Uso inteligente do limite de crédito – descubra o seu perfil!

Será que usar o limite de crédito é algo tão surreal assim? Ter alguém recorrer em caso de necessidade pode parecer um porto seguro, mas muita gente perde o controle sobre própria necessidade de crédito e muita coisa ruim acontece na vida a partir disso.

Então, aqui, hoje, não temos nenhum segredo: você vai entender qual é o seu perfil de crédito. E a partir disso vai conseguir ver também como é que faz para mudar isso e caminhar para a riqueza, que nada mais é do que usar o limite de crédito do jeito certo, em uma de suas vertentes.

O grande problema é que a concessão de crédito pode implicar em juros altos, onde as dívidas rapidamente se transforma em uma bola de neve. Isso fica claro para você?

Então, juros altos e dívidas não devem fazer parte do seu dia a dia. Por isso, a leitura deste conteúdo é tão importante para você, agora. Bora conhecer os perfis de crédito e como evitar as dívidas, usando com consciência o limite do crédito?

Os perfis de crédito

Podemos dividir em 3 o número de 3 perfis de crédito, isso quer dizer que há 3 tipos de pessoas que demonstram comportamentos distintos quando o assunto é  contar ou não com crédito alheio (de amigos, do banco, de instituições, da empresa, etc).

Vamos, ver em qual deles você se encaixa?

Provavelmente, você já conhece alguém que transformou o cheque especial em parceiro  inseparável e espero que esse alguém não seja você! Por que esse é o primeiro perfil e não é nada bom!

1 – O Desorganizado!

Esse perfil de crédito é o mais desorganizado e propenso aos caos financeiro. Basicamente, são aquelas pessoas que contam com dívidas para sobreviver.

E, conforme as contas saem do controle, o cheque especial e crédito do banco passam a integrar o orçamento financeiro mensal.

Muita gente vai levando as finanças assim “aos trancos e barrancos”. Sem notar que isso pode até ser visto como algo “esforçado”, no entanto, essas pessoas que adiministram as dívidas na medida do possível, uma hora vai ceder.

E quando elas cedem e não conseguem mais pagar as dívidas, as faturas dos empréstimos, elas não percebem o quanto deixaram de realizar projetos em suas suas vidas por pagarem tanto aos bancos.

O pagamento de uma fatura envolve muita coisa negativa, como os juros!

Geralmente, quem se encaixa nesse perfil tem dificuldade para crescer profissionalmente e isso porque o constante aperto nas contas não dá o conforto necessário para assumir posições mais arriscadas.

A pessoa fica inibida de tomar uma atitude pelo simples fato de ter medo de não conseguir pagar as contas depois. Sabe? Você conhece alguém assim, vai.

2 – O Racional

Sabe aquela pessoa extramamente racional, que tem a verdadeira aversão por dívidas? Ela compra tudo à vista e mantém uma reserva emergencial para evitar a necessidade de recorre ao crédito.

Você também conhece alguém assim, né?

Aí, quem toma decisão com base nos números, dificilmente, vai contrair uma dívida que impunha altos juros. Isso também pode parecer bom no começo, mas…

Isso acontece porque essa pessoa avalia que não se trata de uma decisão inteligente sob o ponto de vista financeiro. Quem evita o todo tipo de dívida consegue fazer o seu dinheiro render muito mais do que se encaixa o primeiro perfil.

Mas, engana quem pensa que essa é a postura ideal.

O excesso de racionalidade, que caracteriza a pessoa com que esse perfil, faz com ela sempre deixe para depois seus grandes planos e sonhos em nome de uma tranquilidade no presente.

Desfrutar a vida acaba se transformando um objetivo para a aposentadoria e sabe qual o risco dessa conduta? Não aproveitar tudo que poderia ao longo da vida.

Os dois perfis que listamos aqui têm seus defeitos, claro.

Obviamente, aqueles que contam com as dívidas para sobreviver corre mais riscos e os avessos a todo tipo de dívida abre mão de muita coisa em razão disso. Por isso, existe outro perfil, que é o mais indicado e aconselhável. Conheça!

3 – O Equilibrado

Esse, com toda segurança, é o perfil mais indicado para todo mundo que quer prosperar na vida financeira, sem deixar as questões pessoais e profissionais de lado.

É o perfil de crédito equilibrado.

E está justamente  entre os dois primeiros citados aqui: ele sabe usar o crédito para enriquecer e entende a necessidade de poupar dinheiro para realizar os seus sonhos em médio e longo prazo também.

As pessoas investem para desfrutar um lucro de suas aplicações ainda que os investimentos rendem bem. Daí, as situações em que recorrerem de necessidades financeiras, ele usa as reservas que tem e não as do banco, por exemplo.

Essa é a diferença: ele não fica pagando juros ao banco.

Isso quer dizer que sempre tem como viabilizar o seu momento de realização pessoal ou expandir seus negócios de sua carreira. E também sempre tem uma carta na manga para os problemas!

Perceba que o crédito vale a pena quando ajuda a cumprir grandes objetivos e não funciona apenas como extintor de incêndio, como acontece no caso do primeiro perfil. Ele pode ser útil para impulsionar um projeto.

Quem utiliza o crédito para enriquecer não abre mão de suas reservas principalmente quando elas estão investidas com menor liquidez. Assim, eventualmente, dá para usar os ganhos dos investimentos para abater as dívidas de crédito, por exemplo.

Tudo isso dentro do planejamento que não deixa as contas saírem do controle.

Você sabe em qual dos 3 perfis que se encaixa?

Repare que o equilíbrio é a melhor resposta quando o assunto é a utilização do crédito.

O descuido excessivo do endividamento é um problema. Mas, a contraponto disso, pode frear bruscamente a busca por grandes realizações.

Já com equilíbrio, você pode aproveitar oportunidades sem abrir mão de boas escolhas investimentos que lhe darão segurança tanto para presente quanto para o futuro!

Não há posts para exibir