Conheça 5 vantagens de investir em redes sociais para aumentar as vendas

Todo empreendedor visa as vendas. Nem sempre apenas para obter o lucro. Mas, pode ser também para tornar o negócio sustentável. Por isso, independente do que você vende, saiba que há vantagens de investir em redes sociais que não podem ser desconsideradas.

E vamos começar com um dado bastante relevante para o setor: a 3ª edição da Social Media Trends mostrou que 96% das empresas entrevistadas estão nas redes sociais. Além disso, 63% delas consideram que elas desempenham um papel importante para seu negócio.

Esses números mostram que atualmente as redes sociais são vistas como essenciais para todo e qualquer tipo de negócio que se tenha. Agora, você acredita que tem empresário que ainda não está atuando na internet, em canais como Instagram e Facebook? Acredite.

As vantagens de investir em redes sociais

Michel Ank é um especialista em marketing e vendas nas redes sociais. Recentemente, ele publicou um conteúdo em uma revista de negócios onde afirma que estar na rede social é importante e pode ser a saída para o sucesso, na visão dele.

“Mesmo que você não pense em vender o seu produto por meio da rede social, saiba que é importante conversar com o cliente, interagir com ele e responder rapidamente sobre as dúvidas que ele tem. Isso traz garantia, segurança e sua marca sair na frente de concorrentes”.

Sendo assim e nos baseando na opinião de Ank, vamos trazer aqui as principais vantagens de estar presente em canais de comunicação digitais, como é o caso das redes sociais.

1 – MENOR CUSTO

Entre as vantagens de investir em contas ativas nas redes sociais para a sua empresa, a primeira que vamos destacar é o fato de ser mais barato. De fato, o menor custo é importante, ainda mais para quem está começando a empreender agora.

Atualmente, também dá para dizer que essa é a melhor forma de contato com o cliente – porque quase todos os clientes estão nas redes. E tem mais motivos: o acesso remoto através de um PC ou celular torna isso totalmente cômodo e barato para o cliente, também.

2 – INTERAÇÃO

A questão da interação entre a loja física e a loja virtual também é um benefício, se a gente considerar que a marca se torna mais conhecida, mais forte, com atendimento multicanal.

Isso é chamado de ominchannel e nada mais é do que estar disponível em vários canais de atendimento e de vendas. Logo, pesquisas mostram que clientes procuram na internet e podem comprar na loja física ou o inverso. E tem mais.

Encontramos um dado que mostra que de todas as vendas de uma loja norte-americana do ramo de construções, mais de 430 são no formato BOPIS. O que é isso? É a sigla de buy online pick up in store. Ou seja, a pessoa compra pela internet e faz a retirada na loja física.

3 – DIVERSIDADE

Outra das vantagens de investir em redes sociais é o fato de que elas existem para todos. Portanto, vamos usar o exemplo da Printi, que é uma empresa de serviços gráficos que existe desde 2012.

Ela aceita diferentes pedidos de produtos pela internet ou por telefone. Sendo assim, o cliente não precisa sair de casa nem para combinar a arte que será feita, já que tudo é ofertado pelos canais digitais. Ela é a empresa brasileira que mais cresce nesse ramo.

4 – CLIENTES

Também podemos citar aqui a maior captação de clientes. A Jeff é uma empresa espanhola de serviços de lavanderia que atua no Brasil. Ela garante que o uso de ferramentas digitais ajudou na hora de captar clientes – agora, eles possuem tanto os off-line como os online.

Fábio Roth é da 5àsec Brasil, empresa de lavanderia também. Ele concorda com o que foi dito anteriormente. E garante que além do público tradicional, eles também possuem consumidores digitais, sendo que essa é uma ótima saída para a atualidade.

Para se ter uma ideia, 100% das 448 unidades da 5àsec espalhadas pelo Brasil estão integradas ao canal de e-commerce – com uma loja virtual única para todas as filiais da marca. Assim, o cliente pode usar o website ou aplicativo para fazer pedidos, encomendas, sugestões.

5 –  VENDAS

E para terminar essa lista de vantagens de investir em redes sociais não tenha dúvidas de que o ambiente virtual também permite as vendas de forma mais objetiva. Sem contar que ele pode escolher a forma de pagamento: cartão, boleto, transferência, etc.

Sobre esse último tópico, o de vendas, Roth faz uma argumentação bastante interessante. Ele diz que “o lado positivo é que tanto a marca quanto os consumidores saem ganhando”.

E cita ainda o que poderia ser uma próxima vantagem, que é sobre a divulgação da marca e dos serviços por meio dos próprios clientes. O que acaba sendo uma espécie de “boca a boca” virtual.

“E quando eles têm uma experiência positiva, ainda mais no ambiente virtual, tornam-se divulgadores da marca nas mídias sociais e em outros meios, para diferentes tipos de público”, conclui Roth.

O que é preciso para empreender online

vantagens de investir em redes sociais

Agora, se você ainda não está empreendendo online porque tem muitas dúvidas sobre o tema, saiba que a gente tem uma matéria que explica exatamente as “3 etapas para ser um empreendedor online”.

Logo, podemos dizer que são 3 degraus de uma escada que é curta, mas longas. Assim, a primeira coisa é evoluir enquanto empreendedor. Depois, tem o caminho a ser traçado. Por fim, a sustentação do negócio. Ficou curioso? Leia na íntegra.