Conheça os 7 tipos de fundos de ações que existem no mercado nacional

Atualmente, o investidor pode pensar em um fundo de ações como forma mais simples de comprar um conjunto de ações na bolsa de valores. Mas, o que são e quais os tipos de fundos de ações que existem? A gente vai falar dos 7 mais comuns que estão no mercado.

Assim sendo, não é porque temos um fundo de ações que devemos pensar que todo dinheiro poderá ser perdido. Aliás, esse tipo de fundo tem sido muito pensado e usado pelos investidores iniciantes que querem entrar na bolsa, mas ainda não se sentem seguros.

Então, vamos fazer o seguinte, abaixo a gente conta sobre os principais tipos de fundos de ações que existem. E, mais adianta, no final do artigo, a gente comenta sobre quando pode investir em fundos desse tipo. Combinado? Bora lá.

Os 7 tipos de fundos de ações

Com base na gestão de cada fundo de ação, saiba que eles podem ser representados de duas maneiras, sendo: ativa ou passiva. A diferença está no fato de que a ativa consiste em superar algum índice de referência, como o Ibovespa.

Enquanto isso, a gestão passiva tem como objetivo replicar o comportamento justamente de algum índice, que é usado na renda varável. Geralmente, é o Ibovespa, mas também pode ser outro, como o SMLL, que é o índice das Small Caps.

A partir disso, a gente tem os tipos de fundos de ações que são baseados em estratégias. Conheça todas as opções que existem no mercado financeiro nacional.

1 – Potencial de crescimento

O primeiro dos tipos é aquele que é baseado em uma carteira com potencial de crescimento de empresas. Nessa opção, o gestor vai priorizar aquelas ações que estão abaixo do valor patrimonial. Porém, que possuem alta capacidade de valorização ao longo dos anos.

2 – Empresas setoriais

A próxima ideia é pensar em fundos que são de empresas setorizadas ou que fazem parte de um mesmo setor de atuação. Por exemplo, as estatais ou de energia.

3 – Dividendos

Outro tipo de fundo de ações que existe é o que é focado no pagamento de dividendos. Se você não sabe o que é isso, considere ser ativos de empresas que pagam o dividend yield. De forma resumida, é como se a empresa pagasse uma parte dos lucros aos acionistas.

4 – Small Caps

As empresas small caps são aquelas que possuem alto poder de valorização ao longo do tempo. Porém, hoje, elas são consideradas mais baratas. Os fundos focados nisso possuem até 85% de ativos que estão fora do IBrX, que é de companhias de grande capitalização.

5 – Sustentabilidade

Os fundos de sustentabilidade, também chamados de governança, são focados em ativos de empresas bem gerenciadas ou que possuem iniciativas voltadas para a sociedade, para a sustentabilidade, para o meio ambiente, etc.

6 – Índice ativo

Nesse caso, nós temos opções de tipos de fundos de ações que possuem algum índice como referência de desempenho. Pode ser qualquer índice relacionado à bolsa de valores.

7 – Livre

Por fim, os fundos de ações livre. Esses não possuem uma estratégia definida. Logo, as alocações são especificas no seu regulamento. É como se a gestora se cria algum item, uma referência ou um motivo para investir em determinados papéis.

Bônus – fundos fechados e fundos de mono ação

Antes de terminar esses tipos de fundos também podemos destacar o fato de que um fundo de ação é classificado como especifico quando tem um portfólio que diverge do regulamento usado pelos demais fundos.

Então, pode ser um fundo fechado, que tem carteira regulamentada. É chamado também de condomínio fechado ou aqueles que estão disponíveis para a compra no mercado financeiro. E tem os fundos de mono ação, que tem todo patrimônio alocado em uma só empresa.

Aliás, já que criamos esse bônus, vale a pena citar que todos os fundos citados acima também podem fazer parte de investimentos internacionais. Para testar nessa categoria, um fundo deve ter 40% do patrimônio alocado em ativos de empresas fora do país.

Para quem são os fundos de ações

Como mencionamos acima, agora que você conhece alguns dos tipos de fundos de ações existentes, saiba que eles podem ser bons para você. Mas, como saber isso? Uma boa ideia é você considerar o seu papel nos investimentos.

Por exemplo, já investe em renda fixa ou ainda está na poupança? Já conhece o Tesouro Direito? Saiba como é um fundo de investimento e para que ele serve? Está pensando em diversificar a sua carteira de investimentos? Obviamente, um fundo pode ser bom.

Mas, isso vai depender de muitos outros fatores. Supondo que você seja um investidor da renda fixa e pretende entrar na bolsa de valores, mas ainda não tem confiança para tal, saiba que o fundo pode ser uma boa ideia porque os ativos serão comprados pelos gestores.

tipos de fundos de ações

Obviamente, comece por um fundo multimercado ou menos agressivo. Do lado dos pontos positivos, um fundo desse pode ser bom porque permite maior potencial de ganho – acima da renda fixa. Mas, pode ser ruim porque são mais voláteis também.

Os custos!

E também para responder a pergunta sobre para que servem e para quem são os fundos de ações, saiba que eles possuem custos envolvidos, que vão desde a taxa de administração até a performance e os impostos. Então, é preciso analisar cada fundo para saber se vale a pena para você ou não.

Não há posts para exibir