Saiba quais as 4 melhores dicas para trabalhar de casa sem perder o foco

ANÚNCIO

Se você quer começar a trabalhar de casa já deve ter buscado informações sobre esse novo tipo de emprego. Portanto, é bem provável que saiba que é preciso ter alguns diferenciais, como o foco. Neste conteúdo, vamos falar sobre como trabalhar de casa sem perder o foco.

Até mesmo porque muitas mamães têm optado por esse tipo de trabalho após a maternidade. É uma forma de ficar com o bebê e, ao mesmo tempo, ganhar dinheiro. Mas, outras pessoas também têm gostado dessa ideia de trabalhar sem precisar sair de casa.

ANÚNCIO

No entanto, além das vantagens, você tem que observar que isso exige alguns cuidados e alguns diferenciais que você precisa ter enquanto pessoa e enquanto profissional. Um deles tem a ver com a sua concentração, já que o nível de distração é bem alto nesses casos.

Pensando nisso e para ajudar você a saber se esse tipo de trabalho é o ideal para o seu tipo de pessoa, a gente listou aqui algumas dicas para quem quer trabalhar de casa sem perder o foco. Confira!

1 – O local de trabalho

Obviamente, você deve estar pensando que o seu local de trabalho é a sua casa. E claro que você está certo. No entanto, estamos falando de algo além: “onde, exatamente, você vai trabalhar”. Isso porque você deve ter um “espaço” para isso.

ANÚNCIO

E, ainda que seja no seu quarto ou na sua sala, você tem que preparar o seu ambiente de trabalho. Inclusive, isso vai ajudar muito você a manter o foco. Sabe aquela ideia de ter a própria mesa, com computador, telefone e bloco de notas? Isso faz todo sentido.

Ainda que essa mesa esteja no seu quarto, faz sentido porque o seu cérebro vai entender que você está no seu horário de trabalho quando você se sentar lá. Inclusive, vamos falar sobre o horário de trabalho depois. Para agora, saiba que você tem que criar o seu ambiente.

E nem precisamos dizer que ele deve estar arejado, bem iluminado e com alguma privacidade, não é mesmo? Quanto mais limpo e organizado ele for, maior será a sua produtividade enquanto estiver trabalhando de casa.

2 – O horário do trabalho

Como comentamos acima, você também deve ter um cronograma, uma rotina e um horário para o seu trabalho. Aliás, esse talvez seja o grande diferencial para ter sucesso nesse tipo de emprego hoje em dia.

As pessoas acreditam, erroneamente, que trabalhar de casa não implica em horários. Afinal, uma das vantagens é a não necessidade de ter que assinar o livro do dia ou bater o ponto, né. Porém, o ideal é você se programar para trabalhar em determinados horários.

Porém, isso não quer dizer que você não possa inverter os horários ao longo da semana ou que não possa trabalhar mais em um dia e menos no outro. Na verdade, você pode fazer tudo isso e aproveitar as vantagens desse tipo de trabalho.

Conheça 5 opções de vagas de emprego para trabalhar em casa

Por outro lado, considere que para trabalhar de casa sem perder o foco você tem que ter em mente e se possível anotado no papel qual vai ser o seu horário de trabalho. Isso também faz com que a sua mente atue em seu favor. Então, você vai trabalhar em qual horário?

3 – A roupa do trabalho

Outra vantagem de trabalhar de casa é que você não precisa gastar dinheiro comprando ternos caros e nem pagando para alguém passar a roupa para você. No entanto, há uma linha tênue aqui também porque trabalhar de pijama pode não ser a sua melhor opção.

Inúmeros estudos comprovam que quando a gente põe a “roupa do trabalho”, a nossa mente já entende que é o horário de trabalhar. Portanto, mesmo que você esteja em casa, o ideal é criar essa rotina de se vestir adequadamente.

E se vestir adequadamente não quer dizer que você tenha que por camisa e gravata, mas também não dá para ficar de cueca, ok? O ideal é você ter uma roupa confortável, mas que remeta algum profissionalismo da sua parte. Pode ser um short e camisa, sim.

Afinal, você vai ter essa flexibilidade. A dica aqui é que você evite ficar o dia todo com a mesma roupa, inclusive, se for um pijama, que nos remete a ideia de dormir. Então, se for trabalhar de pijama terá um grande risco de se “distrair”.

4 – As metas diárias

Saiba quais as 4 melhores dicas para trabalhar de casa sem perder o foco

Se há uma desvantagem em trabalhar de casa é que você acaba trabalhando por mais tempo, viu? A ideia quase sempre é a de que você trabalhe menos. Porém, quando há muitas interrupções ou distrações, você acaba perdendo mais tempo para produzir.

Assim sendo, muitos especialistas insistem em dizer que uma boa técnica é a de que você tenha metas diárias a serem cumpridas. Isso te ajuda a se mantar na linha. E você sabe que mesmo que ficar “enrolando” vai precisar cumprir a meta. Então, para que enrolar, né?

Até mesmo para quem trabalha em escritórios ou fora de casa, essa dica é muito boa porque ajuda na produtividade e na concentração dos afazeres profissionais. Desse modo, você tem que ser sincero com as suas metas e pensar em ser realista consigo mesmo.

Se por um lado não adianta criar metas que são muito longe do que você poderia cumprir, também não dá para criar objetivos que não vai te trazer resultados, ok?

ANÚNCIO