Conheça as 5 principais tendências de trabalho pós-pandemia

Se você quer estar preparado para esse novo modo de trabalhar que vai surgir após esse período de pandemia, saiba que reconhecer as tendências é um bom começo. Mas, quais as tendências de trabalho pós-pandemia? A gente vai listar elas abaixo.

Afinal, muito já tem se falado sobre o trabalho remoto, o trabalho home office e até mesmo sobre as rotinas de limpeza de escritórios que vão se manter abertos. Mas, o que será que vai mudar para você? Leia e faça uma reflexão das mudanças na sua área de atuação.

1 – O trabalho remoto

Não dá para começar a falar sobre as tendências de trabalho pós-pandemia sem falar do trabalho remoto, né. Muitas empresas já se mostraram interessadas nisso mesmo antes da pandemia aparecer. Agora, após ela se iniciar, isso tem sido cada vez mais incentivado.

O que é o trabalho remoto? É uma forma de a pessoa trabalhar a distância, seja por um tempo, por algumas horas, por motivos. Mas, calma. Isso é um tanto quanto diferente do home office – apesar de que eles podem se assemelhar.

Geralmente, no trabalho remoto, a pessoa continua atuando com carteira assinada, só que tem um formato de que não tem que ir até um escritório físico. No home office, quase sempre, falamos de prestadores de serviços e autônomos, que são independentes.

Mas, ambos precisam ter uma espécie de “mini escritório em casa”.

A verdade é que praticamente toda função e serviço que permite esse trabalho remoto vai receber esse incentivo das empresas a partir de agora. O motivo? É mais barato e pode gerar mais resultados também.

2 – As salas de reuniões

Sobre as salas de reuniões, a gente tem que falar que elas podem voltar a serem importantes. Mas, isso vai exigir alguns cuidados, especialmente com a limpeza. Aliás, vamos falar mais sobre isso no outro tópico.

Além dessa sala presencial, que deve voltar nos próximos anos, a gente também terá a criação de novas salas de reuniões online, que são aquelas que acontecem virtualmente. Sendo assim, basta algum aplicativo ou programa de notebook, computador ou celular para dar certo.

E isso traz vantagens incríveis, desde econômicas, até o fato de aproximar pessoas que estão em diversos lugares do mundo. O segredo está em combinar um horário certo, ser paciente na escuta e assertivo na fala. Pronto, a reunião está formada e tem tudo para dar certo.

Com certeza, essa está entre as tendências de trabalho pós-pandemia porque já existia e funcionava antes mesmo da pandemia. Até algumas corretoras de investimentos estão focando nisso, como é o caso da XP, que agora tem escritórios-conceito.

3 – As rotinas de limpeza

Outra coisa que não dá para deixar de lado é falar das novas rotinas de limpeza. E não que antes elas não eram importantes, mas agora com certeza serão cada vez mais levadas a sério. Até mesmo porque o vírus da Covid-19 não vai desaparecer, né.

A tecnologia poderá auxilia nesse assunto e, com certeza, os órgãos de saúde vão criar protocolos para falar sobre a higienização de áreas comuns dentro das empresas. Mais do que ser periódica, a limpeza poderá ter necessidade de usos de produtos especiais, por exemplo.

Para quem trabalha com computadores, em bancadas ou até mesmo junto com outras pessoas, alguns cuidados extras deverão ser tomados. Isso vai desde o uso de máscaras, luvas, calçados limpos até mesmo a higienização constante das mãos.

Ah, e já que falamos da limpeza, saiba que agora, mais do que nunca, os aparelhos respiratórios e de ar-condicionado vão ter que seguir normas de higienização. Tudo para evitar os riscos de contaminação.

4 – As janelas abertas

É claro que há espaços que não comportam o não uso do ar-condicionado devido ao clima. No entanto, quando se trata de escritórios, com certeza, a dica é: janelas abertas. A ideia é simples: deixar o ar circular e não ficar acumulado no mesmo ambiente.

Até mesmo imóveis que não possuem áreas externas vão precisar pensar nisso a partir de agora porque o ar tem que correr, como dizem os especialistas. Então, ainda há expectativa de que o home office e o trabalho remoto persista até esses pontos serem resolvidos.

5 – As novas tecnologias

E para terminar, um último ponto sobre essas tendências de trabalho pós-pandemia, é ver que as novas tecnologias vão continuar sendo cada vez mais importantes. Isso vai desde o trabalho remoto que tanto falamos aqui até mesmo os aplicativos de reuniões.

E ainda passa pelo uso de tecnologias como a voIP, que pode extinguir o telefone, que é um meio de transmissão do vírus também. O fato é que estar atento as tecnologias é uma forma de a empresa se manter atualizada no mercado. E, agora, segura!

tendências de trabalho pós-pandemia

Seja dentro de um escritório físico ou fora dele, usar os meios de comunicação digital já havia se mostrado como alternativa. Agora, cada vez mais, é uma realidade importante e que tem ajudado empreendedores e consumidores na busca por um contato mais saudável.