Separamos 9 dicas para quem quer ter um negócio lucrativo em 2021

Ter um negócio lucrativo em 2021 foi o pedido de muita gente durante a virada do ano. No entanto, o que você tem feito para que isso realmente aconteça? Se você ficou só no pensamento, saiba que começou errado. É preciso colocar tudo no papel.

Mas, tudo o quê? Tudo o que você quer realizar com esse negócio. Mais do que isso, é preciso escrever também sobre o que é importante para que você não seja mais um dos novos empreendedores que falham no primeiro ano de vida.

Seguindo essas dicas, com certeza, você estará mais apto para levar o projeto adiante. Afinal, 2021 tem tudo para ser um ano diferente, você não acha?

1 – As tendências do mercado

Uma boa dica para começarmos aqui é sobre as tendências do mercado. Afinal de contas, o que ninguém duvida é que 2020 foi um ano diferente. Junto com ele, a gente aprendeu muita coisa e o mercado também vivenciou coisas novas, tendências.

Assim, para quem pensa em empreender, nada melhor do que avaliar e estudar essas tendências. Inclusive, podemos falar das novas tendências, mas também do aperfeiçoamento das antigas, que agora fazem cada vez mais sentido.

2 – O uso das tecnologias

Independentemente do seu mercado de atuação, saiba que usar a tecnologia a seu favor sempre é uma boa ideia. Aliás, mesmo que essa não pareça ser uma dica de finanças, saiba que é fundamental para quem quer ter um negócio lucrativo em 2021.

Mas, do que estamos falando? Bom, hoje em dia temos diversos programas, softwares e aplicativos disponíveis no mercado. Por exemplo, aqueles que permitem pagamentos digitais e instantâneos ou até mesmo o leitor de cartão que não precisa de senha.

3 – O mercado online

Essa dica também não vai depender do seu mercado. Afinal, hoje em dia todo mundo está na internet. Seja aquele professor de física que tem 75 anos de idade ou o jovem talento da cidade pequena, que possui apenas 12 anos. Assim, o mercado online é para todos.

Logo, se você quer empreender deveria conhecer mais dele. Até mesmo porque o seu empreendimento pode ser físico, mas ter a versão digital. Em época de isolamento, foram essas lojas que fizeram sucesso, os tais e-commerces.

4 – A análise dos concorrentes

O ponto número 4 é para falar dos concorrentes. Considere que avaliar eles também podem ser formas inteligentes de estudar a sua empresa, a sua exposição e as suas finanças. Afinal, você vai precisar ter diferenciais e investimentos.

Aqui, a dica é não fica preso apenas aos produtos similares que existem no mercado e o preço que eles estão sendo vendidos. No entanto, sempre é aconselhável ver os formatos de negócios que existem, o que tem dado certo e o que não deu certo, também.

5 – A profissionalização do trabalho

Se você vai vender pipoca online ou se é um advogado criminal, saiba que quanto mais profissional for melhor. Ah, mas tem trabalhos que são informais, você pode pensar. No entanto, considere que um erro é pensar na profissionalização apenas como roupa.

Ou seja, não estamos falando da roupa de executivo que você tem que usar. Ou seja, não se trata disso. A pessoa que vende pipocas até pode ter uma roupa menos formal e tudo bem. No entanto, estamos falando sobre ter propriedade para vender, atuar e estar no mercado.

6 – Os diferenciais de mercado

Já falamos um pouco disso em cada um dos tópicos citados acima. No entanto, se a sua visão é sobre ter um negócio lucrativo em 2021, considere realmente ver a importância desse tema. Qual será o seu diferencial no mercado?

Muitas vezes, nós ficamos presos aos preços dos produtos. Ou pode ser que pensamos em ter um produto exclusivo que ninguém tenha. No entanto, seria muito melhor pensar na experiência do cliente, como num atendimento rápido e eficaz. Isso faz diferença, mesmo.

7 – O planejamento financeiro da empresa

Agora sim vamos começar a falar das dicas que são totalmente focadas em finanças. Saiba que para iniciar um projeto você terá que ter o famoso planejamento. Aliás, muita gente gosta de chamar de plano de negócios. Realmente, isso se faz fundamental.

Afinal, é o tipo de documento que vai mostrar a viabilidade do seu projeto. Fora isso, servirá com um guia para que você se mantenha, seja na época das baixas ou das altas. Até mesmo porque no começo pode ser que você tenha algumas dificuldades.

ter um negócio lucrativo em 2021

8 – O capital de giro, lucro, rendimento

A próxima dica, já chegando ao fim da matéria, tem a ver com todos os conceitos que são importantes dentro da empresa. Talvez, por isso, você opte por um contador e tudo bem. Mas, saiba que é importante entender para que funciona cada um desses itens.

Assim, observe que um erro comum do novo e pequeno empreendedor é achar que todo dinheiro que entra vai para o bolso dele. Só que na verdade não é assim que funciona porque a empresa precisa dos recursos para fazer a engrenagem girar, entende?

9 – A reserva financeira da empresa

Para encerrar, considere que ter um negócio lucrativo em 2021 vai exigir de você uma reserva financeira. Porque mesmo que você julgue que esse é o melhor momento para empreender, considere que sem ela você ficará preso a determinadas escolhas, o que não é bom.

Agora, se você não tem a reserva ainda, então, considere ser a hora ideal para começar a montá-la. Assim, quando uma nova oportunidade surgir, você estará apto para agarrá-la.