Veja o que fazer para não se endividar em épocas de crises

ANÚNCIO

Toda época de crise gera consequências graves, tanto no âmbito da saúde quanto na economia do mundo, do país, das pessoas. Mas, há ótimas dicas para quem não quer se endividar em épocas de crises.

Por exemplo, antes de qualquer coisa, saiba que a medida mais prudente é obedecer e seguir o que sugerem os órgãos de saúde. Mesmo que isso possa parecer problemático em um primeiro momento.

ANÚNCIO

Existiram casos onde os trabalhadores informais e autônomos não puderam trabalhar. Assim como os funcionários com trabalho fixo sofreram com cortes dos salários e donos de estabelecimentos comerciais fecharam as portas.

No entanto, a saúde é uma questão prioritária e algumas medidas se tornam necessárias para que toda questão volte a ser resolvida no futuro. É aqui que surge a importância desse conteúdo, que é sobre as medidas para não se endividar em épocas de crises.

O planejamento das finanças

Obviamente, você já sabe que não é eficaz se matar em busca de uma renda superior e guardar mais grana se você não tem noção exata de quanto foi esse aumento e nem onde está gastando tudo isso.

ANÚNCIO

Então, de nada vai adiantar você falar em planejamento se não tiver um bom controle financeiro do que entra e do que sai de rendimentos na sua casa, na sua família, no seu bolso.

Sem planejamento, você terá a sensação é de que quanto mais trabalha, mais gasta e menos sobra. No entanto, essa situação deve ser evitada não somente em momentos de crise, mas isso pode se atenuar nessas ocasiões.

A melhor forma de resolver isso é organizando as suas finanças. Logo, é preciso fazer um o raio-X de tudo que recebe e gasta para conseguir diagnosticar como anda sua saúde financeira.

Se a gente está desempregada, em quarentena ou em casa por algum motivo, talvez seja esse o momento certo para começar o planejamento. Para isso, você deve anotar todos seus gastos, não importando quais sejam e todo o rendimento, seja diário, semanal ou mensal.

Tire da sua lista de compras o que não é necessário

Uma próxima dica para não se endividar em épocas de crises é, ao final do mês você identificar exatamente onde está gastando a mais do que deveria. Então, fica mais fácil de cortar esses gastos desnecessários.

Alguns gastos podem ser diminuídos naturalmente por conta da sua situação, como é o caso do cinema, aquele rodízio de pizza que costuma ir toda semana ou a cervejinha no churrasco das primas todo fim de semana.

Mas, veja bem: a nossa ideia não é acabar com todo seu lazer é conseguir organizar sua finança para conseguir fazer todas essas atividades sem precisar ficar no vermelho. O lazer é importante, ele só não precisa ser caro.

Fique calmo e não entre em pânico

Essa sugestão já é conhecida por quem investe na bolsa de valores. É só uma ação começar a cair que muita gente sai correndo, né. Mesmo que não seja o indicado. A dica é: mantenha a calma que isso vai permitir a você tomar as melhores decisões.

Logo, sabemos que não é fácil passar por momentos turbulentos. Porém, entrar em pânico não vai lhe ajudar em nada, atrapalhará no seu planejamento e ainda acabará gastando mais do que o necessário.

Você não precisa ir ao mercado comprar a prateleira inteira de papel higiênico, toda a carne do açougue ou acabar com o estoque da farmácia. Mesmo que muita gente tenha feito isso, não é o correto – nem para você e nem para a sociedade.

Isso acarretará em um rombo muito grande no seu orçamento que não está preparado para esse gasto tão abrupto de uma vez.

Além que comprar sem planejamento, principalmente a comida, pode vencer e não dar tempo de consumir tudo, o que lhe acarretará em dois gastos desnecessários – que é a compra indevida e o descarte sem utilização.

Saiba que esse é o pior momento para grandes dívidas

Outro conselho inteligente que você deve considerar para não se endividar em épocas de crises é saber que esse é o pior momento para fazer dívidas grandes, de valores altos. Portanto, qualquer grande dívida deve ser bem planejada antes de realizada.

Ainda que em momentos de crise a sua decisão possa ter um peso diferenciado. Isso porque muita gente fica sem dinheiro porque não se planejou antes. Então, a saída é fazer empréstimos, financiamentos, créditos, etc.

Por isso mesmo, o ideal é evitar outras compras, como a de um carro novo, a reforma da casa ou organizar uma viagem, que isso pode não ser sua prioridade agora.

Afinal de contas, o orçamento tende a não suportar esse acréscimo grande mensal, ainda mais que seus rendimentos podem cair dia a dia conforme se adentra ainda mais na crise.

Vai passar!

Saiba que analisando tudo isso o que propormos acima, considere que o seu próprio planejamento dará essa resposta para você. No entanto, como acontece de tempos em tempos, as crises possuem data para acabar – mesmo que não sabemos quando.

se endividar em épocas de crises

O que você precisa entender é que com números precisos você tende a ter uma melhor organização financeira e isso vai fazer muita diferença em momentos de crise financeira.

Assim sendo, adiar essas dívidas pode não mudar sua vida hoje, só que suas finanças serão muito gratas. Nós também estamos torcendo para que tudo volte a normalidade o mais rápido possível e que as cicatrizes causadas no bolso de cada um sejam as menores possíveis.

XP oferece curso gratuito sobre a crise do coronavírus

Logo, ainda não é possível medir a dimensão de tudo que vem acontecendo. Por isso, mais do nunca, pense bem antes de gastar e sempre que fizer isso, que seja por um motivo justo.

ANÚNCIO