Conheça as 3 principais vantagens do empréstimo com garantia de veículo

A nossa ideia não é motivar você a contratar um crédito como esse. No entanto, a gente sempre aconselha aos leitores que estudem as melhores opções do mercado. Se você busca um crédito, estude também as vantagens do empréstimo com garantia de veículo.

Assim, ao final da leitura pode ser que você tenha descoberto se esse é um bom crédito para você ou não. Inclusive, além de citarmos as principais vantagens do empréstimo, também vamos trazer alguns pontos a serem observados com cautela.

Afinal, é esse tipo de estudo que vai te ajudar a tomar uma melhor decisão financeira. Seja para fazer um empréstimo para comprar alguma coisa, para pagar uma dívida mais cara ou para qualquer outra finalidade.

Porém, antes das vantagens e desvantagens, vamos entender o que é esse empréstimo.

O empréstimo com garantia de veículo

Basicamente, o que temos aqui é uma modalidade de crédito que funciona como um empréstimo tradicional. O que vai mudar é justamente a garantia que é dada ao banco ou instituição credora. De fato, isso também acaba mudando outras coisas.

Vamos por partes. O que acontece nesse tipo de crédito é que o interesse deixa o seu veículo como garantia do pagamento das parcelas. Há uma regra: o veículo tem que estar, ao menos, com 50% do pagamento feito (no caso do financiamento de automóveis).

A partir disso, o interessado passa por uma avaliação de crédito. Então, quer dizer que quem está negativado (com o nome sujo) não consegue a aprovação? Não quer dizer isso. A análise é para que a instituição faça outras avaliações além dessa.

Inclusive, o empréstimo com garantia de veículo pode ser usado para quitar dívidas. Logo, não faria sentido não aprovar para quem tem o nome sujo. Finalizando o conceito, após a análise, a instituição ainda faz uma avaliação do carro. Após a vistoria, o banco pode aprovar o crédito.

Os detalhes sobre os veículos

Ainda antes de citarmos as vantagens do empréstimo com garantia de veículo, vamos falar mais das condições do veículo que pode ser dado como garantia. A primeira coisa é saber que ele tem que estar, ao menos, 50% pago.

Mas, há outras coisas. Por exemplo, ele precisa estar em bom estado de conservação e funcionamento. Além do mais, é feita uma vistoria para avaliar o real valor dele – a maioria das instituições usam a tabela Fipe, mas não que seja necessário.

Outro ponto importante é considerar que o veículo tem que estar no nome de quem vai tomar o empréstimo. Com essas condições, ao que tudo indica, o carro pode entrar na jogada da garantia do crédito.

E as vantagens do empréstimo com garantia de veículo?

Agora que você já sabe como funciona o crédito e quais as condições do veículo, vamos falar das vantagens desse tipo de empréstimo. Para isso, a gente trouxe aqui 3 pontos positivos.

1 – A burocracia

Apesar de parecer que há muitas análises, saiba que a burocracia para aprovar esse tipo de crédito é bem menor do que nas outras opções de empréstimo. Assim, praticamente todas as pessoas podem acessar o produto financeiro.

Para isso, lembre-se de ter um carro no seu nome.

2 – As prestações

Um próximo ponto positivo que destacamos tem a ver com o valor das prestações. Isso é importante porque o empréstimo pode ter valor proporcional ao carro. E isso também varia conforme o prazo de pagamento que o interessado escolher.

De um modo geral, o que queremos dizer é que há uma boa flexibilidade para encontrar parcelas que cabem no bolso.

3 – As taxas

E para fechar a lista das vantagens do empréstimo com garantia de veículo, como não poderia ser diferente, temos as taxas. Como o interessado está dando o seu carro como garantia, as instituições têm um menor risco de calote. Logo, elas podem oferecer melhores taxas.

Tanto é que ao lado do empréstimo consignado, o com garantia de carros, acaba sendo um dos mais baratos do mercado nacional.

O cuidado com as desvantagens

vantagens do empréstimo com garantia de veículo

Como sabemos, nem tudo são flores. Então, a gente tem que considerar aqui alguns pontos referente ao que pode ser desvantajoso nesse tipo de crédito. Na verdade, é um único ponto que tem que ser observado com muita atenção.

Como estamos falando de uma garantia, saiba que após o não pagamento das parcelas do contrato, o cliente poderá ter o seu bem (carro) entregue à instituição. Assim, ele será vendido (normalmente, em leilão) para que a pessoa quite as dívidas (parcelas atrasadas).

Logo, não há muitas dúvidas de que quando há o não pagamento de prestações, a instituição pode tomar o veículo em forma de pagamento do empréstimo ou das parcelas atrasadas.

Esse empréstimo vale a pena?

Acima, você conheceu as vantagens do empréstimo com garantia de veículo e a não vantagem desse tipo de crédito. Então, provavelmente já vai ter uma resposta para saber se é um tipo de empréstimo indicado para você.

O Serasa também falou sobre o empréstimo com garantia de imóvel, leia.

Só para lembrar, considere que as taxas de juros são baixas e há uma maior flexibilidade no pagamento. Por outro lado, é uma opção arriscada para quem acha que pode não conseguir honrar com os compromissos mensais.

Se você tem esse risco, o ideal é procurar outro tipo de empréstimo, que não coloque o seu bem em risco. Talvez o consignado, que é outra opção de crédito barato. Se não for possível, tente o crédito tradicional, chamado de empréstimo pessoal.

Curiosamente, temos uma matéria que fala sobre “a diferença entre o empréstimo consignado e o empréstimo com garantia“.

Não há posts para exibir