Veja 5 regras para economizar dinheiro neste ano

ANÚNCIO

O ano novo já começou e aquela promessa de réveillon de que você iria começar a economizar dinheiro parece que está ficando cada vez mais distante da realidade, né? Calma, ponha os pés no chão porque ainda dá tempo. Ainda mais com essas regras para economizar dinheiro.

Ainda há tempo, aliás, sempre há tempo para aprender a poupar uma parte de todo rendimento que você tem no mês. Inclusive, os benefícios podem ser sentidos imediatamente após você dar o seu start inicial.

ANÚNCIO

Só que isso depende muito da seriedade e comprometimento com sua saúde financeira. Você não vai precisar passar fome e nem vontade das coisas. Porém, vai precisar ter foco e determinação para alcançar o objetivo, que é o da economia.

Muitos de vocês já deve ter tentado economizar e não conseguiram. Isso é muito comum. Muito mais comum do que você poderia imaginar. Inclusive, pode ser que até ter feito algum plano que por algum tempo e deu certo, mas chegou uma hora que desistiu. Não é?

Isso porque talvez não saiba as melhores dicas para conseguir se manter na busca do objetivo. A motivação é um desses segredos que vamos trazer nas próximas linhas. Saiba mais.

ANÚNCIO

1 – A dedicação diária

Todo e qualquer plano ou promessa que queremos realizar vai precisar de dedicação. Por isso, se não tiver dedicação, as chances de dar errado são muito grandes. E fazer economia não foge dessa premissa. Logo, ser dedicado é uma das regras para economizar dinheiro.

Quando falamos que dedicação é importante, estamos dizendo que você precisa entrar de cabeça no seu objetivo. Por exemplo, nenhum clube ganha um campeonato de futebol se não estiver focado na busca pelo troféu.

Isso quer dizer algo como economizar durante o mês e o ano todo. E não apenas nos finais de semana ou durante o Natal. Porque não adianta nada ler e aprender várias dicas e não botar em prática. Tudo precisa partir de você, combinado?

2 – A organização financeira

A próxima dica também faz parte do alicerce da sua economia. Ela tem que andar de mãos dadas com a sua dedicação: estamos falando da organização financeira.

Ambas são diretamente ligadas. Tanto é que se você tiver dedicação e não tiver organização estará apenas perdendo tempo e nunca vai chegar nesse objetivo final. Por outro lado, se for organizado, mas não se dedicar, também não alcançará resultado algum.

Então, a partir de agora, o que você irá fazer é anotar todo o fluxo de caixa na sua casa. Ou seja, todo o dinheiro que entra e saí na sua economia familiar. Combinado?

Aliás, quando dizemos tudo, quer dizer que deve anotar até aquele bombom ou sorvete que comprou esses dias também. Isso tudo porque você precisa identificar se está gastando mais do que deveria, sendo assim, cada centavo é muito importante.

O controle de gastos

É importante saber que hoje em dia existem vários meios para fazer esse controle de gastos. Para isso, você pode anotar tudo em uma folha, caderno, planilha ou aplicativo de celular feito para essa função. O importante é não se esquecer de colocar nada nesse controle.

Faça uma rotina, administre seus bens, seu tempo e consenquemente também conseguirá organizar suas finanças. Uma vida organizada pode lhe gerar até 30% de reduções mensais. Portanto, nunca deixe para depois, comece agora.

3 – O gasto com sabedoria

Saber gastar também é outra tarefa muita importante para poder economizar seu dinheiro. Inclusive, essa é uma grande diferença entre quem está caminhando para a riqueza e quem ainda está focado apenas no pagamento de contas.

Logo, é uma das regras para economizar dinheiro que vai ser aquela virada de chave na sua vida. Até mesmo porque como já falamos você não tem que ter uma vida de restrição de gastos, viu.

Graças as suas anotações você terá uma ideia mais ampla de onde sua grana está sendo investida. Agora, a sua função é definir o que é prioridade e o que pode ser variável.

Para lhe ajudar a entender isso saiba que prioridade são suas contas mensais como financiamentos, empréstimos, pagamento da escola ou faculdade do seu filho, internet entre outros. As variáveis são aqueles gastos mais ocasionais, como jantar fora, cinema, etc.

O corte ou as reduções

regras para economizar dinheiro

E não estamos aqui falando que você precisa contar todos esses gastos até porque o lazer também é algo muito importante para o ser humano e uma pessoa feliz tende a realizar suas tarefas com mais empenho e vontade.

Mas, por outro lado, você precisa ponderar isso. “Será que preciso mesmo jantar fora hoje, sendo que já fui no começo da semana”? Ou: “Essas minhas roupas usadas podem satisfazer minha necessidade por mais um tempinho o preciso de novas imediatamente”?

Esses gastos são individuais e só você saberá onde poderá cortar e quando isso deve acontecer. Ah, mais uma coisa, nunca despreze aqueles pequenos gastos, eles podem gerar grandes rombos na sua economia no fim do mês, se não for responsável.

Leia Também:

4 – O investimento financeiro

Não é porque você está com dinheiro sobrando em algum mês que você precisa gastar ou comprar mais. A gente deu várias dicas para economizar acima e se você as seguir é bem possível que você vai ter dinheiro sobrando no fim do mês.

Assim, quando conseguir chegar nessa situação, que tal começar a investir? Existem investimentos fixos e muito seguros nos bancos e fora deles, como o Tesouro Direto.

Procure o gerente do seu banco ou uma corretora de investimentos confiável e peça informações sobre quais são as formas de aplicações que eles oferecem. Desse modo, você pode acabar conhecendo alguma que se identifique e consiga ter rendimentos mensais.

5 – A paciência para comprar

Outra dica é ser paciente e inteligente na hora de fazer compras. E a gente deixou para o final porque não é um assunto que vale para todo mundo. Ainda assim, a maioria dos brasileiros compram por impulso hoje em dia.

Por isso, temos a última das regras para economizar dinheiro: evite o consumo inconsciente. Mesmo que já tenha o dinheiro específico para comprar algo que precisa, continue fazendo pesquisas. Procure por promoções, peça descontos aos vendedores. E não tenha preguiça.

A pressa também pode ser seu inimigo. Talvez deixar para comprar na próxima semana ou próximo mês, poderá ser o diferencial de uma compra muito mais em conta.

ANÚNCIO