5 Serviços do Governo de São Paulo para Economizar Dinheiro

A perspectiva é de melhora, mas a situação financeira ainda não está tranquila e nem favorável. Então, quanto mais pudermos economizar dinheiro e fazê-lo render um pouco mais, melhor será. Essa tarefa pode não ser muito simples, mas existem alguns macetes que podem ajudar nesse sentido. Selecionamos 5 Serviços do Governo de SP que te ajudarão a Economizar Dinheiro. Leia!

1 – Curso de Controle das Finanças Pessoais

Faz parte do projeto Acessa SP, um programa de inclusão digital do Governo de São Paulo. O minicurso é online e gratuito, e traz uma série de dicas de especialistas em finanças. O programa mostra que é possível ir mais longe do que se imagina se a pessoa tiver disciplina financeira, determinação e organização pessoal.

O minicurso do Acessa é divido de 3 à 5 aulas, na qual cada uma não leva mais do que 15 minutos para ser finalizada. O Certificado de 3 horas é gerado automaticamente após a conclusão do curso.

Para se inscrever, os interessados só precisam acessar o site do Programa, entrar na aba de “Cursos” e clicar em “Minicursos”. Depois, escolher o curso “Controle das Finanças Pessoais” e realizar o cadastro, que é feito com o e-mail e a senha cadastrada.

O interessado por cursar as aulas de casa ou em qualquer unidade do Acessa SP.

Além do tema de finanças, o programa oferece também outras opções, tais como: “Como Falar em Público”, “Aprenda a Preparar um Currículo”, “Como Cuidar do Automóvel”, “Comissário de Bordo”, “Viajar Barato”, “Aprenda a Jogar Xadrez”, “Como Arrumar uma Mala de Viagem”, “Segurança Pessoal”, “Dengue, uma Guerra a Ser Vencida”, e outros.

Todos estão disponíveis no site: http://minicursos.acessasp.sp.gov.br/011_financas/.

2 – Orientação Financeira do Procon para Endividados

Aqui, o foco é ajudar as pessoas a superarem as dificuldades financeiras, recuperando o crédito e tocando a vida adiante. Para tal, a Fundação Procon oferece regularmente cursos e palestras ao consumidores. Todos acontecem na sede da Fundação.

Por exemplo, até o final desse mês, interessados podem fazer inscrições no Curso “Dívidas e Dúvidas” tanto no período da manhã e da tarde. Outro curso, “Direitos Básicos do Consumidor” também está disponível.

Leia Também: Você pode estar perdendo dinheiro sem saber – Descubra 10 situações que conferem à Venda Casada!

Todas as informações estão no site: http://www.procon.sp.gov.br/cursos.asp

3 – Serviços que Podem ser Cancelados durante Viagens

Essa é uma dica muito valiosa! Ao deixar a residência desocupada por algum período, o que acontece principalmente nas férias, é possível fazer a solicitação da suspensão de alguns serviços, tais como o de telefone fixo e celular, água e energia elétrica.

Todas essas informações está disponíveis no site do Procon, na aba “Educação para o Consumo”, que orienta os consumidores com maneiras de Economizar Dinheiro.

Confira algumas dicas, conforme o Procon:

  • Telefone Fixo: É chamado de “Desligue Temporário” e o consumidor tem que estar com os pagamentos em dia. O prazo é de 30 à 120 dias e uma única vez a cada 12 meses, sem a cobrança de taxas para suspensão ou reativação. A assinatura mensal não pode ser cobrada.
  • Telefone Móvel: A suspensão pode ser feita pelo prazo de 30 até 120 dias, uma vez a cada 12 meses, também. Não há ônus para o consumidor e também é preciso estar em dia com os pagamentos.
  • TV por Assinatura: Pode ser feita pelo prazo de 30 à 120 dias, uma vez por ano. Não há ônus para o consumidor e também é preciso estar com o pagamento em dia.
  • Água: O prazo pode variar, por isso, tem que ser visto com a concessionária. Nesse caso, existe, inclusive, a cobrança para a supressão e para a religação do serviços.
  • Energia Elétrica: Cada concessionária possui regras especificas. E, para verificar as condições, o consumidor precisa entrar em um contrato com a empresa que atende a região.
5 Serviços do Governo de São Paulo para Economizar Dinheiro

Reprodução: Google

Para todos os casos citados, é preciso entrar em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) das empresas e fazer a solicitação. É fundamental que o consumidor anote os números de protocolo de atendimento.

Bradesco, Santander e Caixa Econômica Federal são os bancos mais reclamados dos últimos 2 meses

E, para mais saber, outros serviços, como Internet, Academia, Cursos, Revistas e outros, é preciso verificar no contrato feito com o fornecedor se é possível pedir a suspensão temporária e quais as condições para tal. Em muitos casos, há cobranças extras, prazos específicos, e etc.

Todas as informações estão no site do Procon: http://www.procon.sp.gov.br/

4 – Minicurso Sobre o Aproveitamento dos Alimentos

O minicurso “Alimente-se Bem Sem Desperdícios” tem o objetivo de mostrar que muita gente acredita que alimentar-se bem significa gastar muito dinheiro com comida ou alimentar-se muito, de forma exagerada. O que, de fato, não é.

O curso aborda temas sobre os maus hábitos alimentares, a explicação correta de comer bem, a forma econômica de fazer isso e o aproveitamento dos nutrientes durante a refeição. Ele também é dividido de 3 a 5 aulas de, no máximo, 15 minutos cada e certifica o candidato após a conclusão.

Mais informações no Site: http://minicursos.acessasp.sp.gov.br/017_reaproveitamento/

Leia também:

Quer Economizar Dinheiro? Não compre esses 17 Alimentos, os mais caros do mundo

5 – Nota Fiscal Paulista

É um programa que, quando o cidadão participa, ele recebe de volta parte do imposto embutido nas mercadorias e ainda concorre à prêmios em dinheiro. A inscrição é rápida e gratuita.

Veja um vídeo explicativo disponibilizado pelo Estado:

O Programa Nota Fiscal Paulista devolve até 20 do ICMS efetivo recolhido pelo estabelecimento a seus consumidores. Esse é um incentivo para que os cidadãos exijam a sua nota fiscal, que é de direito dele. Mais informações, no site: http://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/default.asp

Sobre esse último tema e os outros também, a Secretaria da Fazenda afirma que não envia SMS para Celular: “A Secretaria da Fazenda informa que não envia, nem nunca enviou, mensagens de texto para celulares (SMS) informando que o consumidor ganhou algum prêmio do sorteio da Nota Fiscal Paulista. Caso você receba este tipo de mensagem, não ligue para o telefone indicado por tratar-se de uma tentativa de golpe!”

Aprende Tudo Sobre o Mercado Financeiro e Saiba Como Investir Sem Riscos! O Curso do Trovó é Gratuito e Online! São apenas 4 vídeos aulas que tem um Valor Agregado de Conhecimento Gigantesco. Confira:

Workshop 100% Online e Gratuito: Risco Zero nos Investimentos

Com informações do Estado de São Paulo