Se a dívida caduca… Eu não preciso pagar!

A dívida caduca ou não caduca? Por que se ela caducar, obviamente, eu espero o tempo que for e depois me livro dela. Correto? Essa é uma ideia que muitas pessoas tem…

Mas, nem tudo são flores, né.

Fizemos esse novo conteúdo sobre esse assunto que já foi muito discutido aqui no blog justamente para tirarmos essa impressão errada que as pessoas têm sobre o fato de a dívida caducar.

O problema das dívidas

Além de responder a pergunta, ainda vamos te dar alguns conselhos, acompanhe!

Ter dívidas não é um problema, sabemos disso.

Agora, ter dívidas vencidas e não pagas, aí sim, passa a ser um problema!

Bom, qual é a diferença da dívida vencida com a dívida ainda não vencida?

Se dívida está vencida isso quer dizer uma coisa bem ruim para você: o seu nome vai para o SPC, Boa Vista, SERASA, Receita Federal e vários lugares dependendo do tipo da dívida.

O que quer dizer uma única coisa: você fica negativado, inadimplente, com o nome sujo!

Aí, vamos continuar pensando: quando fica negativado, o seu crédito passa a não mais existir. Ou, no máximo, você fica com uma nota muito baixa que vai te inibir de conseguir muita coisa no mercado financeiro (empréstimos, financiamentos, cartões).

E por que isso é importante de saber?

Porque todo mundo vai consultar o seu CPF e vai saber que você tem uma inadimplência que não foi paga – que é a tal da dívida vencida.

Chamamos isso de dívidas vencidas já sendo executada por aquela instituição a que você deve, seja ela o comércio, seja ela uma financeira ou seja ela um banco.

Não importa para quem que você está devendo, o importante mesmo é que este registro está lá negativando o seu nome no Serasa e no SPC.

Mas, a dívida não caduca?

A resposta é muito simples: depois de 5 anos da constituição essa dívida caduca, sim.

E o que acontece: o seu nome acaba sendo retirado do órgão de crédito.

Só que o verdadeiro problema não desapareceu.

Ou você acha que a pessoa ou empresa para quem você estava devendo ia deixar isso barato?

Aquela instituição a qual você ficou devendo e não pagou vai lembrar de você para sempre e aquele registro continuará naquela empresa sim, por toda vida (até que você quite a dívida).

E tem mais: o Banco Central tem esses registros também.

Então, se a pessoa procurar nos registros de dívidas não pagas, o seu nome estará lá sim!

Ah, e mais ainda: com o desenvolvimento tecnológico, isso fica mais flagrante ainda. E a dívida pode ser tirada do cadastro, mas ela nunca vai desaparecer. Essa é que é a verdade!

A culpa é da tecnologia!?

No passado, nós não tínhamos tanta tecnologia assim, então, era muito mais processos em papéis e tudo mais. O resultado é que a pessoa com dívida vencida ficava no “arquivo morto”.

Aí sim, a empresa até podia acabar se esquecendo dela.

Mas, os tempos mudaram, não é mesmo?

Entenda que porque não tinham tecnologia para buscar esse registro em tempo real, a empresa podia acabar se esquecendo de você, mas você não se safou da dívida. Agora, a conversa é outra.

E justamente porque dá para consultar o CPF online, em tempo real, gratuitamente. Ficou tudo mais fácil para a empresa e mais complicado para você.

E tem mais um fator aqui: hoje as instituições financeiras conversam entre si, o que quer dizer que todas elas relacionadas e quando você deve para uma, todas ficam sabendo.

Ou seja, elas estão protegendo o próprio patrimônio elas e também o dinheiro que eles emprestam para terceiros.

A verdade é que não tem nada errado nisso!

Portanto, vamos acabar com esse negócio de falar que dívida caduca, que não vai ter mais problema. Porque ela caduca sim, mas o problema continua existindo.

E só não vai culpar a tecnologia porque a dívida foi você que fez, ela não nasceu sozinha, tá bom!

Se a dívida caduca... Eu não preciso pagar!

Você sabia que dá para saber o seu score?

Qual o número que você está no score?

Se você não sabe, o score financeiro é uma pontuação para saber o grau de comprometimento da sua dívida perante o mercado quando você busca por um crédito.

Outro ponto interessante é sobre a execução, então, aquela instituição a qual você não pagou o compromisso, ela, certamente, vai executar essa dívida e lógico vai aparecer advogado e monte de problemas.

Ah, só voltando ao score, se você não paga a dívida, mesmo que ela caduca, os seus pontos ficam baixos e você tem dificuldade no mercado financeiro.

Chamamos de empresa de recuperação de crédito aquelas que vão atrás de você para você quitar o débito vencido.

Aquela que vai te ligar o tempo todo, sabe?

Então, a verdade é justamente essa, galera. Foca no objetivo de quitar a sua dívida e evitar problemas maiores. Sempre dá para renegociar a dívida e tem os feirões que provam isso.

Não vai achando que a dívida vai caducar e tudo vai acontecer como num passe de mágica, ok?

E leve em conta que sim, você causou a dívida por algum motivo ou descuido e agora vai ter sua consequência. O melhor de tudo é poder aprender com o erro e evitar novas dívidas.