Terapeuta Financeiro – como esse profissional pode te ajudar a enriquecer?

Há algum tempo, a palavra “terapeuta” causava arrepios para muita gente porque um terapeuta era sinônimo de alguém que lidava com “loucos”, “doidos”, “doentes”. Hoje, com mais conhecimento, sabemos que isso não é bem verdade.

Então, um terapeuta é alguém que auxilia na busca por informações que vão ser capazes de transformar a vida da pessoa de uma maneira muito positiva.

E, assim sendo, o terapeuta financeiro é aquele que pode auxiliar uma pessoa na busca por uma vida financeira mais organizada (sem dívidas e com o enriquecimento).

Sabendo disso, a pergunta que fica é a seguinte: será que chegou a hora de procurar uma terapia financeira? O que é preciso fazer para saber a resposta para essa pergunta? Este conteúdo é para você que quer conhecer mais da profissão e que acha que uma ajudinha vai te fazer bem!

A Terapia Financeira

Apenas para definirmos de forma exata a profissão, vamos entender que se trata de uma especialidade da educação financeira onde se trabalha corpo a corpo – entre o profissional da área e o interessado em aprender mais sobre as finanças pessoais.

Pessoas x Terapeuta. Essa é a relação.

O profissional pode trabalhar com um casal, uma família ou com um indivíduo. Ao passo que se trata de uma técnica que leva à transformação da vida da pessoa. E tem ajudado muita gente a entender o dinheiro como ele deve ser entendido.

Mas, quando saber quando uma pessoa realmente precisa de uma terapia financeira para ajustar a vida financeira? Geralmente, as pessoas procuram terapia quando estão no fundo do poço, né. Essa é que é a verdade.

Então, elas buscam ajuda profissional quando estão inadimplentes, endividados e não têm dinheiro para realizar os sonhos pessoais, independentes de quais eles sejam (viagens, compra de um carro, de um iPhone, de uma casa, do casamento).

Só que não é só para quem está no fundo do poço ou para quem tem dinheiro. A terapia financeira é para todo mundo que quer aprender mais sobre o dinheiro – e sobre o que fazer com ele também.

Você guarda muito dinheiro e investe bem, mas aí entra o ponto importante da terapia, o equilíbrio.

Todo mundo tem que ter equilíbrio entre o ser, o fazer e o ter.

Assim, estamos falando de uma metodologia que pode levar autonomia à essas pessoas, mas não só pensando em guardar dinheiro,  como em tudo que gira em torno do dinheiro (onde gastar, como gastar, o que comprar, onde comprar, etc).

Autonomia Financeira

Na terapia financeira se trabalha a plenitude da educação financeira das pessoas, levando em conta que elas precisam ter autonomia financeira para tomar as decisões necessárias e sensatas para o dia a dia.

Isso vale para uma pessoa que esteja numa situação muito difícil, por exemplo. E aí o terapeuta vai ensinar a pessoa a sair dessa situação, com um passo a passo de forma que ela nem perceba que se tornou investidora e de repente está caminhando para a riqueza.

Esse processo é um passo a passo muito simples, que parte do pagamento de dívidas maiores e chega até os investimentos financeiros. E o melhor é que tudo isso pode ser presencial ou virtual.

Tem uma plataforma feita para isso onde posso atender pessoas de qualquer país. O fato é que nós não indicamos um curso ou outro curso, mas sim aquele que a pessoa se sinta melhor em fazer, com terapeutas que correspondem ao perfil de cada pessoa.

Em qualquer lugar do mundo você pode usufruir dessa nova profissão, tá bom?

A diferença da terapia normal para a terapia financeira

A terapia, de forma geral, busca uma atividade fim de uma especialização. Então, pode ser terapia de nutrição ou até amor. Existe terapia para tudo. Assim, a terapia financeira trabalha a ausência da educação financeira na vida de alguém.

Se você não teve instrução quando criança agora está começando a ter nas escolas, possivelmente. Mas, isso ainda é muito longe de ser um bom ensinamento porque não estamos muito habituados.

E o adulto com uma família tradicional não teve ensinamento nas escolas. Porque a educação financeira nas escolas nunca foi uma verdade ou realidade.

Então, a terapia financeira vem nesse viés: de somar na vida dessas pessoas.

Dessa maneira, os terapeutas financeiros usam 4 pilares da metodologia financeira para passar aos seus pupilos as formas de sair das dívidas e enriquecer: diagnosticar, sonhar, orçar, poupar.

Porque não dá para conduzir uma pessoa à sua autonomia, independência financeira, se você não tiver um método. Então, esse tem sido um método muito eficaz.

O importante é saber que essa profissão é séria, sendo que a terapia financeira é uma especialização, que é uma pós-graduação e vem sendo objeto de aprofundamento para quem só pensa em recurso financeiro.

A gente, todo mundo, deve colocar o equilíbrio entre o ser, fazer e o ter para ter sustentabilidade financeira e poder focar nos propósitos e sonhos da pessoa.

Seja você uma pessoa endividada ou não, a terapia financeira te ajudará a realizar seus sonhos.

Das dívidas para a riqueza

Outro passo bastante importante é entender que é sim possível sair das dívidas e caminhar para a riqueza, levando em conta que tudo não passa da organização financeira, que tem a ver com o trabalho das pessoas e o pagamento das contas.

Mas, não é só isso. Vivemos em um mundo onde ter é muito valioso do que o ser, o que é um grande erro se pensarmos que os maiores e mais ricos investidores do mundo não possuem bens duráveis como carrões de luxo ou mansões.

Ser rico não é ter tudo o que você quer ou que o dinheiro pode comprar. A riqueza vai muito além disso e se inicia com uma noite tranquila após o pagamento de um débito atrasado. Estude a terapia financeira e saiba de que maneira você pode mudar de vida.

Não há posts para exibir