Tesouro Direto bate recorde em janeiro. Veja como faturar 1 milhão de reais nesse investimento

Um recorde! Um recorde de 2,47 bilhões de reais em Janeiro! Esse foi o maior valor da série histórica do Tesouro Direto, que ultrapassou a última melhor marca, de maio de 2015. No primeiro mês desse ano, foram realizadas mais de 221 mil operações de investimento, também o maior número registrado. Aliás, se o assunto é recorde, o número de investidores também é destaque, com 21.632 ativos a mais, o que totaliza 423.431 investidores.

Nesse mesmo mês, o resgate totalizou 2,21 bilhões de reais, sendo 1,49 bilhão relativo aos vencimentos de títulos e outros 720 milhões às recompras.

Os mais procurados foram o Tesouro IPCA+ e o Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais, cuja participações significaram metade dos títulos. Já os indexados à taxa Selic correspondeu à ¼ do total, ficando à frente dos prefixados com uma média de 24% também.

Como Investir no Tesouro Direto mês a mês

O Valor Médio depositado no Tesouro Direto foi de 11,1 mil reais no período, sendo a maior parte relativa à aplicações de até 5 mil reais, o que reforça a utilização do Tesouro pelos pequenos Investidores.

A maioria sabe, mas não todos: que o Tesouro Direto é umas das melhores formas de se resguardar para a aposentadoria. Muito melhor do que a poupança (Esqueça a poupança e aprenda a investir seu dinheiro no Tesouro Selic) e a previdência privada, por exemplo, já que ele oferece retorno maior e segurança tão comprovada quanto.

5 questões importantes sobre a Previdência Privada: Ter ou não Ter, eis a questão! Os fundos de Previdência Privada tem caído no gosto de muitos brasileiros, afinal, a projeção pode chegar à 1 milhão de reais se você pensar a longo prazo. Uma simulação rápida pela Caixa Econômica Federal te dá esse valor, por exemplo. Com 100 reais mensais, acrescidos pela Inflação, em um período de 40 anos, você terá o famoso milhão! Mas, será que a história é exatamente assim? Confira!

Isso acontece principalmente por causa de um ponto específico: as altas taxas de administração e carregamento dos gestores. O que não acontece no Tesouro Direto, que tem custos baixos para investimentos, mesmo com Imposto de Renda.

Para entender, os títulos públicos é forma de investimento na qual a pessoa empresta dinheiro para o governo e é remunerado por tal atitude. Segundo pesquisas e opiniões, esse é considerado o investimento mais seguro e democrático que existem no país, mesmo porque as chances de o governo quebrar são mínimas, mesmo quando o país está em crise.

Como Investir em Renda Fixa: O Guia Definitivo

Para fazer aplicações no Tesouro, basta abrir conta em uma corretora e depois, é possível administrar os investimentos sozinhos, de maneira online.

Para facilitar a sua compreensão vamos falar um pouco do Tesouro IPCA, um dos mais indicados nos dias atuais, principalmente para a aposentadoria, e fazer uma pequena demonstração de números e rentabilidades. Confira!

Tesouro IPCA

Rendem uma taxa fixa definida na hora da aplicação somada à variação da inflação, que é medida pelo IPCA. A vantagem desse investimento é que ele protege o seu dinheiro da inflação, assim, você não precisa se preocupar do aumento dos juros nesse período.

Outra vantagem é que os títulos que usam esse índice tem prazos de vencimento mais longos e, como todos sabem, quanto mais distante o vencimento, mais vezes é possível reinvestir o dinheiro em novos títulos. Normalmente, os juros são pagos à cada 6 meses. O lado ruim é que há a incidência do imposto de renda, que pode ser de 22,5%.

Descubra quais foram os 8 Melhores Investimentos Financeiros da Última Década

Simulação do Tesouro IPCA

A simulação é feita com uma aplicação de 200, 500 e 1 mil reais mensais, durante 30 anos (pensando na aposentadoria), no título Tesouro IPCA+ 2045. Os cálculos foram auxiliados pelo consultor André Massaro. E é preciso saber que são estimativas e não há como saber, exatamente, quanto o dinheiro vai render nessas 3 décadas.

  • Com um investimento mensal de 200 reais, o valor final será de mais de 328 mil reais, o que daria uma mensalidade de 1,3 mil reais durante 20 anos.
  • Com um investimento mensal de 500 reais, o valor final será de 820 mil reais, o que daria uma mensalidade de 3,4 mil reais durante 20 anos.
  • Com um investimento mensal de 1 mil reais, o valor final será de 1,6 milhão de reais, o que daria uma mensalidade de quase 7 mil reais durante 20 anos.

Como Transformar 1 mil reais em 26 mil reais?

Já para quem está em uma situação melhor (e não tem dívidas), a indicação é fazer aplicações financeiras. Wagner Vieira é assessor da Bluetrade Investimentos, ele diz que entre as opções mais conservadoras estão os Fundos DI ou de Renda Fixa. “Esta opção é a que tem menos risco, pois é ligada à taxa de juros, que oscila de acordo com as decisões do governo federal”, ele diz.

Tesouro Direto bate recorde em janeiro. Veja como faturar 1 milhão de reais nesse investimento

Reprodução: Google

Outra alternativa, que está em crescente domínio, é o Tesouro Direto, considerada de baixo custo e segura. É indicada também, mesmo porque tem taxa de rendimento anual para quem cumprir o investimento até o prazo de vencimento. (Saiba Tudo sobre o Tesouro Direto). Continue Lendo…

Dica de Mestre

Pensando na aposentadoria, é possível agendar compras periódicas de títulos do Tesouro mensalmente, mas, a questão é saber quanto investir! Para tal, o próprio site do governo disponibiliza uma calculadora que calcula o quanto você pode investir. No entanto, para isso, é preciso saber, antes, algumas respostas:

  • Quando você quer se aposentar?
  • Qual a renda que deseja ter no futuro?
  • Por quanto tempo espera viver depois de aposentado?

“É muito complicado fazer essa conta, porque você não sabe ainda qual será o seu padrão de vida e se conseguirá mantê-lo”, explica a professora de economia da graduação do Insper, Juliana Inhasz. Então, ela sugere que você invista apenas 10% do salário e depois, quando chegar por volta dos 40 anos, aí sim, sabendo do seu padrão de vida, você aumenta ou diminui o seu investimento.

Orçamento Financeiro Familiar: Como não deixar faltar dinheiro em casa e Prosperar em 3 passos

Visto isso, para finalizar o assunto focado no Tesouro Direto, veja essas 3 afirmações dos especialistas quanto aos títulos, pensando na atual conjuntura do país:

  • Prefixados: Como o contrato é fixo, nada muda. Então, nada depende da taxa básica da economia, a Selic. Se for 11 ou 18% ao ano, não fará diferença. Pelo menos, até a data de vencimento, na qual serão pagos os juros capitalizando o principal investido.
  • Indexados ao IPCA: Se o Tesouro for o IPCA+, também não vai mudar muita coisa, já que quem vai comandar a rentabilidade será a taxa determinada na compra. Vale lembrar que quando a venda acontece de forma antecipada, muita coisa muda e você tem grandes chances de perder dinheiro.
  • Tesouro Selic: Agora sim! Com a queda dos juros, tudo pode mudar. Isso não vai significar que haverá rentabilidade negativa, apenas que ela poderá ser reduzida, conforme a taxa Selic, que, até o final do ano, deve ser de 9,5% ao ano.

Fórmula de Perpetuidade: Como Viver de Juros com um salário de 2, 3 ou 5 mil reais mensais? Acumular uma Reserva Financeira é essencial para uma vida financeira equilibrada. Mais do que isso, se você tem algum investimento que renda algum valor significativo, você tem a grande chance de garantir a “sobrevivência” financeira mensal com valores de 2, 3 ou 5 mil reais, ou mais! Outra opção, que também deve ser considerada é a garantia do estudo e da faculdade do seu filho. Quer saber como? Continue lendo!

Tesouro Direto bate recorde em janeiro. Veja como faturar 1 milhão de reais nesse investimento

Reprodução: Google

Leitura Complementar: O que é Tesouro Direto? Os 5 Melhores Motivos para aplicar no Investimento Mais Democrático do Brasil

O que são Títulos Públicos, Tesouro Direto e quais os Tipos de Títulos. Esse serão os temas que vamos detalhar hoje. No blog, já falei várias vezes da possibilidade de investir seu dinheiro ganhando pouco e agora, mais do que nunca, vamos provar como fazer isso. Você pode investir no Tesouro Direto com apenas 30 reais. Leia o texto na íntegra e saiba como!

Com informações do Infomoney e Exame