Conseguiu receber o auxílio emergencial? Saiba o que NÃO fazer com ele

A gente fez um estudo muito breve de comportamentos das pessoas e encontramos 5 coisas que você jamais deverá fazer se receber o auxílio emergencial. Inclusive, aqui há boas dicas de finanças pessoais – até mesmo para quem ainda não pensou sobre isso.

A ideia do governo ao liberar o benefício é que ele seja usado de forma emergencial, para pagar contas essenciais e fazer com que a economia não pare. Mas, se você tem um bom controle financeiro pode ser que não tenha essas contas a serem pagas.

Aí, uma ideia inteligente é investir o dinheiro. Mas, calma porque sair por aí comprando ações baratas pode não ser o ideal para você. Leia e saiba tudo. Aliás, temos até um tópico bônus, no final do conteúdo, para falar sobre o que é e quem tem direito a esse benefício.

1 – Gastar sem necessidade

A primeira coisa é você não gastar esse dinheiro sem necessidade. E o que é gastar sem necessidade? Coisas simples e fáceis de serem entendidas. Basicamente, você não deve comprar algo que não seja urgente para ser comprado agora. Entendeu?

Por exemplo, comprar mais um tênis sendo que você já tem 2. Ou, por exemplo, fazer uma viagem de aniversário para o seu filho, sendo que o mundo todo está passando por uma crise que sugere o isolamento social. Aquela balada em casa? Também não é inteligente.

Se você pegar esse dinheiro em mãos, saiba que o melhor que você poderá fazer é investir em prioridades, doar para uma instituição social justa ou até mesmo investir para o seu futuro. Mas, há outras coisas que não se deve fazer com esse dinheiro. Veja.

2 – Realizar sonhos do curto prazo

Você também não deve realizar sonhos de curto ou médio prazo se receber o auxílio emergencial. O que entra na lista desses sonhos? Comprar um carro novo e de fábrica, comprar uma moto no consórcio ou dar entrada no financiamento.

E aqui ainda entram outros tipos de compras, como a de celulares, vídeo games ou TVs maiores e melhores, relógios de marca, etc. Esses sonhos precisam ser planejados e, mais do que isso, eles vão acontecer no momento certo – que não é agora.

Inclusive, as viagens também devem estar nessa lista porque elas estão praticamente proibidas para outros países e só devem ser feitas em casos extremos de urgências dentro do país. Portanto, gastar com viagens agora não é nada inteligente, viu.

3 – Emprestar dinheiro para familiares

No final do tópico 1 a gente falou em algo como “doar o seu dinheiro”. Ok, doar o seu dinheiro pode ser algo muito empático e humano que você poderá fazer. Isso sem dúvida alguma, seja uma doação para instituição, para comprar cestas básicas ou para estudos e pesquisas.

Mas, “emprestar dinheiro” não é inteligente. E se você não notou, saiba que há uma grande diferença entre doar dinheiro e emprestar dinheiro. Se você emprestar dinheiro, quer dizer que você vai querer de novo e isso pode gerar uma boa dor de cabeça para você.

Inclusive, se for para amigos próximos ou familiares. Na internet e em qualquer esquina do Brasil você encontra histórias de pessoas que perderam amigos e familiares por conta desse empréstimo familiar. Então, não caia nessa cilada. Ou você dá o dinheiro ou não empresta, ok?

4 – Fazer novas dívidas ou compras parceladas

Esse tópico é um pouco complementar do que falamos no tópico 2. Sendo assim, ao receber o auxílio emergencial, além de não realizar sonhos de curto prazo, também não é nada bom você fazer compras parceladas e usar os R$ 600 para entrada.

Por exemplo: você entra em algum site e vê que tem um produto que você não precisa urgentemente, mas que está barato. Então, você pensa: “Como vou receber 3 parcelas dos R$ 600, eu vou comprar e pago aos poucos”. Não, não faça isso mesmo.

Você deve guardar o dinheiro sim, mas não para pagar essa conta a mais. Aliás, comprar parcelado nunca foi algo inteligente de ser feito, nem mesmo em épocas fora da crise. Pense nisso e comece a usar o seu cartão de crédito de forma mais consciente a partir de agora.

5 – Investir sem pensar no produto financeiro

Se você não vai fazer nada do que falamos acima, ótimo. E se pensou em investir o dinheiro para você mesmo realizar sonhos no futuro, melhor ainda. No entanto, não faça isso sem pensar. Por exemplo, investir na poupança pode não ser a sua melhor ideia.

Inclusive, todo especialista tem falado que comprar ações agora é uma boa ideia. Mas, se você não sabe nada do mercado acionário, saiba que essa ideia não vale a pena para você. Investir sim, mas sempre de forma consciente e respeitando o seu perfil e a sua atualidade.

Se você é alguém que não conhece quase nada de investimentos financeiros, saiba que o melhor é abrir uma conta gratuita em uma corretora de valores e ir nos produtos da renda fixa (Tesouro, por exemplo). Isso vai deixar o seu dinheiro seguro e rentável – mais que a poupança.

receber o auxílio emergencial

Sobre o auxílio emergencial

A gente falou neste conteúdo sobre receber o auxílio emergencial. Mas, pode ser que você ainda não tenha entendido quem tem direito ao benefício. Se esse é o seu caso, não se preocupe por que nós criamos um conteúdo para explicar.

Nessa matéria a gente explica tudo o que você precisa saber sobre o benefício. Por exemplo: os anúncios feitos, os aplicativos para pedir o cadastro, quem tem direito ao auxílio emergencial e falamos até mesmo de outros benefícios criados nessa época.

Não há posts para exibir