Aprenda como remover as manchas de roupas rapidamente [5 receitas caseiras]

ANÚNCIO

Na hora de remover as manchas de roupas rapidamente a gente busca ideias em todos os lugares, não é mesmo? E, na maioria das vezes, as pessoas mais vividas, como as nossas avós, acabam acertando em cheio no uso de alguns ingredientes caseiros.

Pensando nisso e com base nessas histórias mais antigas, a gente selecionou 5 receitas caseiras para quem precisa tirar manchas das roupas. Inclusive, vale para casos bem complicados, como os de café, tinta de caneta, frutas e até de desodorantes.

ANÚNCIO

O mais interessante de tudo é que as receitas abaixo contam com ingredientes que temos em casa, quase sempre na dispensa, já que são usados no dia a dia de forma frequente.

Mas, já vamos adiantar uma coisa importante: em caso de dúvidas ou incertezas, o melhor é você procurar uma lavadeira ou lavanderia profissional para fazer o serviço, que poderá ser custeado sem que a peça seja perdida.

Em casos mais simples, as receitas caseiras funcionam muito bem. Continue lendo e descubra como fazer isso do jeito certo e sem riscos.

ANÚNCIO

1 – O bicarbonato de sódio

A receita caseira que trouxemos aqui que usa um dos ingredientes que a gente sempre tem em casa, o bicarbonato de sódio, é para remover as manchas de roupas rapidamente de café. Agora, isso precisa ser feito assim que incidente aconteça, ok?

Então, o passo a passo é bem simples: vire a peça do avesso e jogue água da torneira corrente. Esse processo vai tirar a borra de café para fora do tecido. Aí, você adiciona um pouco do ingrediente especial para remover a mancha.

A dica é usar água fria. E o motivo é simples também: a água quente pode fazer com que o tecido fique ainda mais manchado.

Mas, e se a mancha estiver seca? Se você demorou muito para fazer esse processo, saiba que tem outras dicas. Por exemplo, você pode remover a mancha de café esfregando gelo no local ou misturando água gelada com o bicarbonato e deixando no local por 10 minutos.

2 – O suco de limão

O nosso próximo ingrediente que será usado para remover as manchas de roupas rapidamente é o suco de limão. Mas, quando usá-lo? Essa dica é muito valiosa para quem tem problemas sérios com as manchas de desodorante, especialmente abaixo dos braços.

remover as manchas de roupas rapidamente

E o processo é muito fácil de ser feito: você deve despejar o suco de limão sobre a mancha, sendo que região toda deve ficar bastante úmida. Então, deixe agir por ao menos 20 minutos. Depois, lave normalmente.

Isso vai ser útil porque o ácido da fruta elimina a mancha do desodorante – assim como de produtos gordurosos. Se isso não funcionar, uma dica é adicionar o bicarbonato de sódio ao suco de limão e repetir o processo.

3 – O vinagre

O vinagre também é um produto ácido que tem boa reputação na hora de remover as manchas de roupas rapidamente. Nesse caso, porém, a gente está falando mais especificamente de manchas de frutas vermelhas, como morangos ou amoras.

O passo a passo é praticamente o mesmo: vire a peça do avesso e despesa água fervente. Note que aqui usamos água fervente e não gelada, ok? Outra dica é ferver muita água porque ela será usada como água corrente, por bastante tempo e em muito volume.

Ela deve ser jogada sobre a mancha por 2 minutos ininterruptos. Se isso não funcionar, você pode potencializar o processo. Para isso, deixe a peça em banho de vinagre branco por 1 hora antes de iniciar o processo com a água corrente de novo. Por último, basta pôr no sol para secar.

4 – O amido de milho

O amido de milho, muito conhecido pela marca Maizena, também é um dos ingredientes caseiros mais usados para tirar manchas de roupas hoje em dia. E, em muitos casos, pode ser adicionado ao detergente líquido incolor. Veja como fazer essa receita.

Aliás, essa receita é ótima para remover manchas de óleo. Então, molhe a roupa com água quente. Depois, aplique o detergente na região manchada. Deixe agir por 5 minutos. É importante que o seu detergente seja incolor para não piorar a situação, com o corante.

Saiba que o detergente tem o poder de quebrar moléculas de gordura, por isso, é usado na cozinha, na lavagem de pratos e utensílios. Mas, caso a sua situação não seja resolvida, aí você potencializa com o uso do amido de milho.

Nesse caso, antes de aplicar a técnica do detergente, você deve esfregar um pouco de amido no local e deixar agir por 2 horas. Depois, o processo é o mesmo já explicado aqui.

5 – O leite morno

A última dica para remover as manchas de roupas rapidamente tem a ver com o uso de leite morno ou álcool. Essa dica vale para quem teve problemas com uma caneta estourada no bolso da camisa, por exemplo.

A solução é você deixar o leite morno agindo por 20 minutos. Depois, você tira o leite, sem esfregar. Aí, você lava a peça normalmente. Se isso não funcionar, a próxima dica é você aplicar uma boa quantidade de álcool no local antes de usar o leite morno.

O álcool tem efeito porque vai desbotando a cor do tecido. Por isso, é importante ir usando aos poucos, apesar de você precisar de uma grande quantidade do líquido.

ANÚNCIO