Descubra o que são e quais as vantagens das carteiras digitais

ANÚNCIO

De mesma forma como você usa uma carteira clássica para guardar suas moedas, cédulas, cheques e cartões, saiba que as digitais também fazem essa função: de organização. No entanto, há diferenças. Afinal, quais as vantagens das carteiras digitais? Vamos responder.

Mas, antes disso, saiba que elas são conhecidas como Wallet e tem como função fazer pagamentos de forma rápida e sem que se crie a necessidade de utilizar dinheiro vivo, isto é, o dinheiro em espécie.

ANÚNCIO

Aliás, essa é uma tecnologia que já vem sendo utilizada por milhões de pessoas do mundo todo – inclusive, tem facilitado a vida de tais pessoas. Agora, a pergunta que se faz é: será que é realmente seguro usar uma carteira digital no celular?

É bem comum ter cautela em qualquer operação que envolva dinheiro e isso é realmente recomendado. No entanto, também não se pode negar a importância e as facilidades que a tecnologia nos trouxe. Por isso, fizemos esse conteúdo: vamos refletir sobre o assunto.

Qual é a função de uma carteira digital?

Na teoria, a primeira das funções dessa carteira é fazer pagamentos sem precisar utilizar dinheiro em espécie. Além disso, dá para usar o cartão de crédito pelo celular mesmo, nas compras online. Basicamente, foi para isso que elas foram criadas.

ANÚNCIO

Mas, claro que não é só isso. Há outras vantagens das carteiras digitais e, inclusive, a tendência é que com o tempo o cartão de crédito seja substituído por elas por completo.

Outra coisa é considerar que ela pode ser usada pelo seu celular, através de um aplicativo gratuito. Ou então por algum aparelho móvel que possua software que codifique as informações do cartão, fazendo como se fosse um espelho dele.

Como funcionam

Ainda nesse tópico sobre a função da carteira digital, considere que é importante saber como elas funcionam porque parece complicado, mas é muito simples. Imagine usar o seu cartão de crédito sem ter ele por perto. É isso que acontece – desde que você tenha o app da carteira.

Ao passo que no momento que for fazer uma compra ou algum pagamento, você não vai precisar inserir seu cartão em uma maquinha. Logo, a ideia é apenas aproximar o celular no terminal de pagamento. O app fornece tudo automaticamente ao aparelho do lojista.

Essa operação só é possível ser realizada, pois os Wallets utilizam uma tecnologia chamada NFC (Near Field Communication). É ela que admite que seja feita uma conexão entre os dois aparelhos via radiofrequência (aplicativo de celular e maquininha de recebimento).

No processo, os valores irão aparecer na tela do celular, após passar no terminal. Assim, você terá que confirmar as informações. Sendo que essa é uma forma segura de você não pagar a mais do que foi combinado na venda.

Quais os benefícios das carteiras digitais?

Você já deve ter entendido a praticidade de pagar tudo apenas passando seu celular com a carteira digital em um terminal de pagamento. Não é mesmo? Mas, saiba ainda existem outras vantagens que deve ser melhor detalhadas.

Com essa prática, você terá mais rapidez ao efetuar o pagamento das suas contas, com taxas pequenas de utilização (ou até mesmo inexistentes) e conseguirá usar tanto seu cartão de crédito quanto o de débito.

É seguro? Saiba que a forma utilizada para proteger sua conta é por criptografia dos dados, que leva o nome de tokenização.

Esse processo extingue a chance de acontecerem as fraudes mais comuns, seguindo a mesma ideia de todos os serviços financeiros digitais utilizados. Logo, a segurança é um dos pontos fortes dessa tecnologia.

Vantagens também para empreendedores

Todos os benefícios que destacamos não servem apenas para o consumidor. Sendo que também devem ser analisados pelos empresários e empreendedores que ao investir na tecnologia passam a ter mais possibilidades de pagamentos das compras.

Dessa forma, ele consegue atrair clientes e fidelizar ainda mais aqueles que já costumam comprar na sua empresa. Em um mundo tão disputado para os empreendedores e negócios, qualquer vantagem legal é muito bem-vinda.

Atualmente, vários são os setores que já usam as carteiras digitais, como as empresas de viagens, moda, beleza, saúde, educação, game e até de entretenimento.

Por fim, qual carteira digital escolher?

Os Wallets são bem novos aqui no Brasil, sendo lançados em meados de 2018. Só que em outros países essa prática financeira já é mais antiga.

Dessa forma, para usar alguma, você deve ir à loja de aplicativos do seu celular, não importa se for iOS ou Android e baixar entre alguma ou várias das alternativas. Antes disso, no entanto, o ideal é justamente você estudar todas as vantagens das carteiras digitais que existem.

Entre as mais famosas que temos disponíveis hoje em dia no Brasil, destacamos a Pag Seguro, Mercado Pago, Iti, Pic Pay, Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay. Pode ser que você já tenha ouvido falar de muitas dessas carteiras digitais, mas nem sabia sobre o que se tratava.

vantagens das carteiras digitais

Agora que entendeu a função delas. Então, é só dar uma pesquisada e ver qual delas se encaixa mais ao seu perfil. Uma forma de analisar, por exemplo, é saber se elas possuem taxas, quais os valores, os benefícios, se funcionam no seu celular, etc.

ANÚNCIO