Somente poupar e economizar não adianta – você tem que ganhar mais!

Todo mundo fala sobre poupar e economizar dinheiro, não fala? Nós mesmos sempre listamos aqui uma série de dicas sobre como poupar dinheiro para viajar ou sobre como economizar dinheiro para trocar de carro, por exemplo. Mas, temos que revelar uma verdade…

Só isso não adianta! A verdade é que você tem que saber ganhar mais também!

Então, hoje a gente vai falar um pouquinho sobre estes itens: poupar, economizar e ganhar mais!

Somente poupar e economizar não adianta – você tem que ganhar mais!

O que realmente é melhor a gente fazer?

A gente vai começar contando uma história já conhecida na internet e que foi narrada diversas vezes. Por isso, vamos resumir tudo apenas na parte objetiva.

2 sócios de uma empresa que ganham a mesma coisa, isto é, possuem o mesmo salário no fim do mês. Um deles é muito focado em poupar e economizar dinheiro. Já o outro é totalmente focado em ser eficiente.

O que ele faz para ser mais eficiente? Ele busca maiores rentabilidades para os seus recursos e não fica apenas poupando. Uma boa parte do que ganha vai para investimentos.

Neste caso, a pessoa que poupava mais (e que praticamente só guardava) é idêntica a muitas pessoas brasileiras, que deixa o dinheiro apenas “guardado” na poupança. Só que elas, no fim das contas, deixam de ganhar muito dinheiro.

O que investia em projetos e focava mais em fazer mais renda ao invés de ficar apenas poupando, depois de certo tempo ele viajava mais, tinha o carro do ano, comprava a casa que queria e, de forma geral, aproveitava mais a vida.

Então, o debate que a gente quer trazer é sobre essa história… Só poupar não resolve, tá?

O equilíbrio

A gente pode tratar essa história como exemplo.

De repente, para alguém que está com um dívida e precisa realmente abaixar a qualidade de vida, existe a necessidade de ser mais eficiente com o dinheiro que recebe. Logo, a busca maior é pela saída das dívidas.

Por outro lado, os novos projetos são importantes para ter mais renda e isso é melhor do que poupar somente por poupar.

É lógico que um não exclui o outro!

Poupar é importante e com certeza poupar ao extremo (baixar o seu nível de qualidade de vida) pode resultar em um desânimo desastroso na sua vida. É aqui que entra a importância do equilíbrio.

Economizar ao extremo não é legal. Pode funcionar no começo, mas não depois. É como tentar emagrecer e ficar 1 dia inteiro sem comer. Não resolve porque depois de 2 dias você vai querer comer o mundo.

Ppensa assim: você é uma pessoa que adora viajar, então todo ano você quer fazer uma viagem diferente com os amigos e tudo mais. se a gente tira este prazer da vida, você concorda que fazer a renda aumentar tirando a viagem vai ser muito doloroso?

Portanto, é mais fácil você fazer novas rendas do que tirar a viagem. Fazer novas rendas é ganhar mais!

E quando a gente pensar em economizar ganhando mais, acabamos tirando as pessoas que estão endividadas e estão querendo sair dessa situação porque realmente não tem uma forma de você acelerar esse processo a não ser você baixar o padrão de vida.

E você cortar custos mesmo, cortar ou diminuir, vai ser o mais importante.

Agora, se você já está trilhando o seu caminho da riqueza e está juntando o seu dinheiro para aposentadoria, então, pode optar por começar a abaixar os custos levemente e ir diminuindo o padrão de vida aos poucos.

Pensar no futuro

Realmente, a gente precisa estudar formas mais eficientes de trabalhar com o dinheiro.

Por que tem decisões inteligentes que podem ser tomadas hoje em dia. E tem muitos vídeos na internet que ajudam a gente tomar decisões inteligentes, como alugar uma casa ao invés de comprar no financiamento.

Na verdade, isso é muito particular de cada pessoa, né. Não dá para gente falar qual é o melhor. Mas, financeiramente falando, o financiamento de imóveis te faz perder muito dinheiro, essa é a verdade.

Então, cada pessoa precisa estudar e saber o que é melhor para ela no futuro.

A  gente precisa pensar no futuro. Essa é a grande verdade a ser dita aqui.

A gente está muito focado no agora. Sabe o conceito do carpe diem? Pensar no agora, viver o agora? Então, só que todo mundo esquece que a previdência está falida… e quem vai te sustentar na velhice?

Investimento

A gente precisa começar a olhar par mais longo prazo, para um pouco mais adiante e considerar cortar os gastos e pensar em novas rendas, ao mesmo tempo.

Economizar dinheiro é um bom começo, mas ganhar mais para poupar mais é ainda mais inteligente.

Agora, falando para a população em geral, considere que em torno de 27 a 30 milhões de pessoas declaram imposto de renda, ou seja, tem a obrigatoriedade de declarar o imposto de renda.

E o imposto de renda, para ser declarado, tem a regra de que a pessoa tem que ter uma renda de R$ 27 mil no ano.

Um estudo do IBGE afirma que mais de 50% das famílias do Brasil vivem com menos de 1 salário mínimo. Portanto, não é nada fora da realidade você tentar viver com 50% menos do que ganha hoje, né.

  • Não dá para viver com R$ 300 reais é verdade, então, qual a solução?
  • Você tem que buscar fazer novas rendas.

É claro que o economizar de fato ajuda você a trabalhar com o seu dinheiro de forma mais eficiente e você já está com a conscientização que você realmente precisa mudar certas coisas, que não vão fazer tanta diferença na sua vida.

A discussão de hoje foi mais para colocar na sua cabeça este pensamento de você decidir entre você economizar dinheiro a todo custo (como ficar um dia inteiro sem comer) ou usar o seu dinheiro de forma mais inteligente.

E, também pensar em investir para rentabilizar o seu patrimônio.