De Camelô à Bilionário: Como Silvio Santos conseguiu se tornar o 1º Bilionário da TV Brasileira?

Em 2013, a revista norte-americana Forbes confirmou que Silvio Santos foi o 1º bilionário da Televisão Brasileira, com uma fortuna estimada, na época, em US$ 1,25 bilhão. A reportagem afirmou também que nenhum outro apresentador do Brasil conseguiu entreter tantas gerações de telespectadores por tanto tempo. Na época, o grupo Silvio Santos era um conglomerado que tinha mais de 30 empresas que somavam uma receita de 4 bilhões de reais por ano.

A informação pegou todos de surpresa porque desde novembro de 2010, Silvio Santos apresentou consecutivas perdas, após o rombo do banco PanAmericano. Para sanar essa questão, o showman enxugou as dívidas, vendendo o banco para o grupo BTG Pactual e a empresa de pagamentos onlines Braspag, além da rede de lojas do Baú da Felicidade.

A emissora foi dada como garantia no empréstimo de 2,5 bilhões do Fundo Garantidor de Crédito para salvar o banco.

O Fundo Garantidor de Crédito é uma associação civil sem fins lucrativos, com personalidade jurídica de direito privado do Brasil, que administra um mecanismo de proteção aos correntistas, poupadores e investidores, permitindo recuperar os depósitos ou créditos mantidos em instituição financeira, em caso de falência ou de sua liquidação. Para isso, o FGC recebe uma porcentagem de 0,025% com base nos valores depositados nas instituições financeiras. Conforme o artigo:

Art. 2º Fixar, em 0,025% (vinte e cinco milésimos por cento) do montante dos saldos das contas correspondentes às obrigações objeto de garantia, a contribuição mensal das participantes do FGC. Continue Lendo para saber tudo sobre o FGC!

As marcas Jequiti Cosméticos e a Tele Sena passaram a ser os principais produtos financeiros do apresentador. Há informações de que o Grupo Silvio Santos também tenha no portfólio a Sisan Empreendimentos Imobiliários, a produtora de vídeo Promolíder e o hotel Sofitel Jequitimar Guarujá.

Algumas informações um pouco mais pessimistas também foram citadas pela revista Forbes, com o rombo do banco PanAmericano e o sequestro de uma de suas filhas. Confira!

Como Investir Dinheiro para Ficar Rico ganhando apenas um Salário Mínimo em #3 Passos

Trajetória de Silvio Santos

Nascido em 12 de dezembro de 1930, no Rio de Janeiro, Senor Abravanel cresceu em um lar humilde e começou a vida como camelô. Nessa ocasião, pensou em ganhar dinheiro para ajudar a família, sendo que a mãe era muito severa e o pai gastava tudo em jogos.

10 Vícios que Podem acabar com o Seu Dinheiro!

Foi quando ele viu um homem vendendo capinhas de plástico para guardar títulos de eleitor nas ruas durante as eleições de 1946. Ele resolveu fazer o mesmo e usou como diferencial a habilidade em embaralhar cartas e fazem sons com as moedas.

Depois, venceu um concurso de locutores de rádio e não demorou muito para conquistar fãs e alavancar a carreira na televisão. Porém, ainda durante a fase de locutor, Silvio já mostrava suas primeiras características de empreendedor.

3 Motivos pelos quais TODO EMPREENDEDOR deve conhecer o investimento no TESOURO DIRETO!

Com contrato na Radio Nacional de São Paulo, ele tinha um salário que não dava para pagar as contas do mês. Então, criou uma revista que reunia palavras cruzadas, charadas e passatempos e que eram vendidas no comércio. Nesse mesmo tempo, ele atuava como corretor de anúncios e animador de shows de circo.

Nos anos 60, levou prêmio Roquette Pinto, a maior importante festividade da televisão nacional na época. Também ganhou títulos de “Melhor Animador do Ano” e “Personalidade Artística do Ano”.

Uma novidade para muitos é que antes de ser dono da própria emissora, Silvio Santos apresentava um programa de domingo na TV Globo, durante as décadas de 60 e 70. No final dos anos 80, Silvio se candidatou à presidência da República, porém, teve a candidatura impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral, já que o partido não realizou convenções nos estados, conforme obrigava a lei.

Em 2001, o apresentador foi a atração do carro abre-alas da escola de samba “Tradição”, que homenageou com o enredo “O Homem do Baú, Hoje é Domingo, É Alegria, Vamos Sorrir e Cantar”.

Você vai investir dinheiro em bancos? #3 Motivos para Não fazer isso se quiser Viver de Juros

A Herança de Silvio Santos

Durante a gravação do Troféu Imprensa, na última quinta-feira (4), Silvio Santos disse que vai passar o comando do SBT para as filhas Daniela e Renata, atualmente diretora artística e vice-presidente do Grupo Silvio Santos.

Em fevereiro, Silvio recebeu uma autorização do Governo Federal para transferir o comando da emissora para as filhas, por meio de quatro decretos publicados no Diário Oficial da União (DOU). Os decretos autorizaram o SBT a realizar “transferência direta” e “modificação do quadro diretivo” das concessões em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília.

Os boatos, conforme informações da Folha, são os de que o comanda ficará por conta de um conselho, formado pelas filhas e mais 3 pessoas ainda não identificadas. Os planos, conforme Patrícia Abravanel, apresentadora da “Máquina da Fama” é de que ela continue apresentando o seu programa, que só tem 4 anos, mas já é uma das 5 audiências da casa.

De Camelô à Bilionário: Como Silvio Santos conseguiu se tornar o 1º Bilionário da TV Brasileira?

Reprodução: Google

“Somos muito unidas. É tipo as Kardashians, mas mais certinhas e menos fúteis. Todo mundo trabalha”, ela diz, irônica. “Quando entrei, assumi: estou aqui porque sou filha do dono. Adiantei o que poderiam dizer”, confessa ela, que diz ter temido às críticas, mas só recebeu “carinho do público que já amava o Silvio”.

Sobre o problema de ter vários membros trabalhando na mesma empresa, cada um com a sua função, Patricia diz não haver conflitos. “Percebi que é um diferencial. Um dos nossos pilares é a família”.

Sobre isso, buscamos os perfis das 7 Herdeiras do Famoso Apresentador. Confira!

  1. Íris, 65: A matriarca trabalha duro, afirmam os funcionários do SBT. “Espero meu marido dormir para trabalhar no silêncio”, ela disse, em recente lançamento de um folhetim infanto-juvenil “Cúmplices de um Resgate”. Antes de fazer parte da empresa, Íris teve uma grife de roupas íntimas nos anos 2000, mas começou a escrever pela “dificuldade que meu marido encontrava para trazer autores globais”.
  2. Cíntia, 52: A filha número 1 ou do teatro, se preferir. Ela pertence às artes cênicas mais do que à teledramaturgia, tanto é que administra o teatro Imprensa por anos e agora está atuando como produtora de espetáculos, além de administrar a carreira do filho, o cantor e ator Tiago Abravanel. Em 2014, ela foi a responsável por adaptar a novela “Carossel” para o teatro.
  3. Silvia, 45: A filha número 2 de Silvio Santos substituiu as crianças do “Bom Dia e Cia” após uma determinação judicial que proibiu as crianças de gravarem devido à jornada de trabalho. A diretora assumiu a função em cima da hora. “Ela ficou bem assustada de ter que encarar esse desafio, mas está preparada para enfrentar o que vier”, disse Íris.
  4. Daniela, 39: A filha número 3 é a “Dona da Grade” da emissora. Entre as atribuições como diretora artística e de programação está a contratação de apresentadores e escolha de novos projetos. Foi ela quem trouxe a Eliana de volta, por exemplo e o renascimento de “Chiquititas”, o maior sucesso da emissora nos últimos tempos.
  5. Patrícia, 35: A filha número 4 é, com certeza, a mais carismática e talentosa quando o assunto é aparecer nas telinhas. “Atualmente, tento ficar mais solta com o teleprompter e ter mais controle das entrevistas gravadas, como se elas fossem ao vivo”.
  6. Rebeca, 34: “Vim com a caravana do Roque”, conta a filha número 5 que já dividiu o palco com o pai, há 5 anos. Ela tinha uma escola de bilíngue e cursos nos EUA e na Suíça, o que serviu de experiência para tomar frente à direção da Jequiti, empresa de cosméticos com vendas anuais de 450 milhões de reais.
  7. Renata, 29: A filha número 6 é a caçula e a vice-presidente do grupo Silvio Santos. Discreta, ela raramente aparece em público, geralmente em funções corporativas como as convenções da Jequiti. “Ela é firme e muito gentil”, diz um funcionário do SBT que não quis ser identificado. “Eu estou amando, tem sido um privilegio trabalhar próxima à ele [Silvio Santos]”, ela disse em 2013.

Notícia Quente: Silvio Santos se une ao presidente da Rede TV e ao bispo Edir Macedo, da Record, para um pacto de resistência às TVs por assinatura

O que acontece é que essas empresas citada acima exigem receber pelo repasse de suas programações em sinal digital, mas as operadoras (como Sky, Net, Claro e Oi) dos canais de assinatura não querem pagar. Isso foi acentuado porque houve a ininterrupção do sinal por parte das 3 empresas na Grande São Paulo, no último dia 29.

“O que as TVs pagas fazem com a gente é uma puta sacanagem porque pagam para ter acesso ao sinal da Globo e da Band, mas se recusam à conversar com a gente”, disse um executivo de uma das emissoras que participa das negociações.

De Camelô à Bilionário: Como Silvio Santos conseguiu se tornar o 1º Bilionário da TV Brasileira?

Reprodução: Google

Conforme o cálculo dessas empresas, elas teriam que receber, juntas, algo em torno de 500 milhões de reais por ano, um dinheiro que equivale à metade da receita do SBT, conforme dados de 2016. Assim, as 3 emissoras criaram a joint venture Simba, que será responsável por negociar essa distribuição do sinal. “Na recessão que a economia brasileira atravessa, deixar de receber pelo nosso conteúdo é uma sentença de morte”, afirmou a fonte.

Sobre o SimbaA Simba Content é uma empresa programadora de televisão por assinatura brasileira criada a partir de uma joint venture formada entre as redes Record, RedeTV! e SBT para distribuírem os seus sinais entres as operadoras de TV paga. Um dos principais imbróglios das negociações, é que as operadoras se recusam a pagar o valor cobrado, alegando que eles sempre foram fornecidos aos clientes de forma gratuita como na TV aberta e que isso poderia criar um possível monopólio. Os canais são responsáveis por 20% da audiência da TV paga.

O embate não tem ainda um vencedor. Longe disso, a disputa está acirradíssima, se levarmos em conta que as TVs pagas poderão perder muitos assinantes, mesmo porque apenas em 2016, foram mais de 364 mil cancelamentos de assinaturas. Por outro lado, as emissoras terão dificuldade para vender suas cotas de publicidade.

Leia Também: 3 Itens Domésticos Indispensáveis tiveram alta em 2017. Como manter o Orçamento Financeiro?

Eles são itens indispensáveis porque estamos acostumados a viver com eles. A Energia Elétrica, por exemplo… Quem, em pleno século 21, conseguiria viver sem luz? Pode até ser que alguém consiga, mas, com certeza, fará parte de uma minoria. E o gás de cozinha… A maioria das pessoas o usa como combustível para o preparo da comida.

E se os itens domésticos sobem, o que fazer para conseguir manter as contas em dias?

Confira!

Como o assunto é dinheiro, saiba quem é o Brasileiro mais Rico nos dias atuais…

Jorge Paulo Lemann é o 19º mais rico do mundo, com US$ 27,8 bilhões e fica atrás apenas de nomes como Bill Gates, que tende a ser o 1º trilionário que já existiu. O brasileiro e carioca de 75 anos, forma o trio da cerveja junto com Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira que controlam a AbinBev, maior cervejaria do mundo. Ah, essa empresa é dona da Skol, Brahma, Antártica, Pepsi e Guaraná Antarctica.

Forbes lista os 100 Mais Ricos do Mundo. #4 São Brasileiros!

Eles também são donos das Lojas Americanas, Submarino, Burguer King e recentemente adquiriram, junto com outro milionário Warren Buffet, a Heinz Ketchup, o ketchup mais consumido do mundo. Depois da queda de Eike Batista, Lemann passou a ocupar o cargo de homem mais rico do Brasil, pela segunda vez consecutiva.

Leia Mais: Brasil insere 208 mil pessoas entre os 10% mais ricos do planeta

O Brasil também se destacou entre os países que mais colocaram pessoas entre os 10% mais ricos do mundo, tendo um acréscimo de 208 mil pessoas. Entre o acréscimo no 1% dos mais ricos do planeta, o Brasil ficou na 7ª posição, adicionando 14 mil novas pessoas.

O Credit Suisse destaca que é importante considerar o efeito do câmbio, já que o real se valorizou em referência ao dólar, enquanto que a livra esterlina desvalorizou. Continue Lendo…

 

Com informações do UOL, Terra, Folha e Istoé