Quanto ganha um Trader? Essa é a melhor maneira de Ficar Milionário?

ANÚNCIO

Trader, no sentido simples da palavra, é aquele investidor que tem o hábito de operar o próprio capital na Bolsa de Valores ou em outra plataforma de investimentos. Logo, ele toma as próprias decisões, assumindo os riscos e traçando as melhores estratégias. Isso, provavelmente, será feito diariamente em operações chamadas de curto prazo, pensando sempre no beneficiamento da volatilidade do mercado.

Essa profissão é muito flexível e pode ser intercalada com outras, como a medicina, o direito ou qualquer outra. Logo, nem todo trader consegue ganhar muito dinheiro se não tiver o mínimo de conhecimento necessário.

ANÚNCIO

Conhecimento? Faça um Curso Online e Gratuito agora!

No entanto, não existem apenas trader que atuam para benefício próprio. Esses, por sinal, são chamados de Traders Autônomos.  E, para isso, não há pré-requisito acadêmico ou histórico profissional. Se você tem algum recurso financeiro e cadastro em uma corretora de valores, então, pode se tornar um trader.

A profissão também é destinada à empresas ou mesas, por exemplo. Assim, ele pode optar por cobrar um valor fixo para operar em nome dessas instituições ou pode ganhar uma porcentagem sobre os valores rentabilizados.

ANÚNCIO

Selecionamos algumas classes. Confira.

  • Traders Institucionais: Trabalham em nome de instituições financeiras, fundos, seguradoras ou mesmo em empresas não financeiras. Normalmente, eles são autônomos no sentido de que tem liberdade para tomar a decisão que julgar mais conveniente. Assim sendo podem determinar a exposição no mercado, a direção e o prazo.

Dentro das instituições, os traders também recebem divisões. Os da Mesa Proprietária ou Tesouraria são aqueles que operam exclusivamente com o capital da instituição e tem o principal objetivo de proteger e rentabilizar a carteira de títulos. Já o da Mesa Clientes opera para “travar” operações que são fornecidas para os clientes. Nesse último caso, eles tomam frente quanto ao direcionamento do mercado.

Normalmente, esses traders tem boa formação acadêmica com extensão (MBA ou Mestrado). E o comum é que iniciem a carreira como trainees, fazendo o acompanhando de traders seniors.

  • Traders Executores de Ordens (Brokers): Na maior parte dos casos eles não tomam decisões, apenas as executam da forma mais eficiente. Porém, alguns brokers possuem autonomia para executar ordem, conforme decisão pontual dos clientes.
Quanto ganha um Trader? Essa é a melhor maneira de Ficar Milionário?
Reprodução: Google

Para ser um Broker é preciso ter muita agilidade e precisão na hora de executar as ordens. Por isso, aprofundamento acadêmico é necessário, mas apenas como diferencial e não um pré-requisito.

  • Sales Trader: É o intermediário entre a execução de ordens e relacionamento comercial com clientes. É o profissional que mantém relacionamento com clientes e além de oferecerem, também executam as operações. Eles não assumem posições no mercado.
  • Prop Trader: São aqueles traders autônomos que passaram em algum processo seletivo em Mesa Proprietária (Proprietary Trading Firm) e assim podem operar capital na própria empresa.

Alguns desses profissionais são selecionados por meio de campeonatos, nos Estados Unidos. Outros são por simuladores e existem aquelas empresas que fazem processo seletivo. Na atualidade existem apenas 3 empresas de Proprietary Trading no Brasil e cada uma tem um modelo especifico, na qual exigem treinamento ou simuladores.

Quanto ganha um Trader?

Como visto, a profissão é muito variante, logo, não há um salário fixo e nem uma média salarial. Tudo vai depender do volume que o trader opera e do perfil investidor dele, que vai desde o moderado até o agressivo.

Qual é o seu Perfil Para Investir?

Entre os moderados, uma média poderia ser de 2% ao mês, mas para os arrojados, os ganhos costumam ser de, pelo menos, 10% ao mês.

Conclusão da história: como em toda profissão, há aqueles que desempenham bons papéis e aqueles que não fazem o mesmo, logo, há aqueles que podem ficar milionário e aqueles que vão ganhar bem pouco, podendo ter, até mesmo, algumas perdas.

Além de saber quanto ganha um trader é preciso se atentar também ao fato de que existem alguns custos nessas operações de curto prazo. Eles costumam ser expressivos, como os de corretagem, que são pagos às corretoras que operam. Fora os custos de emolumentos, pagos à Bm&FBovespa.

Trader é diferente de Investidor?

Na teoria sim! Enquanto um investidor faz aplicações financeiras pensando no médio ou longo prazo, o trader trabalha com o curto prazo. Ou seja, ele torna-se um especulador, buscando as melhores oportunidades do mercado, aquelas que são pontuais e possíveis de gerar lucros com a variação dos ativos financeiros.

Como é o Mercado do Trader

É um mercado constante porque o mercado é considerado de alta liquidez, além de ser volátil. Então, o trader pode ganhar tanto na alta quanto na queda dos preços, pouco importante se o mercado estará subindo ou descendo.

O trader também costuma atuar com contratos futuros do que propriamente com o mercado de ações, já que assim é possível operar um volume financeiro muito maior do que o capital que você possui naquele momento. Essa ação também é chamada de alavancagem.

No Brasil, o mercado ainda não é tão evoluído quanto no resto do mundo, sendo que aqui estamos restritos ao mercado de ações, contratos futuros, dólar e juros. Mas, produtos como ETF (Exchanged Traded Funds) possuem forte liquides em outros mercados.

Nos Estados Unidos, para se ter uma ideia, existem mais de 1,5 mil ETFs que representam quase 30% do volume negociado na Bolsa de Valores Americana. No Brasil, existem apenas 16 fundos de índices.

Regra Número 1 para Investir Sem Riscos na Bolsa de Valores

Como me tornar um Trader?

O caminho para chegar ao topo e se tornar um trader não é tão fácil quanto parece. Apesar de, inicialmente, não exigir nenhum curso acadêmico, o profissional precisa ter muito conhecimento.

Podemos conferir essa profissão à de um empreendedor, que, mesmo que não tenha formação em administração, vai precisar saber muito sobre capital de giro, finanças e organização de recursos humanos. Aliás, também vai precisar de um investimento inicial, para suportar custos de aprendizagem, além dos custos fixos.

Separamos alguns custos que você precisa ter em mente antes de iniciar a carreira de trader:

  • Custo com a Plataforma,
  • Custo com a Aprendizagem,
  • Custo Operacional,
  • Custo de Infraestrutura.

E, se existe um lado bom disso é que alguns desses itens você consegue fazer gratuitamente ou, pelo menos, sem gastar muito dinheiro. Um deles é o Custo com a Aprendizagem. Aqui mesmo, no blog, temos um curso gratuito para você entender o básico do mercado financeiro.

Antes de começar a operar na Bolsa de Valores, você tem que fazê-lo. É curtinho, com apenas 4 vídeos-aulas.

FAÇA UM CURSO ONLINE E GRATUITO AGORA!

Assim sendo, sem a economia desse custo, alguns especialistas estimam que todos esses custos podem representar um investimento inicial de aproximadamente 15 mil reais. “Isso se tratando de um trader disciplinado e que teve acesso às informações adequadas”.

Por que devo pensar em me tornar um Trader?

Bom, tornar-se um trader não é fácil, mas o investimento costuma compensar. Em 1º lugar, você tem possibilidade de altos ganhos, fato que dificilmente vai acontecer em outras profissões.

Além disso, existe a liberdade do trabalho, sem ter que atender aos chamados de chefes ou cumprir horários fixos e também a facilidade em conseguir trabalhar poucas horas por dia, tendo maior tempo livre para outras atividades e família.

No geral, há um parâmetro que diz que um bom trader tem 14 dias positivos em um total de 20 dias do mês, ou seja, esses dias positivos podem gerar ganhos que vão de 1,5 mil reais à 20 mil reais.

Com informações do scalpertrader e informoney

ANÚNCIO