7 Receitas para Reaproveitar Alimentos e Economizar Dinheiro de Forma Efetiva

São vários os aprendizados que podemos ter com os povos antigos. Ah, e nem precisamos voltar tanto assim, nossos avós também nos ensinaram muito sobre isso. Aliás, não é só de vitaminas, saúde e bem-estar que estamos falando, mas, também, de economizar dinheiro. Aliás, reaproveitar alimentos é uma das melhores formas de conseguir poupar dinheiro com a alimentação e ainda se tornar uma pessoa de bem com a sustentabilidade do mundo.

Estudos já mostraram que 30% dos alimentos mundiais são desperdiçados em razão da falha no cultivo, na colheita, no transporte, no armazenamento e na comercialização. Assim, toneladas de alimentos poderiam ser reaproveitadas, mas como não ocorre, o Brasil, por exemplo recebeu o título de “País do Desperdício”.

Já nos países de economias mais desenvolvidas, a maior parte dessa perda de alimentos ocorre durante o processamento doméstico. Na Europa e nos Estados Unidos, entre 30 e 50% de todos os alimentos comprados pelos consumidores são jogados fora antes mesmo de serem consumidos, conforme relatório de Engenheiros Mecânicos de 2013.

Pensando sobre isso, buscando o livro de receitas das avós e outras da internet, fizemos uma pequena seleção de como podemos reaproveitar os alimentos da forma correta e vamos falar também como isso pode ser um fator positivo para as suas finanças pessoais. Acompanhe essa matéria super útil para o seu dia a dia!

Antes, vamos fazer alguns comentários acerca dos alimentos que, com certeza, você não sabia. A romã, ainda que não seja tão comum no Brasil, é uma ótima fonte de corante, logo, as cascas podem ser usadas em receitas que precisam de uma corzinha. Aliás, esse alimento também pode ser usado no corante de tecidos. A casca de laranja também pode ser usada como repelentes de insetos.

Quer Economizar Dinheiro? Não compre esses 17 Alimentos, os mais caros do mundo

Ah, e se é para falar de comida, sabe como fazer batata frita com cascas de batata? É simples: misture as cascas com bastante suco de limão e azeite. Logo, espalhe as cascas em camadas em uma assadeira e leve ao forno na temperatura de 400 graus, mexendo periodicamente em enquanto doura. Curtiu? Veja muito mais receitas!

1 – Bife de Casca de Banana

Ingredientes: Cascas de 6 Bananas maduras, 3 dentes de alho, 1 xícara de farinha de rosca, 1 xícara de farinha de trigo, 2 ovos e sal à gosto.

Preparo: Leve as cascas de bananas e corte as pontas. Retire as cascas na forma de bifes, sem parti-las. Amasse o alho e coloque em uma vasilha junto com sal. Junte as cascas de bananas, bata os ovos como se fossem omeletes. Passe as cascas das bananas na farinha de trigo, nos ovos batidos e, por fim, na farinha de rosca, seguindo sempre essa ordem. Agora, frite as cascas com óleo bem quente, deixe dourar dos dois lados e sirva quente.

Como Economizar Dinheiro de Verdade com os Ovos de Páscoa 2017…

2 – Bolo de Casca de Abóbora

Ingredientes: 1 xícara e meia de farinha de trigo, 3 quartos de xícara de amido de milho, 2 xícaras de açúcar, 3 ovos, 1 xícara de óleo, 1 colher de sopa de fermento em pó. Na cobertura: 4 colheres de sopa de leite, 4 colheres de sopa de chocolate em pó, 4 colheres de sopa de açúcar.

Preparo: Bata no liquidificador as cascas, ovos e óleo. À parte, peneire em uma tigela a farinha, amido de milho, açúcar e fermento. Junte a mistura do liquidificador e misture muito bem. Unte uma assadeira média com margarina e farinha, coloque a mistura e leve para assar em forno médio.

3 – Pudim de Pão Amanhecido

Ingredientes: 3 pães pequenos amanhecidos, 500 ml de leite, 3 ovos inteiros, 2 xícaras de chá de açúcar, raspa de limão à gosto e 1 xícara de chá de coco ralado fresco.

Preparo: Corte os pãezinhos em rodelas com aproximadamente 2 centímetros de espessura cada. Distribua as rodelas de pão no fundo do refratário. No liquidificador, bata o leite, os ovos e o açúcar. Acrescente as raspas de limão e o coco. Despeje a mistura sobre o pão e asse em banho-maria no forno, preaquecido, por 30 minutos. Espere amornar e leve à geladeira para servir gelado.

Leia Também:

Ter um Orçamento é dizer ao seu dinheiro par aonde ele deve ir, em vez de se perguntar para onde ele foi. A frase acima é de John Maxwell, um autor cristão, que já escreveu mais de 60 livros, centrados em liderança. Ao todo, os livros já venderam mais de 19 milhões de cópias, sendo que alguns estão na lista do New York Times Best Seller.

E, independente da religião, a frase é muito condizente com aquilo que os especialistas financeiros dizem! Construir um orçamento consistente passar por fazer planos para o seu dinheiro e decidir, exatamente, aonde ele deve ir. Para tal, é preciso disciplina! Listamos 7 Fundamentos que deixarão essa tarefa mais fácil, confira!

4 – Doce de Casca de Maracujá

Ingredientes: 6 maracujás, 2 xícaras de açúcar e 3 xícaras de água.

Preparo: Lave os 6 maracujás e descasque-os, deixando toda a parte branca e dura com água. Deixe de molho de um dia para o outro. Depois, escorra, coloque em uma panela com 2 xícaras de açúcar e 3 xícaras de água. Deixe apurar. E, se quiser, acrescente canela.

5 – Macarrão de talos

Ingredientes: 300 gramas de macarrão parafuso, 4 dentes de alho, 3 colheres de sopa de azeite, 1 xícara de chá de ramos de cenouras, 3 xícaras de chá de talos (brócolis, beterraba, couve) e sal à gosto.

Preparo: Em uma panela, doure os dentes de alho inteiros no azeite. Acrescente os talos, os ramos e refogue. Junte o macarrão cozido al dente e verifique o sal.

13 Maneiras Eficazes de Fazer o Vale Alimentação Durar até o Final do Mês

6 – Farofa de Casca de Melão

Ingredientes: 2 xícaras de chá de casca de melão picada, 4 colheres de sopa de azeite, 4 colheres de sopa de cebola picada, 2 dentes de alho picado, 2 xícaras de chá de talos picados, 2 xícaras de chá de suco de casca de abacaxi, 2 xícaras de chá de tomate picado, 4 xícaras de chá de farinha de mandioca e sal à gosto.

Preparo: Ferva a casca de melão até ficar macia. Escorra e reserve. Aqueça o azeite e doure a cebola e o alho, acrescente os talos, a casca do melão e refogue. Junte o suco e o sal. Deixe levantar fervura. Por fim, acrescente o tomate picado e a farinha de mandioca. Mexa bem e sirva quente ou frio. No caso do suco da casca do abacaxi, as cascas devem ser cozidas por 15 à 20 minutos.

7 – Arroz Brasileirinho

Ingredientes: 1 xícara de feijão cozido sem caldo, 2 xícaras de arroz cozido, 1 xícara e meia de cebola picada, 4 colheres de sopa de margarina, 3 dentes de alho picadas, 4 ovos cozidos, 1 xícara de chá de farinha de rosca, 5 bananas, salsinha picada à gosto e sal à gosto.

Preparo: Derreta a margarina, refogue a cebola e o alho. Coloque os ovos, o arroz, o feijão, a farinha de mandioca, a salsinha, o sal e por último as bananas cortadas em rodelas. Mexa delicadamente e sirva. Rende até 4 porções.

7 Receitas para Reaproveitar Alimentos e Economizar Dinheiro de Forma Efetiva

Reprodução: Google

Leia Também: Economizar Dinheiro – #5 Alternativas Mais Baratas do que o Bacalhau para a Sexta-Feira Santa

A Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão é a Sexta-Feira que antecede o Domingo de Páscoa e a data é muito famosa para os cristãos que lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo. Tudo isso é feito através de vários ritos religiosos, tais como a Sexta-Feira Santa, que é um feriado móvel e serve como base para outras datas.

Em várias cidades históricas, como Paraty, Ouro Preto e Jaraguá, a Celebração da Paixão e Morte de Cristo é procedida da Procissão de Enterro, também chamada de procissão do Senhor Morto. Por isso, essas cidades são indicadas para quem é cristão passar o feriado. Sobre isso e sobre como Economizar Dinheiro nessas Viagens, fizemos uma lista e um texto com as principais dicas, confira!

Como Investir Dinheiro para Ficar Rico ganhando apenas um Salário Mínimo…

Resumindo a história…

“Atualmente, milhões de pessoas vivem em situação de insegurança alimentar, ou seja, figurativamente em uma situação de ‘saco vazio’. Enquanto isso, o nosso saco de lixo permanece se enchendo. Isso porque desperdiçamos boa parte dos alimentos que poderiam ser aproveitados. Esse é um hábito tradicional da população brasileira, que normalmente não utiliza partes não convencionais dos alimentos, que podem ser reaproveitadas para preparar pratos saudáveis e sustentáveis”, explica a economista Luciana Quintão, presidente da ONG Banco de Alimentos.

7 Receitas para Reaproveitar Alimentos e Economizar Dinheiro de Forma Efetiva

Reprodução: Google

“Todos os alimentos que temos em nossa casa podem ser consumidos na íntegra, com exceção da casca de banana-da-terra e da casca aipim, que são tóxicos. As partes que descartamos chegam a ser de até 40% mais nutritivas do que aquelas que utilizamos”.

5 Dicas Finais para não perder (mesmo) dinheiro com os alimentos

  1. Sobra de Legumes: Pedaços de cenouras, batatas e outros legumes esquecidos no fundo da gaveta da geladeira, podem se transformar em uma sopa cremosa de legumes em um dia frio. Aliás, com a adição de alguma carne, nasce um ensopado muito criativo. Então, no os jogue fora e aproveite cada pedaço.
  2. Ervas Aromáticas: Se você comprou muitos molhos de ervas e acabou sobrando, pode fazer um pesto para acompanhar uma massa ou um molho para acompanhar um bacalhau fresco ou salmão. Aliás, pode fazer até mesmo para um uso posterior, sendo que basta picar finamente e congelar em potinhos separados.
  3. Conservar Limões: Os limões podem ser conservados em uma gaveta na geladeira, desde que estejam em sacos plásticos ou sobre toalhas de papel absorventes. Quando você usa apenas metade o limão, então, pode envolver em outro filme culinário e deixa-lo na porta da geladeira ainda por alguns dias. O mesmo vale para as maças.
  4. Abacate: Passar limão nele para que evitar que ele escureça você já sabe fazer, não é? Mas, existe outra maneira também, que é vaporizar óleo de cozinha e envolve-lo em papel alumínio e colocar na gaveta de legumes. Você também pode colar filme alimentício em toda a sua superfície e colocar na geladeira.
  5. Congele: Essa é uma das melhores opções para não perder nada dos alimentos comprados. No caso do pão, deve congelar em fatias. Já os legumes, em pedaços e em sacos plásticos. O peito de frango também pode ser congelado em pedaços pequenos. Depois, quando for ao mercado, basta notificar-se do que já tem em casa para não comprar de forma excessiva.

Em São José do Rio Preto (SP), projetos ensinam receitas para reaproveitar alimentos

Os motivos também são ambos: o dinheiro curto e a sustentabilidade dos alimentos. Com isso, em São José do Rio Preto, os projetos do SESI e do Sesc ensinam o reaproveitamento de alimentos para deixar o lixo pobre a mesa mais rica. Conforme a nutricionista Marisa de Castro Almeida Facchini, é possível reaproveitar aquilo que normalmente se joga fora e com receitas saudáveis e poucos ingredientes.

“Dá para reaproveitar um alimento de forma integral, de usar as cascas e as sementes, assim como o próprio alimento”, diz.

7 Receitas para Reaproveitar Alimentos e Economizar Dinheiro de Forma Efetiva

Reprodução: Google

Focada em novas receitas, a cozinheira Maria Helda trabalha com uma instituição que atende crianças com câncer e para se aperfeiçoar, ela fez um curso para reaproveitar os alimentos de forma integral. “Sempre tem alguma coisa diferente e o pessoal acha legal. Assim, a gente também está mudando o conceito do alimento. Com isso tudo, também economizo no meu bolso. O meu bolso gosta da brincadeira”, afirma ela.

Leia Também: 3 Itens Domésticos Indispensáveis tiveram alta em 2017. Como manter o Orçamento Financeiro?

Eles são itens indispensáveis porque estamos acostumados a viver com eles. A Energia Elétrica, por exemplo… Quem, em pleno século 21, conseguiria viver sem luz? Pode até ser que alguém consiga, mas, com certeza, fará parte de uma minoria. E o gás de cozinha… A maioria das pessoas o usa como combustível para o preparo da comida.

E se os itens domésticos sobem, o que fazer para conseguir manter as contas em dias?

Leia a notícia completa e veja o vídeo abaixo:

Com informações do eCycle