mesmo que o volume não seja importado. “Os 24 milhões são o mínimo que ela tem que pagar, é o “take or pay”. Se ela importar menos, ela vai pagar esse valor mesmo assim e ele ficará como crédito de gás para puxar depois”. Continue Lendo…

Com informações do Infomoney e Valor

ANÚNCIO