Sabe o que é a alavancagem? Conheça os riscos!

ANÚNCIO

Existe uma alternativa de investimento que é avaliada como “com incríveis chances de ganhos”. Ela é a alavancagem e é muito usada e discutida por profissionais mais experientes, que optam pela renda variável, além da fixa.

Mas, você entende o que é a alavancagem? É importante saber disso para ver que além das chances incríveis de ganhos também há chances incríveis de perdas… E sim, dá para perder tudo se você não souber o que está fazendo.

ANÚNCIO

A gente sabe que todo mundo busca iniciativas para acelerar a multiplicação do patrimônio. E até aí, tudo bem, não tem problema, é uma ideia válida. O problema é quando essa procura acaba sendo conduzida apenas pelo lado emocional.

Aí, se perde grande parte do seu lado racional e leva as escolhas excessivamente arriscadas!

Investir dinheiro com mais risco é possível e até recomendável, mas requer alguns cuidados. Você precisa saber onde está pisando e o que está fazendo.

ANÚNCIO

Dá para ganhar dinheiro com a alavancagem? Sim, dá. Mas, nem todo mundo sabe como fazer isso e você só vai saber depois que estudar muito o mercado!

Grande exemplo de investimento com alto risco e que pode proporcionar ganhos é a prática da alavancagem, que nada mais é do que pegar dinheiro emprestado para investir ou investir o dinheiro que não é seu.

Mas, calma, vamos explicar tudo isso com calma!

A alavancagem

A lógica da alavancagem é conseguir crédito a juros mais baixos do que o ganho esperado com as aplicações. Logicamente, em teoria, isso faz todo sentido.

O grande ponto é que essa é uma estratégia tão arrojada, e que por isso recebe o nome de alavancagem, porém, que não permite garantias ao investidor.

Na prática, você está aplicando um recurso que não é seu na “esperança” de conseguir uma rentabilidade diferenciada por meio aplicações bem escolhidas.

Só que como  crédito geralmente mais caro que investimentos seguros.

Você irá tomar um empréstimo para investir em algo de risco ou que tem alguma chance de render muito como o dinheiro investido não lhe pertence.

Consegue entender que isso é bastante arriscado?

Sabe o que é a alavancagem? Conheça os riscos!

Na prática!

Para dar certo, você precisa desenvolver de qualquer forma o investimento. E dando certo ou não, o empréstimo terá que ser pago!

– E esse é o X da questão da alavancagem de investimento: ae não der certo, você também tem que devolver o dinheiro.

Na prática, trata-se de assumir certo custo de juros da sua dívida com base em um ganho que, infelizmente, é incerto.

Tudo tem que ser avaliado, como os rendimentos do investimento e o tamanho do prejuízo se algo der errado. Vamos entender isso com um exemplo.

Imagine a situação: vcÊ toma emprestado o investimento alavancado, mas tempos depois o ativo acaba perdendo o valor e você se vê pressionado a quitar o empréstimo.

Nesse caso, o único caminho é vender esse ativo e arcar com um duplo prejuízo:

  1. primeiro por sua inesperada desvalorização e
  2. segundo pelos juros do empréstimo feito inicialmente.

Imagine o que o impacto de uma perda desse tamanho pode significar em seu planejamento financeiro.

Quer ver um exemplo bem amplo de como a alavancagem pode ser perigosa?

A grande recessão norte americana de 2008 foi causada em grande parte pela aposta em investimentos alavancados em imóveis. Naquela época muitas pessoas tomar dinheiro emprestado a juros elevados para adquirir imóveis.

Só que a expectativa é que essas propriedades tivessem valorização espetacular em questão de meses e isso não aconteceu: de repente, o mercado mercado entendeu que os imóveis estavam muito caros e as pessoas deixaram de comprar.

Moral da história: os investidores que apostaram na alavancagem não conseguiram vender os imóveis adquiridos e se viram sem saída para liquidar as suas grandes dívidas.

Alavancagem não é recomendável

Um investimento alavancado não é recomendável na maior parte das situações.

Agora, não queremos ser apenas pessimistas, está bem. Saiba que uma boa alternativa acontece a medida que o ganho é praticamente garantido ou  quando você tem amplo domínio do assunto do mercado.

Ou seja, investimentos alavancados são uma boa recompensa para quem se dedica ao aprendizado.

Se você tiver em mãos negócio de lucro certo, o empréstimo pode possibilitar esse ganho desde que o custo do empréstimo seja inferior ao ganho previsto.

Dois bons exemplos são: um contrato na mão e uma venda garantida a um preço muito vantajoso.

Outra recomendação é negociar valores pequenos como as estratégias alavancadas sendo uma parcela pequena do total de seu patrimônio. Em casos assim, se a operação der errado você não tem um prejuízo tão grande ou tem condições de recuperar esse prejuízo rapidamente.

Alavancagem no empreendedorismo

Para empreendedores a alavancagem é válida se a perspectiva do negócio foi animadora.

Mas, de qualquer forma, vale a recomendação mais raciona de que o empresário estude a fundo o mercado em que atua ou pretende atuar para que tudo não fique apenas na teoria.

O fato é que o risco não se evita e, portanto, é essencial administrar com experiência no negócio.

Essa preparação prévia, que é baseada em estudo e muito conhecimento prático, vai minimizar as chances de suas vendas minguarem investimento feito em condição alavancada se tornar um verdadeiro abacaxi na sua mão.

Quando pensamos em estratégia de investimento tão arrojada é preciso decidir racionalmente evitar dar um passo maior que a perna. Como em tantos aspectos do planejamento financeiro, você deve prezar pela qualidade das suas escolhas!

ANÚNCIO