As 8 Dúvidas mais Frequentes sobre o Mercado Financeiro – Universidade do Investidor ► AULA #07

https://www.youtube.com/watch?v=v7l4hUR6rQQ

Boa noite à todos, sejam bem vindos à 7ª aula. Está passando rápido ein… Da Universidade do Investidor. A gente está acompanhando aqui, então, a trajetória do Zequinha, um personagem da classe C, começou endividado. Falei com o Zequinha hoje, ele está ó, ralando para conseguir bater a meta dos envelopes dele.

E se você não sabe nada do que eu estou falando agora, primeira coisa: se inscreva aqui no nosso canal para poder acompanhar desde o comecinho, não perder nada, nenhuma novidade. Curte esse vídeo, tá? E compartilhe com o amigo. Show de bola? Grupo 1 ein… Grupo 1.

Conforme prometido então,… Bati um papo com o Zequinha, teve algumas dúvidas que a gente conversou anteontem. Anotei aqui 8 perguntas que o Zequinha me fez, eu acredito que são as 8 principais, que são perguntas, inclusive, que eu recebo todo santo dia no meu e-mail, tá?

Vamos dizer assim: aquelas perguntas que eu acredito que ninguém responda ou ninguém quer responder e a gente aqui na Universidade do Investidor vai responder, tá bom?

A primeira pergunta que o Zequinha me fez, tá?

1 – “Trovo, eu estou agora fazendo os envelopes, vai sobrar dinheiro se tudo ocorrer bem. Vou ser disciplinado, vai sobrar dinheiro, qual que é o capital mínimo de dinheiro que eu preciso ter para fazer a primeira aplicação?”

Pergunta interessante. Será que é muito dinheiro? Não. Vocês vão ver que com apenas 30 reais – 30 reais – você já consegue emprestar dinheiro para o governo em troca de juros. “Aonde Trovo?” Essa é uma pergunta técnica que a gente vai ver ao longo da trajetória do Zequinha, quando for a hora de receber juros.

Conheça o Investimento Mais Democrático do Brasil: Tesouro Direto!

Mas, o que eu posso alertar para vocês é o seguinte: vocês vão ter tudo aqui. Vocês vão pegar desde do comecinho até o final, tá? 30 reais você já consegue investir. Só se atentem para o seguinte- e aqui vai uma dica, tá:

Quando vocês fazem TED, uma transferência, vocês tem que pagar uma taxa para o banco, aliás, é só para isso que serve o banco, pagar taxa. Às vezes, essa taxa fica mais cara que a própria transferência que você vai fazer, e aí, não faz sentido. Você vai transferir 30 reais, por exemplo, para a sua corretora e tem que pagar 15 de taxa.

Existe algo chamado conta digital. Conta digital. Podem anotar isso. Todo banco tem. É direito seu. Conta digital significa o seguinte: que você não vai pagar nada para fazer TED, DOC, transferência nenhuma, taxa zero, só que o seu banco nunca vai te informar isso.

Então, você vai até a sua agência, conversa com o seu gerente, fala assim: “Eu quero a minha conta digital, eu quero”. Porque, toda vez que você for fazer um DOC, um TED, uma transferência para outro banco, você não vai pagar taxa. Só que você tem que ir lá na agência conversar com o gerente.

3 coisas que são dívidas e ninguém considera

E se ele vier falar assim: “Ah, não estou sabendo de nada”, você fala assim: “Estou sabendo sim, eu quero que chama o PROCON aqui”, e aí ele vai te dar porque é seu direito.

É que para o banco isso não é lucrativo, mas é seu direito, vários alunos nossos aqui da Trovo Academy já tem conta digital, a maioria. Então, você não paga taxa. Os principais bancos do nosso Brasil tem, tá? Então, vá a sua agência e converse com o seu gerente.

Então, respondendo à pergunta do Zequinha aqui… A partir de 30 reais já consegue investir. O importante é sobrar dinheiro, tá? “Trovo, eu ganho pouco”. 10%! É sempre 10% do que você ganha, tá bom?

Essa segunda pergunta aqui. Essa aqui é a típica pergunta de quem faz parte do grupo 2 e quem tem o pensamento mesquinho. Essa daqui é pensamento mesquinho mesmo.

2 – “Trovo, se você é tão bom, então porque que você ensina?”

Sabe o que eu fico pensando? Essa pessoa que pergunta isso para mim, eu fico olhando, falo: “Caramba, que será que passa na cabeça dela?” Imagine você, que você vai fazer uma faculdade de medicina e você vai ter aula. Vai ter aula com quem? Você acha que quem está ensinando na faculdade lá, os médicos que estão lá são médicos ruins? Se os médicos que estão lá são médicos ruins, então você vai ser um péssimo médico porque você vai aprender com eles.

Se quando você entrou na escola com 6, 7 anos de idade, as pessoas que estão ali são professores ruins? Você também é um cidadão ruim. Se você entrar em advocacia, por exemplo, direito e vai aprender na faculdade, quem está ali? São caras que estão te ensinando. Se eles são ruins, você vai ser um péssimo profissional.

Por que que brasileiro tem mania de achar que quem ensina não tem mérito, não tem competência? Não deveria ser ao contrário? Quem ensina é porque manja para “caramba”, que manja muito. Ensinar pessoal, é um dom.

Não tem nada a ver com fracasso, pelo contrário. Eu estou aqui, eu me divirto com vocês. Porque é gostoso e ainda vem na pergunta: “Ah, se fosse tão bom porque que você ensina, porque que você passa informação? Eu esconderia só para mim”.

Isso aí é típico de pessoa do grupo 2. Se você pensa assim, vou te dar mais uma chance, tá, para mudar esse pensamento. É pensamento muito mesquinho, cara, muito mesquinho. Ensinar não é para qualquer um. Você tem que ter muita experiência, tem que ter testado e aprovado tudo aquilo que você fala, ter um domínio absurdo, ter tempo, ter muita experiência, uma bagagem enorme para você poder transmitir.

Mas, eu entendo da onde vem essa dúvida. Infelizmente, tem algumas pessoas né, em todas as áreas, que se julgam “os caras” e resolvem ensinar, mas isso é uma minoria, pessoal. Professor é algo novo. Porque que eu falo isso?

A minha mãe é professora. Minha mãe é professora. Precisaria estar dando aula? Se matando, indo lá trabalhar? Não. Não precisaria. E dá aula no Estado ainda… Por quê? Porque é uma forma que ela encontrou de poder contribuir com a nossa educação. Porque ela entendeu que não adianta ela ficar reclamando, ficar xingando todo mundo. Ela tem que dar uma contribuição. Ela tem que ir lá e dar aula para ela entender o que está acontecendo. Ela está dando a parte dela. Isso é ser uma professora. Então, para mim isso é uma “baita” motivação.

Falei: “Caraca meu, vai lá, rala no Estado, não ganha muito, a troco de quê?” Porque gosta, está contribuindo. Eu estou aqui com vocês, eu estou contribuindo, perfeito? Então, parem com essa mania de achar que todo mundo que ensina é fracassado, pelo Amor de Deus. É ao contrário. É ao contrário. O cara que ensina tem que saber muito.

A diferença é que, às vezes, a pessoa manja muito e não tem facilidade para transmitir conhecimento, aí é um problema. Então, você conseguir aliar as duas coisas é super difícil, é super difícil. Eu falo pela minha área aqui: as pessoas que entendem dessa área falam aquele economês, aquelas palavras difíceis, não tem jogo de cintura, não sabe divertir, é sempre sério. É complicado, você começa a assistir, fala assim: “Está dando sono… Está dando sono, não consigo entender nada do que esse cara fala”.

Às vezes ele manja para “Caramba”, mas não sabe transmitir, tá?

Então, se você aprendeu algo novo, você tem… Sim, você tem que passar isso para frente, transmitir conhecimento. Grupo 1. Grupo 1. Isso é importante, tá? E outra, é igual jogador de futebol: você tem o seu auge, você tem o seu auge na carreira. Chega uma hora que você não quer mais saber de estresse, de correria, “pô”, você quer tirar o pé. Aí você vai ficar o quê? Folgado? Só recebendo juros? “Pô”, vamos aproveitar o tempo livre, então, para ajudar as pessoas que querem fazer a mesma coisa.

7 lições que o futebol pode nos ensinar sobre finanças

Jogador… Porque o Pelé é lembrado até hoje? Você sabe porque que o Pelé é lembrado até hoje? Não é só porque ele foi um baita jogador de futebol, é porque ele soube parar no auge. Saber parar no auge é para poucos… É para poucos, tá? E você ficar aqui folgando, só curtindo. Para. Hoje eu tirei o meu tempo livre para quê? Para ensinar e eu amo o que eu faço. É gostoso. Quando alguém tem resultado, meu, você não sabe a vibração que eu fico aqui, tá?

Então, isso aí está com o “pensamentinho” muito pequenininho, né?

Outra pergunta do Zequinha:

3 – “Trovo, eu posso perder todo o meu dinheiro investindo?”.

Pode, desde que você não siga regras. É igualzinho o trânsito, lembra que eu falei para vocês há alguns vídeos atrás sobre trânsito (Se não viu, veja agora!)? No trânsito tem regras, se você não segue as regras do trânsito, você pode sofrer um acidente e vir a falecer. Pode, não pode? As chances sempre existem.

O que você faz para que isso não aconteça? Você evita, você segue regras. No mercado financeiro é a mesma coisa: seguindo as regras que eu vou passar para vocês é impossível perder dinheiro, impossível. Você pode não ganhar naquele período, mas perder você não vai, posso garantir, tá?

Como Perder o Medo de Investir?

Então, pode ficar tranquilo, se você seguir as regras que a gente vai passar aqui, impossível perder dinheiro. Você pode não ganhar um absurdo, mas perder você não vai. Eu vou ensinar várias estratégias de como você proteger o seu capital.

É que não é hora ainda, o Zequinha já está guardando dinheiro, tá?

Invista sem Riscos!

Essa pergunta aqui do Zequinha também foi boa:

4 – “Trovo, eu preciso deixar de fazer as coisas que eu gosto, de comprar as coisas que eu gosto para investir? Pô, aí não vira”.

Não Zequinha, não precisa deixar de fazer as coisas que você gosta, meu filho. Pelo contrário, só tem que deixar de esbanjar, tirar um pouquinho o pé. Pô, o Zequinha está naquela fase agora de que 80% do que ele ganha, ele pode gastar. Pô, é dinheiro para caramba, cara.

Não importa a quantidade, é proporcional. Certo? 20% para quitar as dívidas, está quase quitando já. Vai começar já a entrar no 70, 20, 10. Então, tranquilo, é só controlar Zequinha.

E se você está nessa situação, você não precisa, por exemplo, jantar fora todo dia, não precisa. Janta fora só de sábado ou sexta-feira. Você vai encher a cara todo dia? Não, pô. Você fuma 4 maços por dia? Eu sou contra vícios, então tenta fumar 3, fumar 2. Reduz. Compra sapato toda semana, sapato novo? Não precisa. Entendeu? Esse tipo de gasto que dá para reduzir.

Então, você pode fazer as mesmas coisas que você faz com controle.

“É, se não, não vira, eu não consigo curtir a vida por causa de guardar dinheiro”. Para. Você está pensando em coisinha pequena. Pensando… Vocês estão vendo aí, tudo tem a ver com a forma de pensar. É grupo 2. Grupo 2. Você consegue viver tranquilamente… tranquilamente, sem mudar o padrão de vida. Essa é a mágica do negócio.

Relembre os 5 principais hábitos das Pessoas Mais Ricas!

As regras que eu estou passando para vocês é para vocês manterem o mesmo padrão de vida, só que controlando, sem esbanjar. A regra é não esbanjar, tá?

É pergunta do Zequinha também:

5 – “Trovo, tem investimento tão seguro quanto a poupança?”

Um monte. Um monte. Um monte, um monte, que tem a mesma segurança da poupança e paga muito mais. “Quais são Trovo?” Já emendou a pergunta aqui: “Quais são Trovo?” Essa aí eu vou responder um pouquinho mais para frente, falei para o Zequinha: “Zequinha, quando você tiver pronto para investir os 20% na Reserva De Emergência, é aí que a gente vai conversar sobre os investimentos, e aí eu vou passar para vocês a aula, tá?

Então, tem um monte de investimento tão seguro quanto a poupança, que rende muito mais e que o seu banco nunca vai te dizer, tá? Vamos continuar aqui.

Essa perguntinha também eu recebo toda semana  e o Zequinha não ia deixar escapar:

6 – “Trovo, quanto de dinheiro eu preciso juntar para viver de juros?”

O que é viver de juros? É atingir a tão almejada Independência Financeira. “Quanto de dinheiro eu preciso?” Eu não vou… Eu vou ser objetivo nessa resposta: é claro que depende dos seus gastos mensais, pô, cada um gasta um tanto. Não tem regra então? Tem. Tem uma regra sim, você vai pegar o valor dos seus gastos… É uma formulinha matemática, anota aí.

Depois eu vou pedir para o Léo, o nosso editor aqui, colocar essa formulinha na lousa, para vocês aqui, tá? Na gravação vai ter a formulinha. Para você saber quanto de dinheiro você precisa alcançar para viver de juros e ficar assim, mas o legal não é ficar assim pô, o legal é você estar aqui, agregando valor, tá?

3 Motivos Para Não Investir na Poupança

Vai pegar o valor das suas despesas, tá? E mais um excedente para passeio, tal, mas o valor das despesas aí já é legal, tá? Dividido por 0,01, que é uma rentabilidade média de 1% ao mês, dividido por 0,4. Então o valor da sua despesa, que seria o seu salário almejado, aquilo que você almeja no futuro ter.

Salário almejado dividido por 0,01, dividido por 0,4. Na gravação vai estar essa formulinha aqui. O 0,4 significa o quê? Que 40% de tudo que render, você pode usar. O restante você investe porque tem inflação. Dessa forma, você consegue usar os juros e o seu capital continua crescendo. Isso é sensacional.

Vou dar um exemplo aqui: 3 mil. “Trovo, para mim, 3 mil por mês estava bom para viver de juros”. Então eu pego 3 mil, divido por 0,1, divido por 0,04, tá? Essa é a conta, vai dar mais ou menos 700 e poucos mil? Deixa eu ver aqui. Para ter um salário de 3 mil. Então, é 3 mil dividido por 0,01, dividido por 0,4. 750 mil reais. Se você conseguir juntar 750 mil reais, você consegue viver de renda, você consegue ter um salário de 3 mil tá?

https://youtu.be/6pDmihu9Wac

E aí, o Zequinha emendou:

7 – “Quanto tempo leva para juntar esse dinheiro?”

Aí depende de um monte de fatores. Primeiro, qual é o capital que você vai começar, quantas horas que você vai dedicar por dia, isso é importante, tá? O que eu posso falar para vocês é o seguinte e eu falo por mim, tá? De 5 a 7 anos, chutando alto, ein? É o tempo que você leva para atingir a sua Independência Financeira. É muito rápido, muito rápido. Muito rápido.

Vamos supor que você tenha um capital para começar de 50 mil reais. Se você tem capital de 50 mil reais, entre 5 e 7 anos aí, você explode, tá? É rápido. “Trovo, eu tenho menos capital”. Então, o tempo é um pouquinho mais. Pô, se você fosse depender da aposentadoria, do INSS, Caraca, você ia levar 30 anos, 35 anos, sei lá qual que é a regra agora. Estão querendo colocar para 49 anos, agora, de contribuição, pô, você está de sacanagem.

20 Passos para Economizar Dinheiro, Ficar Rico e chegar a Independência Financeira em 2017

Então, é muito mais rápido e você não depende do governo, depende de você. Então, se você dedicar mais, pegar firme, fazer os controles certinho.

“Trovo, eu estava colocando 10% do meu salário para renda variável, agora eu estou conseguindo colocar 20, está sobrando dinheiro. Poxa, eu tive um aumento lá, consegui controlar uns gastos”. Sensacional, você acelera o processo, você acelera o processo. É rápido. Vamos dizer assim: que é a metade do tempo da aposentadoria. Metade não, 1/3, 1/3, 1/3, tá?

Leia Também: 3 Perguntas (e Respostas) que podem resolver o seu problema com a Aposentadoria!

10 anos aí, 10, 12 anos chutando… Se você estiver muito pouco dinheiro, está na fase do Zequinha ainda, que vai conseguir pegar firme, vai estudar, vai conseguir fazer tudo certinho, tá? Aí, com 12 anos, estourando. Agora se você já tem… Já não tem dívida, tem pelo menos uns 50 mil para começar e tem aí 1 hora, 2 horas por dia para dedicar, aí cara, 5, 7 anos aí você arrebenta. É rápido, tá?

Foi o tempo que eu consegui.

8 – “Onde que eu vou investir? É no meu banco, Trovo, que eu vou investir os 10% da renda variável e os 20% da reserva de emergência?”.

O Zequinha está pensando lá na frente já, ein. Está pagando dívida ainda, mas está pensando lá na frente. Não Zequinha, pelo amor de Deus. Não vai investir por banco, nunca. Banco, eu vou te dizer… Eu vou ser sincero com você agora, olhando no olho, banco só serve para tomar o seu dinheiro, não é seu amigo, não é para te ajudar. Esquece. Você não vai investir através de banco. Não.

Você… Tem que ser através de uma corretora. E aí, você vai emendar a pergunta: “Onde que é essa corretora? Como que eu faço para abrir conta lá?” Calma lá, vai ter vídeo sobre isso. Quando for a vez do Zequinha abrir conta na corretora, eu vou passar para vocês aqui como que ele vai fazer, perfeito? Mas não é através de banco. Não é. Perfeito?

É simples, não tem custo nenhum, é tranquilo, é fácil, é rápido. Em 2, 3 dias estou com a conta aberta, já consegue transferir o dinheiro, já consegue aplicar, vocês vão ter tudo isso aí “mastigadinho”, tudo bonitinho. É que não dá para falar isso tudo num vídeo só, né? É muita informação. Tá bom?

Então, essas são as principais dúvidas que existem, que eu recebo toda semana, que são as dúvidas que o Zequinha tem também e se você tiver alguma dúvida, não dúvida técnica. Dúvida técnica a gente vai responder no final, “Ah, CDB… Qual que é o melhor tipo, onde que eu coloco… Esquece isso aí. O pessoal que está vendo aqui, às vezes, não sabe nem o que é um CDB ainda, é o caso do Zequinha, o Zequinha não sabia nada, está começando agora, tá?

Escolhendo a Melhor Renda Fixa

Então, faça pergunta assim, pergunta de leigo mesmo. Pode colocar no canal aqui que eu vou repassar para o pessoal. Se você tem alguma dúvida, deixa um comentário aqui abaixo que eu vou estar respondendo, tá bom? E se for pergunta técnica, a gente vai responder nos próximos vídeos. Show de bola?


Olá pessoal, aqui é o Trovo e nesse vídeo eu quero fazer um convite super especial para você que quer muito aprender do zero e na prática, a investir o seu dinheiro no mercado financeiro ou você que já investe, porém ainda não conseguiu enxergar resultados.

Sabia que existem outros tipos de investimentos que geram mais recebimentos de juros do que a tão conhecida poupança?

Então, se quiser se juntar a um grupo de pessoas que estão a caminho de alavancar a sua independência financeira e se você quer cuidar melhor do seu dinheiro, eu quero te convidar para participar do meu Workshop Gratuito. Você terá acesso a uma série de vídeos de dicas e técnicas 100% gratuitos. São conceitos poderosos e que abrirão a sua mente e mudará a sua maneira de enxergar o mercado financeiro.

Então, aqui nesse vídeo, em algum lugar por aqui, tem um link para você clicar e se inscrever. Te espero lá, um grande abraço. Tchau

Não há posts para exibir