Saiu o calendário do FGTS Inativo: chegou a sua hora de ganhar dinheiro

PROPAGANDA

Março! É em março que o FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço) das contas inativas poderá começar a ser sacado, primeiramente, para os nascidos em janeiro e fevereiro. O Calendário Completo foi divulgado hoje (14), em Brasília (DF) e vai se estender até julho, sendo que nesse mês foi destinado aos nascidos em dezembro. A lista completa você confere abaixo!

E, um plano de contingência já foi pensado pela Caixa Econômica Federal, na qual algumas agências deverão funcionar aos sábados para diluir o movimento bancário. Outra opção que o banco federal pode colocar em ação é o fato de que o cidadão poderá aumentar o valor a ser sacado através do cartão do cidadão, ação essa que pode ser feita, inclusive, nas lotéricas.

PROPAGANDA

Cartão do Cidadão: O Cartão do Cidadão facilita o seu acesso aos serviços dos benefícios sociais e trabalhistas. Ele pode ser usado em todos os canais de pagamento autorizados pela CAIXA, presentes em todos os municípios brasileiros. O Cartão do Cidadão é para você que possui FGTS provisionado, rendimentos do PIS, abono salarial ou, que ainda esteja recebendo parcelas do seguro-desemprego. Com ele, você agiliza e garante mais segurança no processo de pagamento dos benefícios sociais. Saiba Mais!

Saque do FGTS Inativo: sua chance de quitar as dívidas e investir o seu dinheiro

Importante saber que quem já cumpre as regras do FGTS, como ter sido demitido, pode acessar o dinheiro em caixas eletrônicos e lotéricas, desde que o valor seja menor do que 1,5 mil reais. Valores maiores devem ser sacados nas agências do banco.

O saque do dinheiro do FGTS Inativo foi anunciado no final do ano passado pelo Presidente Michel Temer e tem a finalidade de estimular a economia. A expectativa é a de que mais de 41 bilhões de reais sejam injetados na economia e que aproximadamente 10 milhões de pessoas façam os saques.

PROPAGANDA

Vale lembrar também que Contas Inativas são aquelas na qual os trabalhadores pediram demissão ou que foram demitidos por justa causa e que, portando, não puderam sacar o dinheiro. Mas, só poderá sacar o dinheiro quem deixou o emprego até 31 de dezembro de 2015.

Saiu o calendário do FGTS Inativo: chegou a sua hora de ganhar dinheiro

Reprodução: Google

Calendário do Saque do FGTS Inativo:

  • Março: Poderá sacar quem nasceu em Janeiro e Fevereiro
  • Abril: Poderá sacar quem nasceu em março, abril e maio
  • Maio: Poderá sacar quem nasceu em junho, julho e agosto
  • Junho: Poderá sacar quem nasceu em setembro, outubro e novembro
  • Julho: Poderá sacar quem nasceu em dezembro

Cuidado com o Golpe

“Estelionatários falam em nome da Caixa e pedem para você fornecer seus dados em troca do saldo, mas não caia nessa. A Caixa não vai correr atrás de você”, afirma Ione Amorim, economista do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Ou seja, você deve desconfiar de qualquer ligação, mensagem ou e-mail em nome do banco.

Só existe 4 formas seguras de consultar o seu saldo que é por meio dos canais oficiais: Aplicativo FGTS, Site da Caixa, Internet Banking ou Agência Física. Mas, atenção, no site Reclame Aqui, alguns trabalhadores já disseram que tiveram dificuldades em acessar o site da Caixa devido à lentidão no sistema, outros reclamaram de erros cadastrais que impedem a consulta.

Então, segundo Marcela, o recomendável é insistir em outro canal oficial, tal qual a agência física. “Há diversos sites e aplicativos NÃO oficiais que dizem permitir a consulta do FGTS, porém quando o usuário fornece o PIS/PASESP e a senha de acesso, pode acontecer algo nada agradável. Eles não são seguros”, alertam os especialistas.

Banco Santander antecipa saque do FGTS Inativo: 5 Motivos para saber se Vale a Pena

O Banco Santander anunciou que está antecipando para os seus clientes o Saldo Disponível para saques do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) Inativo, que foi liberado recentemente pelo Presidente Michel Temer. A linha, conforme informações do Valor, está valendo desde a última segunda-feira (23). O valor correspondente ao saldo é liberado em até 24 horas. E o pagamento ao banco é feito em parcela única, assim que o FGTS for liberado. Leia Mais!

Saiu o calendário do FGTS Inativo: chegou a sua hora de ganhar dinheiro

Reprodução: Google

3 Motivos para Não Antecipar o Saque do FGTS Inativo

  1. Fundo de Emergências – Sempre tenha em mente que o dinheiro do seu fundo pode ser usado para fundos emergenciais. Pensando assim, faça o saque apenas para investimentos, que rende mais, claro. Mas, nunca, para comprar algum produto ou coisas supérfluas. Se quiser usar para pagar dívidas, também vale, vamos falar mais disso nos próximos tópicos.
  2. Crédito Caro – Como dito, você não deve usar créditos caros e, vamos combinar, antecipar o seu FGTS pode reduzir o seu pequeno valor de patrimônio acumulado lá.
  3. Planejamento – Passeio de férias é uma ótima opção de lazer. No entanto, é preciso monitorar as despesas para que elas se encaixam no seu orçamento. Ou seja, não adianta pegar o FGTS de 5 mil reais, sendo que na viagem você vai gastar 10 mil reais, correto?

Uma pesquisa do GuiaBolsa apontou que a maioria das pessoas que vão sacar o benefício deverão usar o dinheiro para fazer aplicações financeiras (tomara mesmo que isso seja verdade), mesmo que eles estejam endividados. Pensando nisso, e com auxilio do especialista em Finanças Eduardo Araújo, trouxemos algumas dicas de onde investir esse dinheiro. Leia na íntegra!

FGTS poderá ser usado para quitar dívidas com bancos! Saiba quais são as outras 3 mudanças

Nossa equipe de redação apurou os principais fatos que foram comentados durante as últimas semanas com foco no FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Depois, selecionamos 4 mudanças que estão acontecendo ou que podem acontecer que poderá beneficiar o brasileiro.

Muita calma nessa hora! Algumas dessas mudanças podem parecer benéficas, mas, se mal utilizada poderá gerar vários problemas para a sua saúde financeira. Então, listamos em tópicos e vamos comentar cada um deles. É importante não deixar de ler o artigo até o final, porque, com certeza, a última mudança é a melhor! LEIA!

Saiu o calendário do FGTS Inativo: chegou a sua hora de ganhar dinheiro

Reprodução: Google

Como Usar o Dinheiro do FGTS com Inteligência

“Não saia gastando dinheiro para viajar ou trocar de carro, por exemplo. Monte, primeiro, um colchão financeiro para quando tiver algum problema de dinheiro”, aconselha a Economista Marcela Kawauti, do SPC Brasil.

Por que você deve sacar o seu FGTS? Para Investir. Por que você deve Investir? Por que o dinheiro que ficar parado no FGTS rende apenas 3% um valor mísero comparado à poupança (que é um dos piores investimentos), que tem rendimento de 8% ao ano. O governo anunciou que até o final do ano vai elevar o rendimento, que pode chegar à 5%, com a divisão do lucro do FGTS. Mesmo assim, a porcentagem é baixíssima.

COMO INVESTIR EM RENDA FIXA: O GUIA DEFINITIVO

“O tratamento dado à esse saque deve ter esse propósito, salvo se a pessoa estiver muito endividada. Mas, em outros casos, ela deve reaplicar esse recurso em ativos que possam, DE FATO, rentabilizar bem mais do que a inflação”, comenta o educador Ângelo Guerreiro. Afinal, com apenas 30 reais já é possível iniciar um investimento, através do Tesouro Direto.

A poupança, mesmo ainda sendo a preferida das pessoas, vem apresentando rendimentos baixos por causa, principalmente, da inflação. Então, apostar no Tesouro Direto, que tem mais rentabilidade e a mesma segurança, é uma boa opção, ainda mais pensando na Selic. “O Tesouro é um investimento simples e que ganha muito em relação à poupança. Basta fazer uma conta no próprio site, um cadastro na corretora e começar a comprar títulos”, diz outro educador, Edval Landufo.

Tudo o que você precisa saber sobre a poupança está nesses 3 links:

  1. Fato consumado: Renda Fixa é mais atraente do que a poupança
  2. Poupança? Aprenda como investir da forma certa e ter mais rentabilidade com a Renda Fixa
  3. Esqueça a poupança e aprenda a investir seu dinheiro no Tesouro Selic

Títulos de bancos também são boas opções, afirma Guerreiro. “Se a pessoa não estiver aberta à riscos, os papéis vão render muito mais do que a poupança e o próprio FGTS. O mercado hoje vem mudando bastante e o investidor não precisa buscar fazer isso em um grande banco”.

Temos uma tabela bem simples para você entender um pouquinho sobre as diferenças de rendimento e os tipos de investimentos. Confira, na seguinte ordem: Tipo, Depósito Mínimo, Risco, Liquidez, Rendimento ao mês e Perfil de Investidor!

  • Poupança – 100 reais – Baixo Risco – Liquidez Diária – Rendimento de 0,68%
  • Tesouro Direto – 30 reais – Baixo Risco – Liquidez Diária – Rendimento de 0,85%
  • Fundo DI – 100 reais – Baixo Risco – Liquidez Diária – Rendimento de 0,83%
  • Renda Fixa CDB – 5 mil reais – Baixo Risco – Liquidez Média – Rendimento de 0,98%
  • Letras de Crédito – 10 mil reais – Baixo Risco – Liquidez Média – Rendimento de 1,01%
  • Câmbio (Dólar) – Valor Variável – Alto Risco – Liquidez Média – Rendimento de  0,92% (negativo)
  • Renda Variável – Sem limite – Alto Risco – Liquidez Baixa – Rendimento de 0,26 (negativo)

Existem bancos bons para investir dinheiro? A FGV diz que sim! Descubra quais são os melhores

Sobre os melhores bancos para investir dinheiro, a pesquisa levou em consideração mais de 50 agências físicas e que tem distribuições nos maiores estados do país. 5 delas fizeram parte das finalistas: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander. E os requisitos para as colocações fora: ações, fundos multimercados, Money Market, Renda Fixa, varejo e Varejo Seletivo.

E, além da análise desses itens, a pesquisa levou em conta também fatores como taxa de administração dos fundos, valores mínimos para investir, número de reclamações registradas pelo Banco Central e custo dos pacotes bancários. Leia a notícia inteira e veja o ranking dos melhores bancos para investimentos. 

Como Escolher o Melhor Investimento

Marcela Kawauti é economista do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e diz que o primeiro passo é saber escolher o melhor investimento. “O dinheiro para um imprevisto pode ser guardado em algo que tenha liquidez diária, como um fundo de investimento ou um CDB, que, em geral, não tem carência. Já se for pensar em aposentadoria, um dos melhores investimentos é o Tesouro Direto ou, ainda, um CDB”.

Saiu o calendário do FGTS Inativo: chegou a sua hora de ganhar dinheiro

Reprodução: Google

Adval também concorda com a preposição a economista. “Ao invés de comprar um produto para consumo, com crédito, estudo a possibilidade de investir o dinheiro e fazer a compra mais tarde, à vista. É melhor comprar um ativo do que um passivo. Um carro, a prestação todo mês vai tirar dinheiro da sua mão, mas um investimento vai te trazer retorno”.

Como Transformar 1 mil reais em 26 mil reais? Pegue o dinheiro do FGTS Inativo e Invista! Saiba como…

O Fundo de Multimercados também pode ser uma alternativa para o uso do dinheiro. Em 2 anos, por exemplo, o valor do investidor pode chegar à 20,6 mil reais, se o investimento inicial for de, pelo menos, 15 mil reais. (Saiba como Escolher o Melhor Fundo de Investimentos).

Achou pouco? Agora imagina só esse investimento ao longo prazo! A diferença é grande, amigos! Ok, você duvida? Vamos à prática: pensem em um investimento de 1 mil reais! Olha como ficaria o rendimento depois de 1 ano e, posteriormente, em 30 anos:

  • Fundo de Garantia – 1.050 reais – 4 mil reais
  • Poupança – 1.083 reais – 11 mil reais
  • Tesouro Direto (Selic) – 1.088 reais – 16 mil reais
  • Carteira Diversificada – 1.102 reais – 26 mil reais

Bem, a oportunidade está aí, na palma da mão! E os números mostram as vantagens numéricas, assim, não há mais desculpas ou “mimimi” para não investir no mercado financeiro. Mas, se mesmo assim, você ainda tem alguma dúvida, listamos as 5 Desculpas Mais Esfarrapadas que Você está Contando para Você Mesmo! Veja se você se enquadra no perfil! Continue Lendo…

Saiu o calendário do FGTS Inativo: chegou a sua hora de ganhar dinheiro

Reprodução: Google

Descubra, em números, por que vale a pena sacar o FGTS inativo e investir em Renda Fixa

Sabendo desse pequeno enredo verídico, e sem deixar à mercê a opinião dos nossos pais, o que é sabível é que devemos mudar esse conceito sobre investimento e vários outros acerca do dinheiro. Porque, de fato, o país cresceu, porém, sem que houvesse um avanço na educação financeira. Estamos atrasados, parados no tempo.

Como Investir em Renda Fixa: O Guia Definitivo

2017 promete ser um ano de retomada. E, justamente por isso, deve ser o momento certo para observar melhor a economia e começar a entender as transformações que tem surgido ao longo dos anos. É importante começar a olhar além do óbvio, além da poupança e dos bancos, e experimentar novas pequenas mudanças.

A dica é: começar devagar, apostar no aprendizado, na troca de ideias, no convívio com a família e amigos, e mesmo em meio as resistências do passado, teremos que ser perseverantes. Continue Lendo… 

Conheça um pouco sobre os Fundos de Investimentos

De tanto ler que a poupança não presta, muitos poupadores criam coragem e incentivo para mudar os hábitos. Quando isso ocorre, o primeiro passo, em grande parte, é dado rumo aos Fundos de Investimentos. Isso é ruim? Não, não é ruim. Ainda mais se comparado à poupança, como citada. No entanto, é preciso ter atenção à alguns pontos e entender, de fato, o que são os Fundos de Investimentos.

Ele nada mais é do que um condomínio de apartamentos, na qual, cada proprietário é dono de uma cota (de um apartamento). O seu objetivo é o mesmo do que os seus amigos condôminos: fazer as coisas fluírem através da divisão de despesas. A “pequena” diferença é que nos Fundos de Investimentos, você, ALÉM DE DIVIDIR OS GASTOS, vai dividir também OS LUCROS. Saiba Mais!

E o FGTS para comprar um imóvel, vale a pena?

O trabalhador pode usar o FGTS na aquisição de um imóvel novo ou usado, em construções, liquidações ou alguma dívida que tenha com o financiamento habitacional. É comum, inclusive, que instituições financeiras usem o FGTS como entrada para o empreendimento imobiliário. O BlastingNews listou 3 tópicos para entender como usar o FGTS para a compra de imóveis.

Saiba qual deve ser a Renda Mínima para Financiar um Imóvel e pense mais sobre Alugar um

  1. “O trabalhador não pode ter outro financiamento imobiliário ativo, que tenha sido concedido pelo Sistema Financeiro de Habitação, em qualquer região do Brasil. O sistema entende que você já tem um compromisso bancário e não conseguirá cumprir mais um”
  2. “Não possuir um imóvel, sendo ele em construção ou já concluído. Entende-se que o uso do FGTS é para casos urgentes, e não regalias ou acúmulo de bens”
  3. “A escolha do imóvel para o uso do FGTS tem que ser na mesma região da qual o trabalhador exerça suas atividades empregatícias”.

Investir em imóveis é ou não um bom investimento? Veja a resposta definitiva!

Hoje o jogo é simples, rápido e objetivo, meus caros! E a resposta está aí: investir em imóveis HOJE não é um bom investimento! Isso porque sempre podemos comparar o investimento A com o investimento B, então, comparando com outros, a compra de imóveis não é um bom negócio, definitivamente. “Ah, mas antes era. Sempre ouvi pessoas falarem de outras, bem-sucedidas, com a seguinte afirmação: ela tem vários imóveis no nome dela”.

Saiu o calendário do FGTS Inativo: chegou a sua hora de ganhar dinheiro

Reprodução: Google

Ok, você tem razão em dizer que antes era assim e que hoje, ainda que em menor expressão, continua sendo. Mas, independente disso, quem tem várias casas no nome não quer dizer, necessariamente, que saiba ganhar dinheiro como deveria (poderia). Como dissemos, tudo vai depender das comparações.

Clique e vejas as principais comparações!

E investir em Previdência Priva?

Os fundos de Previdência Privada tem caído no gosto de muitos brasileiros, afinal, a projeção pode chegar à 1 milhão de reais se você pensar a longo prazo. Uma simulação rápida pela Caixa Econômica Federal te dá esse valor, por exemplo. Com 100 reais mensais, acrescidos pela Inflação, em um período de 40 anos, você terá o famoso milhão! E, supondo que você tenha 25 anos, após 40, vai ter 65 anos, ou seja, a idade da aposentadoria.

Pensando assim, tudo parece lindo. Quem não gostaria de aposentar com 1 milhão de reais no bolso? No entanto, será que é mesmo assim que as “coisas” funcionam? Fomos atrás e, com informações da revista Exame, verificamos que existem algumas armadilhas feitas pelos bancos que normalmente ficam escondidas dos clientes. E, agora, nós vamos trazê-las a tona… Continue Lendo para saber esse final trágico!

Informações Extras sobre o FGTS

O Fundo foi criado em 1966 a fim de defender o trabalhador demitido sem justa causa até que encontre outra forma de conseguir dinheiro. Assim, todo contratado pelo CLT tem direito ao FGTS. Além dos trabalhadores rurais, temporários e atletas, devido às comprovações. As domésticas também ganharam o direito, em 2015, por meio do eSocial.

Normalmente, o FGTS é feito via depósito em uma conta bancária na Caixa Econômica Federal, em nome do trabalhador, que pode acessar pela internet ou na agência física. O valor não é descontado do salário já que é uma obrigação da empresa contratante, e segue o padrão de 8% do salário bruto. Já o trabalhador doméstico tem o valor de 11,2%, conforme o novo acordo dos últimos anos.

COMO INVESTIR EM RENDA FIXA: O GUIA DEFINITIVO

Com exceção do FGTS Inativo, do qual falamos acima, veja quem pode sacar o FGTS comum:

  • Trabalhador registrado em CLT que queira usar o valor para investimentos em imóveis,
  • Trabalhadores demitidos sem justa causa,
  • Contrato de Trabalho finalizado devido ao fechamento da empresa, falecimento do empregador ou anulação da ordem de trabalho,
  • Acordo entre as partes (empresa e trabalhador),
  • Pessoas que fizeram o pedido de aposentadoria, mas ainda não receberam o benefício,
  • Pessoas com necessidades especiais.

Com informações da Exame e da Folha

PROPAGANDA