Monja Coen indica 6 reflexões para quem quer ter sucesso na jornada empreendedora

ANÚNCIO

A Monja Coen, como é conhecida Cláudia Dias Baptista de Souza, é uma monja budista que se tornou muito conhecida entre nós, brasileiros. Autora de 8 livros, ela recentemente indicou na internet algumas dicas para quem quer ter sucesso na jornada empreendedora.

Assim, o que temos aqui são verdadeiras autorreflexões sobre como dá para usar os nossos próprios sentimentos em nosso favor na hora de empreender. Com certeza, você já deve ter visto um vídeo dela ou lido um texto ou uma entrevista.

ANÚNCIO

E só de ouvir falarmos nela, a gente já começa a respirar mais tranquilamente. Obviamente, isso tem um efeito muito positivo em qualquer jornada do empreendedorismo, onde o equilíbrio é fundamental para a toda de decisão.

As reflexões da Monja Coen para empreendedores

Antes de citarmos as 6 dicas que a Monja disponibilizou na internet, vamos considerar que a iniciativa pelo conteúdo foi do Sebrae Inspira, um programa nacional, que foi publicado em vídeo visando todos os novos empreendedores que querem administrar o próprio negócio.

1 – O início incerto

A Monja diz que todo início de um projeto gera incertezas. E isso é natural. Por isso, todo empreendedor novato deve usar do apoio de pessoas mais experientes no assunto. Ela conclui dizendo que não é porque esse é o começo que as incertezas devem impedir o sucesso.

ANÚNCIO

“A gente se prepara, faz cursos, segue conselhos. A vida é incerta, não há nada certo neste mundo. Então, não é porque você está iniciando agora que as incertezas vão impedi-lo de ir em frente, de levar adiante o seu projeto”.

2 – O trabalho e a família

Ela também fala sobre uma questão que costuma gerar muita discussão: a família e o trabalho. Isso porque no começo da carreira de empreendedor, muita gente tem dúvida em como lidar e conciliar essas duas áreas importantes da vida.

Para a Monja, o segredo está justamente em conseguir conciliar ambos. Como? Fazendo a divisão do tempo, ela conta. E se você dúvida disso, saiba que ela garante que dá tempo de ter cuidado com as duas áreas, sim.

“Organizando-se mentalmente, você se organiza fisicamente E vai dar tempo, sim, de estar com a sua família, com as pessoas que você convive, dando atenção absoluta”, garante.

Ela ainda lembra que o mais importante é estar presente – tanto no trabalho quanto na família. “Isso não significa estar 24 horas por dia presente, mas quando estiver junto, estar de verdade, bem perto deles”.

3 – As crises

A próxima das dicas para se ter sucesso na jornada empreendedora é sobre como enfrentar as crises, que também são comuns de acontecer em todo novo projeto que se inicia. Coen avalia que esses momentos devem servir de aprendizado.

“Você tem que analisar a situação para tomar as decisões acertadas. Você deve perceber que cada obstáculo o deixa mais forte. Olhe a sua meta, não olhe o problema”, ela diz, dando aqui uma das lições mais incríveis que você pode aprender.

4 – A vida digital e a vida real

Para quem acha que a Monja está presa no passado, aqui está um erro grave. Inclusive, ela também faz uma reflexão sobre a vida digital que todos nós estamos vivenciando e que é porta de entrada para o empreendedorismo na vida de muita gente.

“O mundo digital é uma maravilha, mas ele está aqui para nos ajudar. Então, por mais maravilhoso que seja, ele foi criado para ser uma ferramenta para podermos viver melhor. Se isso tira você de seus relacionamentos, então, tem algum problema aí”.

5 – O foco na solução

Mais uma daquelas dicas que valem ouro para quem busca o sucesso na jornada empreendedora é sobre encontrar a solução, ao invés de ficar preso no problema. Afinal, como a Monja diz, os problemas sempre existem.

“É como na matemática, você precisa aprender a ler o problema, aprender qual é a realidade, qual a dificuldade e quais são as possíveis soluções. Não pense em uma única solução, pois existem várias”.

6 – As tomadas de decisões

Para terminar, aprenda algo valioso sobre as tomadas de decisões.

“A gente sabe que tomar decisões traz um desgaste. Para isso, é preciso ter muita certeza. Não duvide de você nem de sua capacidade de decisão. Para tomar uma decisão, é preciso ver todos os ângulos. Intuição é importante, mas além dela é preciso ter a razão”.

Os novos negócios

Ainda sobre a busca incessante por esse sucesso na jornada empreendedora, que tem sido a opção de escolha de muitos jovens, a Monja Coen avalia que é preciso sim considerar técnicas como a da respiração consciente.

Veja 3 passos para empreender com sucesso em um negócio próprio

O passo a passo, ela dá sem pestanejar: sente-se confortavelmente e com a coluna ereta, com os ossos do quadril posicionados no meio do assento e o queixo em linha reta com o solo. Com as mãos sobrepostas sobre o colo, a respiração deve ser lenta, preenchendo todo o pulmão, e, ao soltar o ar, após uma pequena pausa, esvazie o peito quase que por completo.

sucesso na jornada empreendedora

O segredo? Talvez esteja na repetição, que deve ser feita 3 vezes seguidas. “Quando estiver com estresse ou ansiedade, respire. Todas as nossas emoções passam pelo processo respiratório. A respiração consciente nos recoloca presentes no que estamos fazendo”.

E para fechar a lista de palavras-chave, ela ainda cita: paciência, persistência e sabedoria. Essa lista faz parte dos outros conselhos que ela dá para os empreendedores que estão começando.

ANÚNCIO