Descubra o que é o ticker das ações usado na bolsa de valores

ANÚNCIO

A bolsa de valores não é novidade para ninguém hoje em dia. Mas, essa forma de investir dinheiro está crescendo. Por isso, nem todo mundo entende os termos ou expressões do mercado. Nesse artigo, nós vamos falar sobre o ticker das ações que é usado na bolsa.

Se você não sabe o que é o ticker, tudo bem. A gente explica de uma forma muito simples: é a sigla da ação da empresa que está listada na bolsa de valores. Quer ver como você sabe? Qual é o ticker da Petrobras? PETR3 ou PETR4. E o do Itaú Unibanco? ITUB3 ou ITUB4. Etc.

ANÚNCIO

Curiosamente, saiba que esse código é usado para facilitar as negociações na bolsa e para ajudar na identificação dos papéis. Mesmo que você já sabe o que é o ticker das ações, nós vamos continuar com o conteúdo. E vamos trazer outras informações importantes. Por exemplo, você sabe o que significa o número na frente do ticker? A gente explica abaixo.

O que é o ticker das ações

A gente já sabe, mas vamos fazer isso do jeito certo. Cada um dos tópicos citados aqui é para que você entenda esse assunto por completo. Afinal, mesmo que você não vai ter uma prova para mostrar o seu conhecimento, saiba que isso vai ajudar muito nas próximas aplicações.

Então, o ticker é aquele código usado na bolsa de valores que tem como finalidade identificar o ativo. Logo, também podemos dizer que é a abreviação do nome da ação de uma empresa. Assim, temos como objetivo a facilidade em reconhecer os papéis da bolsa.

ANÚNCIO

O mais legal de conhecer o ticker é que você poderá fazer buscas mais rápidas e mais certeiras na hora de comprar ou vender ativos. Além do mais, também será útil para acompanhar a evolução dos rendimentos dele.

Atualmente, o modelo nacional de ticker é composto por 4 letras seguidas de um número. Assim, já demos alguns exemplos acima, como o caso da PETR3, da PETR4, do ITUB3 e do ITUB4. E a gente poderia ficar aqui até o fim do dia listando as empresas da bolsa.

Mas, e os números, como são definidos?

Entenda a questão sobre o que é o ticker das ações, vamos para o próximo ponto, que tem a ver com o número que vem na frente das letras. Se você notou, a gente falou sobre a Petrobras, que tem o número 3 ou o 4, certo? Mas, porque isso acontece?

Mais do que isso, por que temos também ações com finais 11? Esse é um ponto bem legal de ser analisado. Mas, para que você não tenha dúvidas, nós fizemos uma listagem, que pode servir como “cola” para você usar quando tiver essa mesma dúvida. Veja:

  • 1 –direito de subscrição de ação ordinária;
  • 2 –direito de subscrição de ação preferencial;
  • 3 – ação ordinária;
  • 4 – ação preferencial;
  • 5 a 8 – ações preferenciais de classe a, b, c e d;
  • 9 –recibo de subscrição de ação ordinária;
  • 10 – recibo de subscrição de ação preferencial;
  • 11 – BDRS ou cotas de fundos.

Assim, a gente tem no nosso exemplo da Petrobras a diferença explicada. Quem tem ações da PETR3 tem ações ordinárias. E que tem ações da PETR4 tem ações preferenciais. Mas, o que isso quer dizer na prática? Vamos falar disso no próximo tópico.

Ações preferenciais ou ordinárias?

Criamos esse mini tópico rapidamente para dizer que se a gente for falar tudo sobre a diferença ou semelhança desses tipos de ações, a gente ficaria aqui até amanhã. Por isso, por compromisso nosso, vamos indicar uma leitura que vai fazer sentido para você:

Ações ordinárias ou preferenciais, qual é a melhor delas? Conheça as opções

Nessa matéria, que é bem recente, a gente explica exatamente isso e com exemplos práticos. E o mais legal de tudo é que no final ainda temos aquele tópico reflexão, sabe? Logo, a pergunta que fica é: qual é a melhor das opções? Se você não sabe, a gente recomenda a leitura.

As variações do ticker das ações

ticker das ações

Mais um ponto interessante de entender sobre os tickers é que eles podem ter variações. Assim, acabam saindo do que é “normal” em alguns casos. Geralmente, quando isso acontece, nós temos ocasiões atípicas e que, quase sempre, causam confusão.

Mas, se a gente entende essas variações do ticker, então, tudo fica bem descomplicado. Sendo assim, vamos trazer, também em tópicos, as explicações. Leia:

  • Mercado Fracionário – para essa situação, adiciona-se o F no final do ticker
  • Mercado de Opções – nesse caso, tem uma 5ª letra e o número
  • Mercados Futuros – usa-se o código 3 para identificar o ativo e uma 4ª letra
  • Mercado de Balcão – nessa opção, usa-se a letra B no final do ticker

Assim fica bem mais fácil, não acha? E só para complementar a ideia, saiba que no caso do mercado de opções e futuros há explicações para o uso das letras e números. Também vamos explicar isso rapidamente.

No mercado de opções a 5ª letra identifica o rendimento e também a opção de compra. Enquanto isso, o número é correspondente ao valor da ação. Já no mercado futuros, a 4ª letra vai identificar o mês de vencimento e o número representa o ano.

Curiosidade – as ações internacionais

Uma curiosidade é saber que em alguns mercados internacionais usa apenas as letras. Por exemplo TSLA para a Tesla ou AA para a ALCOA. Outros bons exemplos são: AMZN para Amazon, AAPL para Apple, MSFT para Microsoft e FB para Facebook.

ANÚNCIO