Cuidado com as taxa adicionais escondidas nas ações!

ANÚNCIO

Você já deve ter ouvido falar sobre custos ocultos em investimentos financeiros, correto? São aqueles custos que parecem não existir, só que quando a gente vê, ele toma toda a rentabilidade que temos.

E sim, é importante conhecer os custos de um investimento antes ou durante uma aplicação.

ANÚNCIO

Porque essa é uma maneira que às vezes o mercado financeiro tem pra ganhar dinheiro em cima de você e eles fazem isso ofertando uma taxa zero, por exemplo, do Tesouro Direto, mas cobrando 3 semanas antes do que a data que ele repassa.

Entendeu? Eles ficam com seu dinheiro por 3 semanas… E você perde rentabilidade enquanto eles ganham. Isso é errado e aquela taxa zero que ele te deu não adiantou para nada.

Mas, calma, calma… Vamos falar disso mais tranquilamente para você entender melhor!

ANÚNCIO

Os custos do investimento

Cuidado com as taxa adicionais escondidas nas ações!

Hoje mesmo publicamos um conteúdo pela manhã falando sobre os custos do investimento.

A conta que ensinamos é bem fácil de fazer e todo mundo deveria, mesmo que uma boa parte das pessoas não fazem.

É assim: para ter um lucro você pega o faturamento e tira os custos. Correto? Simples, né.

Isso quer que se você tem custo alto vai ter que ter faturamento alto também. Agora, quanto menores os custos, melhores os lucros. E assim vai a vida.

Inclusive, falamos sobre como buscar melhores rendimentos para as suas aplicações. Se você não leu, leia agora mesmo.

Agora, se já leu, vamos continuar com o andar da carruagem.

O custo oculto da corretagem

Uma parte das instituições e das corretoras de investimentos faz isso, normalmente: recolhem o recurso para a B3 (bolsa de valores do Brasil) que aquela taxa da CBCL de 30% de um Tesouro Direto.

Só que aí ficam 3 semanas com o dinheiro ao invés de lançar na B3.

Existem também corretoras que não cobra taxa e não fazem isso, ok? Portanto, não há somente laranjas podres nesse saco. Tem as laranjas integras também.

O que você precisa se atentar é para quando vê taxa zero, o que quer dizer que isso é bom, mas se tem pegadinha, não é tão bom quanto parece.

O custo oculto da taxa de custódia acontece quando algumas corretoras cobram na sua nota de corretagem, quando você faz com premiações uma taxa chamada “outros bovespa” que é um percentual sobre acordar corretagem.

Só que quando se olha a corretagem tem mais um “outros bovespa”, que é um percentual em cima disto e na verdade ela está cobrando e gerando um custo maior para você.

Nem todas as corretoras fazem isso, mas algumas fazem sim!

O custo oculto do ISS

Agora, vamos falar de outro custo oculto, que é o tal do ISS – Imposto sobre Serviços, que também aparece na nota de corretagem de compra de ações.

O que acontece? Tem corretora que fala assim: a taxa de corretagem é x e você vai lá e faz sua compra e condiciona a nota de corretagem, sendo que ela vem lá os custos de liquidação.

Surge emolumentos da bolsa de valores mesmo, além do custo da corretagem.

Só que tem outras vezes que aparece o ISS e esse um percentual é sobre a corretagem, que também vai te penalizar em termos de custo.

Mas, isso é serviço de imposto e  a corretora tem que cobrar, perfeitamente.

Portanto, claro ela vai ter que recolher esse tributo não tem jeito.

Só que existem corretoras que divulga uma taxa de corretagem com o ISS incluído e tem outras corretoras que não incluem. Então, o seu custo vai ser maior do que foi informado porque tem o ISS.

Então, vamos ser sinceros: o correto seria dizer assim meu custo de corretagem é 10 mais o ISS. Só que ninguém fala o mais ISS, né.

O problema é que nem sempre você sabe que vai pagar os 10 e mais o ISS.

Qual é a dica aqui? Olhe na sua nota de corretagem: você tem investimento em ações? Olhe o quanto antes.

Você precisa dar uma verificada e ver se a nota da sua corretora tem uma cobrança de ISS adicional, ao custo de corretagem.

Existem também instituições financeiras que não cobram ISS adicional do investidor.

O custo oculto final

O custo importante para você, investidor, sempre vai ser o custo final.

Então, esse é um ponto que você também tem que ter atenção.

Para ver se não se está pagando mais um custo oculto sem saber. Tá certo?

Já pensou você vai lá paga taxa de corretagem, ela destaca a um valor X, só que tem mais outros custos, como da bovespa e tem mais o ISS.

Já pensou se está pagando muito mais do que a taxa de corretagem que você acha que está pagando? E o pior é que você não percebe isso porque você só vê o lucro final da compra da ação.

Você não olha na nota como deveria. Ou olha?

Então fique atento a partir de agora e olhe na sua nota de corretagem e verifique se a sua corretora cobra ISS adicionalmente e qual é o valor da taxa que ela divulga.

ANÚNCIO