Veja 3 vantagens do empréstimo com garantia de imóvel na sua empresa

ANÚNCIO

Você já ouviu falar em Home Equity? Se não, a gente vai falar hoje. Só que vamos facilitar a sua compreensão e, ao invés de usarmos o termo inglês, vamos falar dele bem abrasileirado. Assim, você vai ver algumas das vantagens do empréstimo com garantia de imóvel.

Logo, home equity nada mais é do que esse tipo de empréstimo que existe no mercado e tem diversos benefícios, apesar de causar estranheza e até dúvidas nos empreendedores.

ANÚNCIO

Continue lendo o conteúdo para entender não apenas sobre as vantagens que essa linha traz, mas também para entender quando esse crédito pode ser solicitado, quando é arriscado e como ele funciona, na prática.

As vantagens do empréstimo

E para começar, já vamos falar das vantagens, que foi o que propomos no título do artigo. Mas, atenção: não deixe de ler até o fim porque vamos trazer informações importantes sobre essa linha de crédito, que como todo empréstimo, também exige alguns cuidados.

1 – O VALOR DO CRÉDITO

A primeira das vantagens do empréstimo com garantia de imóvel que você tem que considerar independente do motivo que vai solicitar o crédito para usar na sua empresa tem a ver com o valor que será pedido.

ANÚNCIO

Isso porque, de um modo geral, essa linha de empréstimo costuma possibilitar um valor maior do que as outras. Em alguns bancos dá para pensar em solicitar o crédito em até 50% do valor do imóvel. Ou seja, se a sua casa vale R$ 300 mil dá para ter um crédito de até R$ 150 mil.

Isso faz sentido quando a gente considera que como o imóvel é usado como garantia do pagamento das parcelas do empréstimo, qualquer banco se sente mais seguro para aportar valores aos seus clientes. É uma segurança que resulta em um valor mais flexível.

2 – A TAXA DE JUROS

Outro ponto importante de ser estudado é o fato de que, como também é bastante comum no mercado financeiro, as taxas de juros desse tipo de crédito são mais baixas dos que as outras opções que existem.

E o motivo é o mesmo que já citamos acima: como o seu imóvel está assegurando o pagamento das parcelas, os bancos se sentem seguros e correm menos riscos de inadimplência. Logo, esse é um dos principais benefícios desse empréstimo.

Há no mercado taxas médias mensais que partem de 1,96% e sim, isso é um valor bem acessível quando se trata de crédito para empresas. Para se ter uma ideia, o crédito pessoal pode chegar a 5% em alguns bancos.

3 – O USO DO IMÓVEL

Além de ser uma vantagem, na verdade essa é uma grande dúvida que as pessoas possuem. O fato é que as pessoas não vão precisar sair do imóvel enquanto pagam o empréstimo. Dá para continuar vivendo e usufruindo dele normalmente.

A ideia é bem simples. Você poderá dar a sua casa como garantia do não pagamento. Portanto, você só perde ela se não quitar a dívida que tem. Para o banco é bom porque ele tem a garantia do pagamento ou ele fica com a casa.

Para você pode ser bom porque, como mencionamos acima, você consegue um valor de crédito mais alto e com uma taxa de juros menor. No entanto, você tem que cumprir a sua parte e pagar as parcelas combinadas no contrato. E essa é a última das vantagens do empréstimo com garantia de imóvel que citaremos aqui.

Esse tipo de empréstimo vale a pena?

Do ponto de vista financeiro, esse tipo de empréstimo vale a pena. Porque assim como o empréstimo consignado para aposentados, ele possui taxas menores. No entanto, do mesmo modo, tudo vai depender de como você lida com as finanças.

Se é um tipo de empresário ou gestor que tem problemas em pagar boletos ou se corre risco de falência ou de ter períodos muito ruins, saiba que pode ser um empréstimo mais arriscado porque você pode perder o imóvel.

Então, tudo vai depender de como você lida com as finanças e se tem reservas ou maneiras de pagar os boletos mesmo com as vendas não saem como você queria. Porém, do ponto de vista financeiro pode sim ser uma boa ideia para o empresário que busca crédito no mercado.

O que é o crédito como garantia de imóvel

Como prometemos, aqui temos um tópico final que é justamente para explicar mais alguns detalhes sobre esse tipo de empréstimo. Chamado de home equity, ele funciona de forma parecida com as outras linhas, mas muda pelo fato de ser “assegurado” pelo imóvel do cliente.

De modo geral, nem sempre é preciso “dar” o imóvel todo como garantia, mas considerar uma porcentagem dele já pode ser um bom começo. Obviamente, o valor total final do seu crédito será menor também.

Além do mais, para passar na análise de crédito, saiba que não é apenas o seu imóvel que será avaliado. Os bancos e as financeiras também fazem um estudo sobre a sua capacidade de arcar com as parcelas, no que é chamado de score financeiro.

vantagens do empréstimo com garantia de imóvel

Assim sendo, as parcelas jamais devem ultrapassar 30% do valor total que você poderia pagar. Essa é uma regra muito comum e muito usada no mercado financeiro e de financiamentos. Já sobre o imóvel, ele pode ser residencial ou comercial e sem ônus, com a documentação em dia.

ANÚNCIO