Tesouro Direito: Descubra o Jeito Certo de Ganhar Dinheiro com o Tesouro Prefixado (LTN)

Tesouro Direto! Não é de hoje que estamos falando dele: o bonitinho investimento do Governo Federal! É tão popular quanto à poupança, rende mais e é de fácil acesso. Bom, não vamos ficar aqui falando sobre as vantagens porque você, com certeza, já conhece (se não conhece ainda, leia agora: Como Investir em Renda Fixa – O Guia Definitivo).

Mas, o artigo de hoje é especifico para falar de um dos investimentos do Tesouro Direto: o Tesouro Prefixado LTN.

Se você é iniciante, conheça essa opção de investimentos que vem ganhando o coração dos brasileiros. Se você é experiente, confirme a teoria de que o Tesouro Direto veio para desbancar a popularização da poupança! Esse artigo precisa ser lido hoje, aproveite!

Antes conheça cada um dos “jogadores”:

  • Tesouro Nacional: Emite os Títulos Públicos,
  • BM&FBovespa: Guarda os títulos, mantém o sistema do Tesouro Direto e envia os extratos mensais aos investidores,
  • Instituição Financeira/Corretora de Investimentos: Transfere os valores e os títulos, recolhe o Imposto de Renda e abre o cadastro do investidor,
  • Você: É o investidor!

Como Investir no LTN

A “Letras do Tesouro Nacional” veio para facilitar a vida dos investidores iniciantes e em 2015 ganhou um apelido, Tesouro Prefixado. Aí, como qualquer outro investimento, o investidor tem que conhecer a tabela de preços e taxas de juros dos títulos. Assim, quando você visualizar a página, no site do Tesouro Nacional, vai encontrar informações como:

  • Título
  • Vencimento
  • Taxa ao ano (compra e venda)
  • Preço Unitário no Dia (compra e venda)

Sendo que o Preço Unitário Dia, na parte de compra é o valor por quanto você pode comprar o título e a parte de Venda é o valor por quanto você pode vendê-lo. Já na parte das Taxas, a compra é a taxa de juros prefixados oferecida no dia para quem comprar o título e o vencimento é quando o título poderá ser resgatado.

Na coluna “Título” é possível encontrar todos os títulos públicos que podem ser negociados no momento da consulta, sendo que no nome do título estará também o ano de vencimento, por exemplo: “Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 2025” ou “Tesouro Selic 2017”.

No caso dos prefixados é importante lembrar que a data de vencimento será o dia em que o governo compensará o seu título pagando o acréscimo dos juros anuais que foram prometidos no dia da compra. Juros esse que estará na coluna “Taxa Compra”.

O Tesouro Direto permite que você compre um pedaço de um título público, seja 50% ou 1%, por exemplo, desde que o valor não seja inferior à 30 reais e o máximo não ultrapasse 1 milhão de reais.

Simulações:

  • Se você for comprar o Tesouro Prefixado (LTN) que vence em 2021, na qual o preço é 501,19 reais… E decide comprar 10 títulos iguais, então, terá que desembolsar 10 vezes 501,19 reais.
  • Se você tem apenas 300 reais para investir no LTN que vence em 2021, então poderá comprar 59% do título, resultado que é encontrado quando você divide o valor que tem disponível pelo preço do título (300 / 501,19 = 0,59).
  • Agora, se você quer saber quanto custa 30% de um título inteiro LTN, que custa 501,19 reais, basta fazer 501,90 x 0,30 = 150,35 reais.

Ah, no Tesouro Direto o dinheiro que você tem é chamado de escritural, exatamente como funciona na sua conta bancária e que são apenas registros dentro do computador. Assim, a moeda escritural faz com que você não receba os títulos públicos em papel impresso, na sua casa, mas eles vão ficar registrados e guardados na CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia), um departamento da BM&FBovespa responsável por custodiar as ações e os títulos.

Leia Também: Como Conseguir Acumular 270 mil reais no Tesouro Direto para a aposentadoria?

Imagina que a Pessoa 1 resolva fazer um investimento de 300 reais mensais na poupança durante os próximos 30 anos, pensando na aposentadoria. Agora, imagina que a pessoa 2 resolva fazer o mesmo, só que opta pelo Tesouro IPCA.

Ao final do período, o que temos?

  • A Pessoa 1 acumulou 108 mil reais, e
  • A Pessoa 2 tem 270 mil reais!

Com um mesmo valor investido e no mesmo prazo, uma pessoa tem 162 mil reais a mais do que a outra. É mais que o dobro. Isso é possível? É possível e acontece muito. No curto prazo, nem prestamos atenção porque, normalmente, os valores são baixos, mas, no longo prazo, tudo se torna mais visível, não é?

Leia Mais:

Como Conseguir Acumular 270 mil reais no Tesouro Direto para a aposentadoria?

Como Ganhar Dinheiro com o Tesouro Prefixado (LTN)

Bom, visto que o Tesouro Prefixado é um título de dívida público que pode ser comprado por qualquer pessoa através de uma corretora de investimentos ou de um banco, então, entende-se que o governo consegue captar dinheiro pelo empréstimo da população. Quando você compra títulos públicos, você se torna um credo do governo.

Quem investe em fundos de investimentos, Fundos DI, Fundos de Renda Fixa e Fundos Multimercado também está investindo em títulos públicos indiretamente. Quem investe em Planos de Previdência Privada e Fundos de Pensão também.

Aí, vamos lá, o Tesouro Prefixado (LTN) paga juros prefixados, assim, o investidor já sabe qual será a rentabilidade no momento em que adquire o título e isso é sabível através da data de vencimento, que é quando o investidor irá receber o dinheiro de volta mais a rentabilidade dos juros, em uma única vez.

A conclusão é que o fluxo de pagamento é simples.

Uma curiosidade importante é que o preço do título no momento da venda será sempre igual à 1 mil reais, então, se você comprar LTN hoje, pagando, por exemplo, 501,19 reais, já sabe que no vencimento o governo vai compra-lo por 1 mil reais. Resultado, o valor de face do título Tesouro Prefixado é sempre de 1 mil reais.

Obviamente, se você é um investidor inteligente, já notou que os investimentos que estão mais próximos da data de vencimento, mais próximo de 1 mil reais será o valor do título. Por exemplo:

  • O Tesouro Prefixado 2021 custa 501,19 reais e
  • O Tesouro Prefixado 2018 custa 715,25 reais

Esse fato também mostra o porquê de que o preço de compra do LTN aumenta quando os juros caem e abaixa quando os juros sobem. Lógico: quanto mais barato for o título, maior será a quantidade de juros que você receberá quando o governo recomprar.

Tesouro Direto bate recorde em janeiro. Veja como faturar 1 milhão de reais nesse investimento

Como Ganhar Dinheiro com o Tesouro Prefixado (LTN) – Na Prática

Entenda isso: Se você comprar um Tesouro Prefixado (LTN) que vence em 2018 por 700 reais, saberá que, ao longo dos 3 anos, ganhará 300 reais pois em 2018 a LTN valerá 1 mil reais. Logo, você terá um ganho de pouco mais de 42% durante o período ou 12,6% ao ano.

No caso do Tesouro Prefixado 2018, que custa 800 reais, com vencimento em 3 anos, você ganharia 200 reais, ou seja, uma rentabilidade de 25% no período ou 7,7% ao ano.

Quanto mais caro for o título, menor será a rentabilidade, ok?

E quando a taxa de juros da Economia oscila?

Isso não importa! Se os juros vão cair ou subir, se a taxa Selic vai se alterar, se a inflação vai oscilar… Porque quando você investe no LTN, você já sabe que na data do vencimento terá o seu valor investido de volta somado com os juros prometidos na data do vencimento e deduzido as taxas e o imposto de renda.

Entender a LTN é muito fácil: saiba que SEMPRE você estará comprando um “Vale de 1 mil reais”. Ou seja, na hora que você for tirar o seu dinheiro, vai tirar 1 mil reais, isso é fato. Então, hoje você compra isso por um valor mais baixo e lucra um valor que chegará em 1 mil.

Mas por que devo usar essa valor de 1 mil reais, quem estabeleceu? Não se sabe ao certo. O valor foi determinado pelo Tesouro para facilitar a vida do investidor que pode utilizar os raciocínios lógicos, como esse aqui discutido, para investir o seu dinheiro de forma prática, dinâmica e lucrativa.

Os Riscos do Tesouro Prefixado (LTN)

Se você comprar títulos LTN e esperar a data de vencimento, você vai receber a taxa prefixada. Ponto final. Você não corre riscos de perder dinheiro, nesse caso, tá bom? Agora, se você pretende vender o título antes do prazo, então, pode perder dinheiro ou ganhar dinheiro, dependendo da perspectiva para a taxa de juros, que pode ser de alta ou de baixa.

Regra:

  • Quando os juros aumentam, o preço do LTN diminui,
  • Quando os juros diminuem, o preço do LTN aumenta.

Exemplo:

Se você comprou o tesouro prefixado 2018 por 800 reais, sabe que vai receber 1 mil reais, um ganho de 200 reais. Agora, pense que a expectativa é que a taxa de juros suba mais e que a alta continue. Isso reflete no Tesouro para quem vai comprar novos títulos. Então, para se tornar mais rentável, o seu preço tem que ficar abaixo. Provavelmente, agora o título custa 700, então, o seu lucro é 300.

Só que aí, se você antecipar a sua venda, vai perder dinheiro, o que deixará de compensar a aquisição desse novo título.

Como NUNCA ERRAR:

Quando os títulos estão baratos, a melhor forma é comprar novos títulos, mas NUNCA vender os que você já tem!

7 Regras Fundamentais para NUNCA perder dinheiro no Tesouro Prefixado LTN

  1. Compre apenas quando você puder manter o valor investido até o vencimento,
  2. Tenha uma Reserva de Emergências para evitar precisar do dinheiro que está lá,
  3. Se comprar LTN e os juros subirem, fique com o título sem pestanejar,
  4. Se os juros ficarem estáveis, fique com o título também,
  5. Se os juros caírem, faça as contas e verifique se é possível antecipar a venda do título,
  6. Quem compra LTN esperando lucro no curto prazo com a venda antecipada, está assumindo risco,
  7. Quem é mais conservador, deve aprender mais sobre o título pós-fixado, chamado de Tesouro Selic LFT.

Como Investir no Tesouro Direto mês a mês

A Taxa do Tesouro Prefixado LTN

A taxa do Tesouro Prefixado LTN pode variar dependendo de muitos fatores, já que ele reflete as expectativas futuras do país. Normalmente, é lembrado pela Taxa Selic, mas não só. Existem outras forças que podem alterar a taxa de juros das LTNs.

Para entender esse tópico, vamos apresentar uma nova expressão: “Prêmio de Risco”. O Prêmio de Risco nada mais do que aquele valor que os investidores esperam receber a mais, se comparado com a taxa Selic, para que o Tesouro Prefixado fique mais interessante.

Em um exemplo hipotético, podemos pensar na seguinte situação:

Uma Taxa Selic em 12,75% e o Tesouro LTN oferecendo 13,08%. Logo, o Tesouro estava pagando 12,75% da Selic + um Prêmio de Risco, que era de 0,33%.

Assim, para que esse Prêmio de Risco seja compensador, algumas expectativas do mercado são importantes, veja:

  • A Inflação! Quando as expectativas do mercado são de inflação em queda, o prêmio será menor e a rentabilidade do título também.
  • O Risco do Brasil! Quando as expectativas do mercado, acerca do risco do governo dar um calote, forem pequenas, então, o prêmio também será menor.
  • Aversão ao Risco! Tem relação com a aversão ao mercado, senod que quando menor for, menor será o prêmio.
  • Incertezas! Quanto menores forem, menor será o prêmio de risco. Aí, quanto maior o prazo de vencimento do titulo, maior será a incerteza.
  • Liquidez do Título: Quanto maior for a liquidez, menor será o prêmio.

A Verdadeira Simulação do Tesouro Direto

O próprio site do Tesouro disponibiliza um simulador de investimentos que tem o objetivo de fazer todos os cálculos necessários para que a rentabilidade seja descoberta, incluindo o ano do seu investimento, o desconto do Imposto de Renda, Taxa de Custódia e a Taxa de Corretagem.

Isso é fundamental para que o investidor consiga comparar o Tesouro com outros investimentos, ou mesmo com outros títulos.

Sobre esse tópico, usamos uma simulação veja no site pelo pessoal do Clube dos Poupadores. Eles selecionaram o Tesouro Prefixado e uma inscrição de 02 de abril de 2015. O vencimento era em 2021 e o valor de investimento selecionado foi de 10 mil reais. A taxa era de 12,84% na compra e a administração da corretora foi de 0,10%.

O resultado mostra todos os custos e rentabilidades. A taxa da Bovespa, como sabemos, é de 0,30% e o Imposto de Renda será de 15%, por exemplo. No final, a rentabilidade líquida será de 11% ao ano, o que resultou em um patrimônio acumulado em mais de 18 mil reais, ou seja, um ganho de juros de mais de 8 mil reais. Confira os resultados da simulação:

  • Valor Investido: 10 mil reais
  • Rentabilidade Bruta ao ano: 12,82%
  • Taxa de Administração: 10 reais
  • Valor investido bruto: 1 mil e 10 reais
  • Valor Bruto do Resgate: 19.952,51
  • Valor da Taxa de Custódia: 258 reais
  • Taxa de Administração do Resgate: 71,02
  • Alíquota do Imposto de Renda: 15%
  • Valor Líquido do Resgate: 18.179,96
  • Rentabilidade Líquida ao ano: 11%

Esqueça a poupança e aprenda a investir seu dinheiro no Tesouro Selic

Você é daquelas pessoas que insistentemente tem aplicado o dinheiro na poupança? Em caso positivo, aposto que você, muito provavelmente, já notou que não está fazendo um bom negócio, não é? Pois é, de fato, está acontecendo o que você já imaginava: você está perdendo dinheiro. Leia Mais!

Esqueça a poupança e aprenda a investir seu dinheiro no Tesouro Selic

Quando é Vantajoso Investir Dinheiro no Tesouro Prefixado LTN?

Quando as taxas de juros estão no topo e você acredita que elas vão cair. Assim, você pode fixar sua rentabilidade elevada durante anos. Assim, sempre, os melhores momentos para comprar os títulos do Tesouro LTN vão ser quando as taxas estiveram o no seu maior volume antes do início de um ciclo de queda de juros.

O grande desafio, nesse caso, é conseguir prever quando os juros atingirão o topo da alta ou quando os juros ficarão no fundo do poço.

Sobre a Educação Financeira e o Poder de Ganhar Dinheiro

Este artigo foi só uma demonstração de que é possível ganhar dinheiro de uma maneira justa e limpa. Claro que, para isso, você precisa acumular algum dinheiro, mas não precisa ser muito. O que é importante mesmo é se dedicar e estudar o tema, compreender e saber o que fazer. As pessoas costumam perder dinheiro em investimentos por estarem pisando em ovos.

Por exemplo, neste artigo, falamos muito sobre NÃO vender os títulos antes da data de vencimento. Então, se você comprar alguns títulos e não tiver pressa de resgatar o dinheiro, vai lucrar, não tenha dúvidas. Se souber quando comprar, então, vai lucrar ainda mais. Tudo é questão de dedicação e conhecimento.

Dinheiro é o combustível da sociedade industrial, mas, na sociedade da informática, o combustível, o poder, é o conhecimento”, afirmou o economista e escritor John Kenneth Galbraith.

Mas, por que investir dinheiro é o certo a se fazer? O especialista Leandro Ávila comenta: “Quando você poupa, você consome menos, paga menos impostos, acumula patrimônio e ainda recebe juros”. E continua:

“As pessoas costumam gastar bastante tempo se mantendo atualizadas sobre os números e as estatísticas do Campeonato Brasileiro, sobre os últimos acontecimentos das novelas, reality shows e séries. Na verdade, consumimos muito do nosso tempo e da nossa energia acompanhando eventos que não possuem nenhuma importância na nossa vida. Tudo isso tem o objetivo de nos distrair. Precisamos nos libertar disso, precisamos nos ligar na realidade”.

O importante é notar as diferenças entre várias opções de investimentos. No Brasil, ainda há a convicção de que o Banco é o lugar mais seguro para deixar o dinheiro, o que, de fato, não é. Lá, temos poupança, previdências privadas e títulos de capitalização que não são consideradas, pelos especialistas, como boas opções de investimentos.

Por outro lado, lá também há CDBs e LCs que pagam bons valores, aí, nesse caso, muitas vezes, é compensador, mas é preciso fazer contas para se certificar disso.

O sucesso financeiro vai depender única e exclusivamente do seu interesse em aplicar dinheiro da forma certa. Como mostramos aqui, não há segredos, apenas conhecimento. Se você quer continuar aprendendo, faça o nosso curso, é online e gratuito.

Workshop 100% Online e Gratuito: Risco Zero nos Investimentos

E o Investimento no Tesouro Selic LFT

Esse é um assunto para um próximo artigo, mas não vamos te deixar na mão e já vamos lançar algumas reflexões para serem feitas.

É importante saber que a rentabilidade da LFT não é exatamente igual a taxa Selic, apesar de usá-la como base. A Selic tem uma variação diária, registrada entre a data da compra e a data de vencimento do título, mais o ágio. O comum é que a meta seja sempre superior à Selic.

O Tesouro Selic tem um fluxo de pagamentos simples na onde você compra o título agora e receberá o seu dinheiro de volta, mais os rendimentos, em uma única vez, na data do vencimento.

Aqui tem um grande X da questão, porque como falamos até agora dos juros prefixados, a Selic é pós-fixada, então, não sabemos qual será o valor dela no futuro. O ideal é que haja uma simulação dos cenários atuais com as taxas mais baixas e as mais altas para que, só depois, exista uma verificação da rentabilidade de cada uma das possibilidades.

O Boletim Focus, do Banco Central, é um ótimo índice para usar como base, já que verifica quanto deverá ser a taxa média dos próximos meses. Logo, se vejo que a Selic aumentará, posso simular taxas maiores.

Note, que estamos em abril de 2017, os juros estão caindo e ainda devem continuar em queda. Por isso, todas as aplicações devem ter queda nas suas rentabilidades, por isso, não há saída, se não pesquisar e manter-se sempre estudando.

*Atenção: Todos os Números aqui são ilustrativos para que você, leitor, entenda o processo e compreenda como é possível ganhar dinheiro com o Tesouro Direto, especificamente, a LTN. A cada dia que passa, a tabela do Tesouro Nacional muda, onde são acrescentados novos títulos e novos valores, por isso, não conseguiríamos reproduzir aqui um valor exatamente correto, para tanto, usamos números ilustrativos, mas que, de fato, mostra como o investimento funciona!

Com informações do clubedospoupadores