Saiba quais são os principais cuidados na hora de ser dono do próprio negócio

Na hora de escolher ser dono do próprio negócio existem muitas dúvidas. Até mesmo porque abrir um negócio próprio envolve fazer ele funcionar e se tornar viável. Isso vai ser tão importante quanto escolher o nicho no qual você vai investir.

Logo, saber se administrar é considerada por muitos especialistas como a chave do sucesso para conseguir pagar as suas contas pessoais, as da empresa e ainda ter lucro no final do mês.

Sobre empreender no Brasil

A vontade de empreender ser o dono do próprio negócio é muito comum entre a maioria dos brasileiros. Em muitos casos, trata-se de um sonho, que logo se torna realidade.

Para se ter uma ideia disso, com base em um levantamento da Boa Vista SCPC, o número de novas empresas, isto é, que foram abertas, cresceu 10,1% no 1º semestre de 2018 ante o mesmo período de 2017. Isso analisando todo o país.

No resultado acumulado do ano, os MEIs representam 78,4% dos casos registrados e estudados. Para quem não sabe, o MEI é o Microempreendedor Individual, que é uma forma nova de se formalizar no mercado de trabalho.

No entanto, o que se tem visto e que você deve saber é que não basta ter uma boa ideia cabeça ou dinheiro no bolso para investir na ideia. Assim sendo, pesquisar, avaliar, estudar e se planejar são tão importantes quanto isso tudo.

Como iniciar um negócio próprio

Para que a empresa não entre para estatísticas de mortalidade empresarial logo no início, você tem que tomar alguns cuidados desde o início. Por isso, intitulamos o conteúdo falando dos cuidados ao ser dono do próprio negócio.

Isso porque o empreendedor precisa aprender a viver para conseguir pagar as suas contas e as contas da empresa de forma simultânea e sem misturar tais receitas. Afinal, você será dono do seu próprio negócio, ok? Inclusive, isso significa que não terá um salário fixo todo os meses.

O economista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sergio Dias, concorda com isso. Em recente entrevista para uma revista impressa, ele disse que uma das primeiras decisões para o não sucesso da empresa é que o perfil da pessoa deve estar alinhado com o setor de negócio.

Veja um trecho do que ele disse. “Nesse caso, a escolha deve ser por eliminação daqueles setores não alinhados ao perfil”, diz.

As análises antes da abertura

Além de analisar o mercado, também é preciso fazer outras análises antes mesmo de iniciar o seu projeto. Por exemplo, ele fala que estudar a concorrência é fundamental.

“Nessa análise, verificar qual o público-alvo e como ele se comporta, quais as projeções de crescimento da demanda, quais os concorrentes diretos e indiretos e, principalmente, qual a sua vantagem competitiva”.

Dessa forma, você vai saber como o cliente vai identificar o valor que o seu produto ou o seu serviço possui. A ideia é que você e nem ele, fique preso apenas ao preço. O valor é aquilo que soma tudo, inclusive, a satisfação que ele terá com o seu produto ou serviço ofertado.

Além do lucro!

O próximo dos cuidados que você tem que estudar se quiser ser dono do próprio negócio tem a ver com o lucro. Obviamente, ele é importante para o crescimento exponencial, vertical e sustentável da sua empresa. Mas, isso não deve ser tudo.

Além de pensar no retorno financeiro do negócio em que pretende investir, o empreendedor vai precisar fazer algo e trabalhar com algo que valha a pena, do ponto de vista pessoal. Isso é importante porque ele vai trabalhar com isso por muito tempo e o dia todo. Então, é preciso se satisfazer também.

Além disso, outro especialista diz que é preciso pensar também em parcerias.

“É claro que é possível aprender sobre um mercado, mas conhecimento, experiência e conexões aceleram (e muito) o alcance dos resultados”, sugere o coordenador de Empreendedorismo Inovador do Programa InnovAtiva Brasil, Rafael Wandrey.

Essa ideia de ter um incentivo é importante para que o empreendedor possa analisar de que forma vai investir e reinvestir no seu projeto. Aliás, o estudo deve ser feito, sempre, com base no comportamento do consumidor e do mercado.

A voz dos especialistas

Para terminar o conteúdo, trouxemos aqui a voz de dois especialistas no assunto, que foram citados anteriormente. As frases deles ganharam destaque em várias revistas e portais. Confira e tenha em mente que empreender hoje, no Brasil, é possível. E também pode ser lucrativo.

Sergio Dias, do Sebrae, diz que “sem planejar, o empreendedor não sabe como vai o seu negócio. É como iniciar uma viagem sem saber qual o destino e como chegar lá”.

Já Rafael Wandrey, da Innovativa, avalia que “partir do momento em que a empresa começa a faturar, a maior parte é direcionada para reinvestimento do negócio, e quando os sócios contam com alguma remuneração, esta depende de uma série de variáveis, como o fluxo de caixa, margens de lucros, existência de investimento externo, entre outros”.

Não há posts para exibir