Será que existe o melhor investimento para 2019?

Deixando um pouco a questão partidária de lado, vamos fazer uma pergunta bem óbvia para quem sabe a importância de dar valor ao dinheiro: será que tem o melhor investimento para 2019, com o governo Bolsonaro?

Todo mundo sabe que há alguns anos, a poupança era pífia e qualquer renda fixa valia mais a pena. Com o tempo, com as medidas do governo, isso tudo foi mudando… E agora, será que a poupança está valendo a pena? Será que são as ações? Qual é o melhor investimento?

Afina, será que ele existe?

E a pergunta não se restringe apenas às aplicações financeiras, né. Para os empreendedores, a questão é: qual a melhor área para se investir e como se pode obter vantagens em tempos de crise?

Essa pergunta vale para o Brasil e para o mundo inteiro porque na verdade não importa onde você está agora e não importa qual seja o mercado em que você atual. Aliás, não importa nem mesmo se você está em crise ou não.

A resposta é que o melhor investimento para 2019 não existe – ao menos, por enquanto não existe.

E a resposta é bem simples e justificável por 2 motivos:

I – Oferta e Procura

Primeiro porque se existisse um único e bom investimento todo mundo desejaria investir nesse mesmo investimento e todo investimento é ilimitado – ou seja, nem todo mundo poderia investir nele.

Você tem um X de imóveis e tem um número X de criptomoedas. Assim como poder ter um número x de ações na empresa. Todo mundo investir naquele ativo sabendo que é o melhor investimento, quem tem não, vai querer comprar. Mas, quem tem, não vai querer vender.

E aí, se não quer vender, a única forma que convenceria alguém que tenha aquele ativo vender seria aumentando muito o preço iniciativa.

Então, mesmo que seja um ativo muito rentável, que traga algum tipo de rendimento, algum tipo de aluguel com um tipo de dividendo, saiba que se o preço começa a subir muito porque a procura é muito grande, chega uma hora que você paga tão caro por esse ativo que a rentabilidade interessante que ele tinha deixa de existir.

É uma simples questão de oferta e procura, está bem?

Então, o primeiro ponto é por essa razão que o que é um ótimo investimento hoje pode deixar de ser e provavelmente deixará de ser um ótimo investimento amanhã.

II – Individualidade

O segundo motivo é que cada pessoa tem uma necessidade, cada pessoa tem um nível de conhecimento, cada pessoa tem uma certa habilidade para lidar com determinados tipos de mercados. E, por fim, cada pessoa tem a sua individualidade, também.

Quando você pergunta para o especialista qual é o melhor investimento, normalmente o especialista vai te titubear, vai circular, vai evitar dar uma resposta porque ele precisa entender qual é a sua necessidade antes de dar uma resposta sobre melhor investimento.

Isso porque o melhor investimento do ano pode ser aquele pensando:

  • No seu objetivo,
  • No seu tempo de investimento,
  • No seu patrimônio para as aplicações,
  • Na sua disposição para correr riscos ou não, etc.

Em um primeiro momento, você começa a investir um reserva de emergência, em um segundo momento você  investe para o futuro, que pode ser um plano de previdência, um projeto para sua previdência e depois vai montar uma carteira diversificada de risco para realizar diferentes prazos.

Os tipos de investimentos

Visto isso, vale entender que existem prazos e objetivos diferentes, né.

Inicialmente, sempre devemos pensar em reserva de emergência e ela nem precisa ser tão grande assim. Mas, a importância dela é suprema porque ela nos vai dar chance para termos melhores tomadas de decisão, por exemplo.

Todo investidor, seja novato ou experiente, tem que entender que cada investimento vai atender a uma necessidade, que se somada à liquidez para o curto prazo ou a falta dela para a reserva de emergências, por exemplo.

Uma renda fixa sem liquidez para sua previdência da aposentadoria pode ser ideal, mas sem liquidez para a reserva de emergência, talvez não seja.

Talvez uma indice para a previdência? Pensando em uma estratégia diversificada para realizações de sonhos diferentes? Enfim, não existe o melhor investimento, de fato.

O melhor investimento sempre será aquele que você conhece melhor, isto é aquele que você está estudando mais e entendendo mais. Aquele que você convive mais no dia a dia e que tem tudo a ver com o que você está pensando, esperando, lutando e levando à sério.

Na prática, não há o melhor investimento e você saberá o melhor para você quando estiver bem envolvido.

E também é na prática que você vai notar que quem está envolvido com o mercado de investimentos tem mais facilidade para identificar qual é o momento de crise, quando é favorável investir nisso ou naquilo.

Normalmente, essas pessoas mais curiosas e mais envolvidas vão ter os melhores desempenho financeiros nos momentos de crises porque vão notar que enquanto uns investimentos perdem valor, outros ganham rentabilidade.

Dê o primeiro passo

Para quem ainda não sabe por onde começar ou qual é o melhor investimento para o seu objetivo, vale a dica de começar. E o começo é juntando dinheiro, aplicando, aumentando o patrimônio. A poupança está longe de ser um bom investimento, mas…

Mas, pode ser o seu começo. Acumule lá algum patrimônio para sua reserva de emergência até que encontre a sua aplicação mais perfeita, com base nos seus ideais. O brasileiro tem muita dificuldade em guardar dinheiro, só que quando se tem foco e metas, isso aconteça mais facilmente.

Pense nisso e dê o primeiro passo!

Não há posts para exibir