4 Dicas da Small Cap Mais Desejada para Ganhar Dinheiro na Bolsa de Valores

Small Caps são o oposto das Large Caps e isso quer dizer que elas formam um grupo de pequenas empresas, iniciantes no mercado financeiro, que possuem grande chance de crescimento, o que pode dar um retorno substancial aos seus acionistas. Assim sendo, quando o investidor escolhe bem sua small cap, o seu ganho é exponencial.

Conforme estudos feitos nos Estados Unidos, as ações de menor porte podem apresentar um retorno no médio prazo superior aos papéis de empresas maiores. O que mostra a grande vantagem de se investir em small cap.

Por outro lado, as mesmas pesquisas indicam que caso a companhia não corresponde à expectativa de crescimento, que é quando as ações caem drasticamente, então, nesse caso, o investidor perde dinheiro.

O que se pode concluir é que esse tipo de investimento financeiro não é indicado para os novatos do mercado financeiro, que possuem aversão a riscos e sim para os experientes, que sabem fazer a leitura do mercado, da economia, das ações e das possibilidades reais de ganhar dinheiro com ações.

Investir em Small Caps pode ser sim uma boa forma de ganhar dinheiro com as ações da Bolsa de Valores, mas, para tal, é preciso encontrar informações do mercado financeiro.

Separamos alguns tópicos simples e rápidos para você entender um pouco melhor os riscos a serem levados em consideração antes de investir nas Small Caps.

Essa breve introdução foi para explanar, brevemente, o que é uma small cap e como é possível ganhar dinheiro com ela. Nos tópicos que seguem vamos falar sobre outros pontos importantes, que são:

  • Qual é a Small Cap mais Desejada dos Últimos Tempos,
  • Quais as 4 dicas para Ganhar Dinheiro com Small Cap na Bolsa de Valores,
  • Small Caps na Bolsa de Valores de Tóquio.

Se você conhece pouco das Small Caps ou está interessado em descobrir qual a melhor estratégia para ganhar dinheiro com ela, leia.

Small Caps na Bolsa de Valores de Tóquio

O Mercado de Ações do Japão para as Startups recuou para mínima de dois meses nos últimos dias, com investidores retirando dinheiro do mercado arriscando e inflado e causando muita preocupação de que o mercado acionário mais amplo também possa sofrer reflexos.

O Mercado Mothers de Startups da Bolsa de Tóquio viu o seu índice principal despencar esta semana, marcando uma perda de quase 10% ante a máxima de um ano alcançada em junho.

A negociação de futuros no índice Mothers (Mercado de Ações Emergentes e de Alto Crescimento), que estava inativo desde a sua criação, em julho do ano passado, subiu de forma repentina para um recorde de cerca de 4,7 mil lotes em um dia específico, o que é um número 10 vezes maior do que a média diária de cerca de 390.

O Índice Mothers é composto por empresas de biotecnologia e internet, além de outras companhias small caps.

Para se ter uma ideia, o principal mercado de ações ficou relativamente intocado pela forte venda, com o índice de referência Nikkei ficando acima do nível de 20 mil pontos, alcançados em junho.

Para os gestores de fundos e analistas, o mercado Mothers está enfrentando pressões nas vendas por Fundos de Hedges e os investidores estrangeiros esperam uma queda acentuada.

Para outros operadores, o movimento de lucros de papéis do Mothers foi desencadeado pela queda súbita das ações de tecnologia de alto crescimento dos Estados Unidos.

“Houve uma conversa no mercado que alguns gestores de fundos de mid e small caps venderam ações para embolsar lucros. Isso desencadeou a venda do Mothers”, disse Tetsuo Inoue, presidente-executivo da Spring Capital.

“O Mothers é o mercado mais arriscado do mundo, mais arriscado do que os mercados chineses”, ele disse.

4 Dicas da Small Cap Mais Desejada para Ganhar Dinheiro na Bolsa de Valores
reprodução: Google

Quais as 4 dicas para Ganhar Dinheiro com Small Cap na Bolsa de Valores

Durante toda entrada no mercado financeiro das ações, os investidores buscam informações sobre empresas grandes, como Petrobras (PETR4) e Vale (VALE5). Afinal, elas são financeiramente robustas e estáveis, o que aparentemente faz com que tenham menor risco de queda no preço das ações.

No entanto, ao que se sabe, a probabilidade de um rápido e alto ganho também é remota.

As empresas pequenas e novas no mercado acionário, no entanto, dispõe de poucas informações e quase nenhum histórico, o que dificulta a busca de informações do investidor.

Sendo assim, a estratégia mais aceitável para esse investimento financeiro é escolher as empresas que tenham muito potencial de crescimento!

As 5 dicas escolhidas para este tópico nada mais são do que os verdadeiros riscos das ações Small Caps. Obviamente que se você consegue minimizar esses riscos ou, no mínimo, entende-los, então, investir em Small Caps é uma boa ideia.

Workshop 100% Online e Gratuito: Risco Zero nos Investimentos

1 – Baixa Liquidez

As ações muitas vezes têm baixo volume de negociação, portanto existe o risco de compra-las e não conseguir vendê-las.

Imagine que você tenha um terreno que valorizou 3.000% nos últimos anos, mas na hora de vender descobre que ninguém está interessado nela. Esse é o problema da falta de liquidez, já que você terá que vender, obviamente, por menos do que aquilo vale.

Observe que na Bolsa de Valores do Brasil, mesmo que algumas empresas tenham alto valor de mercado, elas podem ter poucos casos de negociações de ações ao longo do dia, o que complica a sua situação na hora da venda.

Para evitar esses casos, vale a pena se atentar ao volume diário de negócios de ações da empresa feita no dia a dia. Para isso, acesse plataforma gráfica e use o indicador “Volume”, que mostra o volume financeiro negociado em cada período.

2 – Dificuldades de Análises

Com as ações novas na Bolsa de Valores (ou empresas novas), a tarefa de estabelecer padrões gráficos confiáveis e fundamentados da gestão empresarial é mais difícil, já que não há dados estabelecidos.

Atualmente, existem mais de 450 empresas listadas na Bovespa e cada uma delas tem mais de uma ação, entre preferenciais e ordinárias. Assim, não há analistas suficientes para cobrir cada uma dessas ações, sendo que o foco está, normalmente, nas Large Caps.

Uma saída para este caso é que, ainda que as Small Caps não tenha a cobertura de analistas, as próprias empresas, quando dedicadas com o investidor financeiro, cria uma área chamada de Relações com Investidores nas suas próprias plataformas.

Portanto, antes de investir dinheiro em Small Cap, procure esses gráficos e faça análises.

3 – Má Precificação

É considerado um risco das Small Caps porque são empresas novas e muitas vezes não tem valores anunciados de forma correta ou compatíveis com as suas operações e a valorização da marca.

Dessa forma, elas podem oscilar para cima ou para baixo, de forma grande.

Pense em uma empresa que obteve 50 milhões de reais de faturamento nos últimos 12 meses e 150 milhões de reais no ano seguinte. Podemos afirmar que no outro ano o faturamento será 3 vezes maior novamente?

É impossível afirmar com certeza.

Para evitar esse risco, tenha metas de retornos, compare os diferentes tipos de indicadores fundamentalistas das empresas e observe se o preço está compatível com o maior risco.

4 – Incerteza de Crescimento Operacional

Pode ser que as operações da empresa não sejam sólidas ou saudáveis o suficiente. Além disso, há de se observar o estado de falência ou recuperação judicial, o que é considerado um tiro no escuro.

Essas questões são difíceis de prever no início do investimento, mas tem como se observarmos os seguintes tópicos:

  • Tamanho de Mercado – existe demanda para crescimento?
  • Competidores – quais são os concorrentes?
  • Administração – quem cuida da empresa e o histórico dos gestores?
  • Geração de Caixa – a empresa tem caixa para financiar projetos?

Por Que As Small Caps podem ser Rentáveis?

Ao que tudo indica, quando os cuidados acima são levados em consideração, as small caps podem fazer o investidor ganhar dinheiro no mercado de ações justamente por contrapor tais requisitos.

Por exemplo, no caso da má precificação podemos ter uma vantagem, ao passo que existem casos em que as ações ficaram anos com um preço bastante baixo do seu valor patrimonial.

Aí, há de se considerar também o alto potencial de crescimento, onde elas podem apresentar negócios inovadores ainda que não sejam consolidados. E podem ser alvo de aquisições feitas pelos concorrentes ou fusões com as competidoras, o que renderia um bom ganho na escala de operações.

Um bom indicador para avaliar o desempenho das ações small caps é o índice SMLL, que é responsável por agrupar empresas desse perfil.

4 Dicas da Small Cap Mais Desejada para Ganhar Dinheiro na Bolsa de Valores
reprodução: Google

Qual é a Small Cap mais Desejada dos Últimos Tempos

Já vamos falar sobre a Small Cap mais desejada, mas antes falaremos de um levantamento do Money Times, que tem analistas do Bradesco, Coinvalores, Genial, Itaú, Santander e Upside Investor.

Eles citaram 38 ações diferentes para as carteiras no mês de agosto, o número é superior aos do mês passado, que foram de 32 lembrados.

A mais lembrada foi a Iochpe-Maxion (vamos falar dela no próximo tópico), lembrada em 5 portfólios. Para a Uspide Investor, a empresa teve sucesso recentemente na implementação de uma nova planta de rodas de alumínio, além de estar colhendo frutos de 2016.

“Assim como outras empresas industriais, há uma forte tendência de recuperação de tais setores e que dada as características do negócio, há razoável melhoria de resultados. Destacamos o programa de recompra de ações de empresa que pode oferecer sustentação aos preços atuais”, disse Ricardo Walendorff e Shin Lai.

O Preço-Alvo dela é de 20 reais.

Confira as indicações.

Com 5 Indicações:

  • Iochpe-Maxion.

Com 2 Indicações:

  • ABC Brasil,
  • Alliar,
  • Alupar,
  • Copasa,
  • CVC,
  • Duratex,
  • Randon,
  • São Martinho,
  • Ser.

Com 1 Indicação:

  • Arezzo,
  • Cesp,
  • CSU,
  • Direcional,
  • Eletropaulo,
  • Energisa,
  • Eztec,
  • Fleury,
  • Gerdau Metalúrgica,
  • Hering,
  • Hermes Pardini,
  • Iguatemi,
  • Linx,
  • Locamerica,
  • Minerva,
  • Movida,
  • MRV,
  • Multiplus,
  • Qualicorp,
  • Rumo,
  • São Carlos,
  • Senior Solution,
  • SLC,
  • Smiles,
  • Sonae Sierra,
  • Via Varejo.

As Ações da Small Cap Iochpe-Maxion (MYPK3)

A Iochpe-Maxion está no foco dos analistas e dos investidores desde o mês de agosto, conforme o levantamento do Money Times. Além de ser a preferida das Small Caps, ela é indicada por vários analistas que confirmam os resultados apresentados:

  • Lucro Líquido – 24,6 milhões de reais,
  • Crescimento de 441% na comparação com o mesmo período anterior.

O Credit Suisse, por exemplo, assinou uma nota avaliando os resultados impulsionados pela recente recuperação da produção de veículos no Brasil e nas operações internacionais.

“Nos Estados Unidos, as fracas tendências para os veículos foram mais do que compensadas pelo melhor cenário para os caminhões pesados, enquanto a divisão europeia continua sólida”, explicam os analistas.

O banco avalia também que após alguns anos de queima de caixa e perto do ponto de virada, reestruturação de custos e a inauguração da nova fábrica de rodas de alumínio, a Iochpe entrou em uma nova fase.

“A empresa não tem planos para projetos de expansão de capacidade no curto prazo, o que, combinado com a capacidade disponível no Brasil, pode levar o investimento a permanecer abaixo dos níveis de depreciação nos próximos 12 a 18 meses”, disseram.

A recomendação, então, é “outperform”, com um alvo-preço de 16,71 reais.

Além do Credit Suisse e Upside Investor, o BTG Pactual também falou sobre a empresa. Para ele, o risco de alta para as suas estimativas reforço a recomendação de compra. Sendo que os analistas previram um preço-alvo de 21 reais.

“Observamos que uma melhor alavancagem operacional no Brasil provavelmente continuou a contribuir fortemente para melhores margens consolidadas, apoiando nossa tese de que a Iochpe deve se beneficiar massivamente das perspectivas de melhores tendências de produção de automóveis no Brasil”.

Por fim, a WhatsCall Research citou os dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), que projetaram crescimento na produção de veículos de 31,5% com a exportação crescendo em 35% e um mercado interno avançado 4%, para reiterar a sua recomendação de compra e um preço-alvo de 22 reais.

“Com o cenário projetado pela Anfavea, aliado a queda nas taxas de juros, a Iochpe-Maxion é um dos melhores ativos para se estar posicionado, já que atua no segmento de rodas e autopeças (que tiveram crescimento) e de equipamentos ferroviários”.

Com informações de Advfn, bussoladoinvestidor, terra e investing