Conheça a verdade sobre ser rico ganhando pouco

Muitas vezes, a gente fica um pouco surpreso quando surge o assunto de “ser rico ganhando pouco”. Afinal, os brasileiros, por natureza, são desconfiados. Mas, é verdade e isso realmente pode acontecer de maneiras dentro da lei.

Antes de tudo, por exemplo, a gente vai entender uma coisa. Existe uma grande diferença em ser rico e se tornar rico. Nem todo mundo que é rico se tornou rico e isso é um problema e tanto. E isso explica, por exemplo, porque dá para ser rico ganhando pouco… Porque você se torna rico!

ser rico ganhando pouco

Ficou confuso com essa introdução? Calma que a gente explica, viu. É muito fácil e simples. E o melhor de tudo é que isso não tem nada a ver com quando você ganha ou com o que você trabalha. Nem mesmo sobre a sua profissão e nem sobre a cidade que você está.

O fato é que você se torna rico quando começa a entender como isso funciona. E, para isso, você precisa aprender a aplicar algumas pilares. E agora é que a gente começa o show. Acompanhe quais são esses pilares para construir a sua liberdade financeira.

Os pilares da riqueza

A primeira coisa que temos que corrigir é a nossa mentalidade. Ou melhor, aquilo que pensamos sobre o dinheiro e sobre como ser rico ganhando pouco.

E isso, inclusive, vale para todas as áreas da nossa vida. Especialmente, quando se trata de finanças.

A sua mentalidade é o fator principal – para não dizer a única – que define o seu futuro financeiro. Por isso, se você tem mentalidade de classe média ou baixa, infelizmente, você vai ter exatamente os resultados dessa classe.

Para você se tornar alguém rico, você tem que ter mentalidade das pessoas ricas. E depois a gente vai falar um pouquinho mais detalhado sobre isso. Mas, antes vamos pular de tópico.

Outra coisa que você precisa aprender é sobre ter um padrão de vida correto, com base na sua administração financeira. Mas, o que que isso quer dizer? Que quando a pessoa tem um padrão de vida errada fica complicado ser rica ganhando pouco.

Isso porque o que acontece é que todos os recursos da família vai para pagar contas. Assim sendo, essa pessoa nunca vai ter alguma “sobra” de dinheiro. E é pouco provável que ela vai crescer e enriquecer na vida.

Mais um dos pilares que, infelizmente, existe no Brasil tem a ver com as dívidas. E ele tem que ser superado por quem está em busca da riqueza.

A verdade é que estamos falando sobre ser rico ganhando pouco, mas nós estamos falando também de 60% das pessoas endividados. Isso no país todo. Então, enquanto se tem dívidas, isto é, contas a pagar com juros e tudo mais não podemos falar sobre liberdade financeira.

O último dos pilares se chama investimento. E, de fato, é o mais fácil porque desde que você aplicou os primeiros pilares, aí é só estudar as opções de aplicações disponíveis.

O importante é entender que para ser rico ganhando pouco é preciso aplicar todos os pilares. Do mais difícil ao mais fácil. E na ordem certa, sendo que assim você pode construir sua liberdade financeira.

A construção da liberdade financeira

E para você que acha que isso é muito difícil de ser feito, saiba que não. Tanto é que todos esses pilares são listados no livro “Eu vou te ensinar a ser rico”.

E a obra ensina exatamente como qualquer pessoa, independente com a sua situação atual, consegue ficar rica mesmo ganhando pouco.

Assim sendo, se você quer realizar os seus sonhos quer construir uma carreira de sucesso ou quer proporcionar conforto para sua família, então, saiba que dá. Aliás, o mesmo vale para outros motivos. Como para quem quer conhecer outros países, por exemplo.

O fato é que ser rico ganhando pouco não depende apenas de ter um grande patrimônio E sim de ser feliz também.

Por isso mesmo é importante voltarmos a falar da questão do padrão de vida! Então, atente-se a esse pequeno tópico que criamos sobre isso.

Atenção ao padrão de vida!

Os educadores financeiros falam que para que a pessoa alcançar a prosperidade ou independência financeira ela tem que viver um pouquinho abaixo do seu padrão de vida. Só que isso acaba entrando por um ouvido e saindo por outro, em grande parte das vezes.

A ideia de viver abaixo do padrão de vida é muito simples. E infelizmente tem a ver com tendência de consumo que nós temos aqui no Brasil.

Para nós ter um padrão de vida significa ter muitas coisas. E aqui na lista, que é bem grande, a gente inclui, por exemplo casa, carro, etc.

E aí a gente consome tudo o que a gente ganhando pagando parcelas e financiamentos. Só que, infelizmente, esse não é um bom jeito para ser rico ganhando pouco.

O fato é que para manter seu padrão de vida dessa forma, com carros e casas sempre novos, você nunca vai conseguir fazer sobrar dinheiro. Portanto, você nunca vai construir sua liberdade financeira.

Na teoria, viver abaixo do padrão é sempre fazer sobrar entre 5% e 30% do salário. Essa parte tem que ir para investimentos. E você tem que viver somente com 70% do que ganha, por exemplo. Essa é regra!

Aprenda como ficar rico com O Professor, de La Casa de Papel

Pondo a mão na massa!

Se você pegar o orçamento da sua casa, nós vamos falar que tem 20% de gastos que podem ser cortados ou diminuídos. Isso sem contar aqueles essenciais, que são de luz, água, telefone e internet. Sem contar com o supermercado.

Normalmente, quando as pessoas tentam economizar dinheiro, elas pegam os itens que têm menos valor importância. E a partir daí vão cortando os gastos.

Se a pessoa realmente quer mudar de vida e passar a ser rica ganhando pouco, é preciso focar no orçamento financeiro familiar e viver abaixo do padrão de vida que o salário permitiria.

Não há posts para exibir