Tesouro Direto ou Previdência Privada para se aposentar com segurança?

Qual é a melhor forma de se preparar para a aposentadoria no aspecto financeiro? Ganhar na loteria ou ganhar uma herança não é uma alternativa para este texto.

O que queremos dizer é: a melhor opção é investir no Tesouro Direto ou fazer um plano de previdência privada?

Chegou a hora de pensar neste assunto e nós vamos falar sobre ele hoje porque não dá mais para depender do Governo de Bolsonaro e nem mesmo do INSS, que é um órgão público que está fracassando com tantas dívidas!

Você já parou, com certeza, para pensar na sua aposentadoria!

Agora, qual o melhor caminho para fazer uma reserva financeira que te ajude a ter uma aposentadoria confortável, prazerosa e com viagens?

Será que a melhor opção é o Tesouro Direto que a gente recomenda tanto ou será que a melhor opção é fazer uma previdência privada?

Vamos lá quando se fala em aposentadoria, nós temos que pensar 2 coisas!

Tesouro Direto ou Previdência Privada para se aposentar com segurança?

1 – A Reserva de Emergência para se Aposentar!

A primeira delas a fazer uma reserva para chegar à aposentadoria!

Agora, isso não significa, necessariamente, que você vai ter uma vida inativa.

Afinal, pode ser que você resolva ter um pequeno negócio ou algo que não vai deixar cansado e nem estressado, já que você não vai ter um chefe.

E, para que você se mantém ativo, e claro reforçando a sua receita porque a renda da aposentadoria tem que ser privada e não do governo, o que se deve fazer?

Devemos pensar que o salário e o pró-labore podem ser incompatível com a qualidade de vida que você tem hoje. Assim, você teria que ter muito patrimônio acumulado para ter lucros equivalentes ao que você ganha hoje.

Então, comece a pensar na aposentadoria.

Se você ter uma vida ativa até onde vai ser possível ter dinheiro rendendo algo interessante sem se estressar e sem fazer que você tem horário marcado na agenda?

Ter o Próprio Negócio

Pense nessa possibilidade de juntar dinheiro para isso.

E aí se prepare com a sua saúde e com as suas finanças!

Ao pensar nas finanças, lembre-se que aquilo que você vai economizar de dinheiro hoje pode ser útil para você depois.

Esse pequeno empreendimento ou pequena atividade é importante para o que você vai ter na sua aposentadoria.

Então, o primeiro pensamento da aposentadoria é sobre não ter uma vida totalmente parada, mas ter uma pequena atividade econômica que você estará pensando para ter uma vida legal e prazerosa.

2 – Agora, Aonde Guardar esse Dinheiro?

Sim, de fato, fazer uma previdência privada é uma opção.

A gente sempre vai falar de diversificação dos investimentos até porque você tem despesas do custos no médio e longo prazo.

Portanto, você vai escolher a modalidade de investimento que seja compatível com o tempo em que você vai guardar o seu dinheiro – no caso da aposentadoria, estamos falando do longo prazo.

A previdência privada é uma boa opção!

E sim, mas prioritariamente se for da empresa onde você trabalha, aquela que nós chamamos de previdência privada fechada.

Por que? Porque os custos administrativos são melhores e você vai ter uma boa remuneração do investimento que você fizer.

Em muitos casos, a empresa também contribui junto com você, dando uma parte do seu investimento.

Portanto, você vai usufruir da sua reserva daquilo que você aportou e também da empresa que fez esse aporte para você e muitas empresas fazem isto para evitar a rotatividade dos funcionários.

Esta é uma realidade!

Então, se você tiver a opção de uma previdência fechada na sua empresa pela categoria da sua área de trabalho você tem uma ideia.

O Tesouro Direto

Uma outra opção pode ser a melhor opção para você.

Se você optar por uma previdência aberta em uma instituição financeira, saibam que também é uma opção interessante sim;

Só que não aplica a maior parte da sua reserva nisso, tá? As taxas são altas demais e isso corrói seu investimento.

As aplicações do Tesouro Direto de longo prazo pode sim fazer a diferença e serem bem melhores do que a previdência participar e aberta.

O Tesouro pode ser, ao invés dessa aposentadoria por conta, uma boa opção para você.

Especialmente no que é chamado especial – já que dá para aplicar até no Tesouro Selic.

Mas, também podemos recomendar o IPCA, que é mais para o longo prazo e você vai usar para formar uma reserva para quando chegar a sua aposentadoria.

Agora, não deixe ter sua reserva para o curto prazo também, que tem a ver com as suas despesas do dia a dia e que são destinados para os imprevistos e para realizar os seus sonhos também!

Eles podem ser como uma boa viagem, comprar um carro, fazer um passeio legal da sua família, estudar uma outra língua e tantas outras coisas legais.

Portanto, a recomendação para aposentadoria é: prepare a sua mente e prepare a sua saúde para ter uma vida ativa, que ele possa trazer uma renda adicional além da aposentadoria e, claro, faça uma boa reserva financeira, uma previdência privada fechada na empresa ou o Tesouro.

Mas, nunca com toda sua reserva, já que parte dessa reserva da aposentadoria que é para o longo prazo pode ser aplicada em 2 investimentos que se comunicam.