Descubra as tendências do mercado de trabalho para 2020

ANÚNCIO

Você é um empreendedor preocupado com os seus colaboradores ou é alguém que está no mercado de trabalho ou ainda alguém que procura vagas de emprego? Independente disso, saiba que conhecer as tendências do mercado de trabalho para 2020 é algo interessante.

Até mesmo porque isso te permite fazer projeções para o próximo ano e saber o que exatamente pode mudar no seu dia a dia profissional. Afinal de contas, com o tempo, muitas coisas mudam mesmo. E é algo natural, que acontece em todo lugar do mundo.

ANÚNCIO

Descubra as tendências do mercado de trabalho para 2020

Aqui no Brasil, por exemplo, a gente vai ver mudanças com relação aos animais de estimação, aos salários, ao tipo de trabalho e aos benefícios também. E a gente explica cada uma dessas mudanças que devem acontecer em alguns meses ou anos.

1 – Os pets

A questão dos pets está em crescendo no mundo todo. Agora, como isso vai entrar no mercado de trabalho? É de se imaginar que, conforme especialistas analisam, você poderá ir ao trabalho com o seu melhor amigo.

ANÚNCIO

Pode ser, inclusive, que lá tenha um lugar muito bacana de socialização para ele. E, agora, ele não tem mais que ficar trancado no seu apartamento te esperando chegar. Essa ideia leva em conta os benefícios para a saúde animal e também para a satisfação do funcionário.

Não há muitas dúvidas de que ideias como essa vão surgir em breve. E ter um pet friendly no seu trabalho vai ser algo muito comum daqui há alguns anos. Inclusive, já existem escritórios que adotam isso.

Conforme o The New York Times mais de 8.000% de aumento aconteceu na quantidade de empresas que permitem a ida de pets ao trabalho de seus donos nos Estados Unidos.

2 – O trabalho remoto

Agora, outra das tendências do mercado de trabalho que já tem sido apresentada há um bom tempo, inclusive, é a do trabalho remoto, né. Até mesmo porque você tem que acordar muito cedo e volta para casa muito tarde devido ao trânsito caótico.

Isso acaba sendo ruim para você e para a empresa. E, pensando nisso, muita gente tem adorado a ideia de trabalhar de casa ou trabalhar remotamente. Isso dá mais tempo de trabalho, de forma mais confortável e até mesmo mais produtiva.

Descubra as tendências do mercado de trabalho para 2020

Há empresas em São Paulo que aplicam o trabalho remoto em 1 ou 2 dias da semana. E um estudo de Stanford mostrou que trabalhar em casa aumenta a produtividade das pessoas em 13%. Bom para a empresa, bom para o funcionário.

3 – Os benefícios para a saúde

Também existem muitos estudos e pesquisas que provam que um trabalhador saudável tem mais chances de estar mais motivado e ter mais produtividade também. Aí, o que acontece é que as empresas têm visto isso como oportunidade para gerar benefícios e resultados.

Imagine só oferecer ao trabalhador um plano de academia e ainda alimentos saudáveis na geladeira do escritório? Sem dúvidas que é outra das tendências do mercado de trabalho que vão aparecer no próximo ano.

E mais do que atacar pelo estômago, mas um suco natural de laranja bem gelado pode fazer bem para a saúde assim como para o trabalho. Tem empresas que oferecem até mesmo um happy hour em cada sexta-feira ou fim de mês para motivar os colaboradores.

Inclusive, a partir de 2015 até agora, o número de empresas que oferecem o “lanche grátis” passou de 22% para 31%, conforme o SHRM.

4 – As iniciativas de sustentabilidade

Se você está de olho nas tendências do mercado de trabalho também tem que analisar as iniciativas de sustentabilidade. Copos de plásticos ou canudos desse mesmo material? Isso já está quase ficando ultrapassado viu.

A ideia é apostar em materiais mais recicláveis e sustentáveis, como o papel ou as garrafas reutilizáveis. Com isso, a empresa diminui o gasto e colabora com o meio ambiente. O que prova que não há motivo para não se investir nisso, né.

E para você ter uma ideia geral, o Brasil tem hoje um consumo de 720 milhões de copos descartáveis por dia. É um exagero e tanto, né. Aliás, você tem feito a sua parte?

Confira 5 programas gratuitos para usar no trabalho

5 – Os salários mais compatíveis

Outra tendência que vai importar muito para você tem a ver com os salários. Saiba que muitas empresas já se mostraram interessadas em pagar um diferencial de custo de vida para os funcionários considerando justamente o custo de vida da cidade.

Até mesmo porque isso faz todo sentido, né? R$ 10 mil na capital paulista não são os mesmos R$ 10 mil de salário para quem está no interior do estado. Então, as cidades mais caras, como as capitais, vão cada vez mais pagar melhor aos funcionários.

Obviamente, isso é para que ela possa bancar os altos custos da vida nesse lugar, como com moradia, com transporte, com alimentação, etc.

E essa é uma tendência no Brasil até mesmo porque já acontece em outros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, as empresas oferecem esse “diferencial de custo de vida”. E o valor subiu de 12% para 15% no último ano. O dado é da FitSmallBusiness.

Bônus – salário dos recém-formados

E ainda sobre salários, saiba que há um indício de que as empresas, especialmente de grande porte, vão começar a dar uma “forcinha” a mais para quem é formado de forma recente. A remuneração deve ter um acréscimo como para quitar empréstimos estudantis.

Isso porque conforme o Student Loan Hero, a dívida de um estudante de graduação estava em 30 mil dólares em 2018.

ANÚNCIO