Raia Drogasil subiu 350% em 3 anos na BM&FBovespa e ainda quer mais. Veja os 4 principais objetivos

ANÚNCIO

No domingo (27) aconteceu o Raia Drogasil Day e o evento deixou impressão positiva para os analistas do mercado, mesmo que a companhia não tenha apresentado nenhuma novidade.

O otimismo vem da busca por melhorias de processos e resultados, com a ressalva de que a empresa já valorizou cerca de 350% em 3 anos e com isso situa-se entre uma das melhores da Bovespa.

ANÚNCIO

Leia Também: As ações do Mercado Financeiro Nacional que tiveram alta de mais de 100% em 2016 na Bolsa de Valores 

Opinião de Analistas

Em relatório, o Santander se disse impressionado com os esforços da empresa para aumentar a rentabilidade e, por isso, continuam recomendando a compra para os papéis da Drogasil.

Santander recomenda os melhores papéis para fazer investimento no setor de educação 

ANÚNCIO

Já o Fundo Versa tem apostado em empresas altamente endividadas e avalia as ações da Raia Drogasil como sobrevalorizadas e, por isso, ela considera fazer uma operação a descoberto, com a aposta na desvalorização dos papéis.

A Credit Suisse falou muito mais sobre o assunto. E destacou principalmente o momento positivo da companhia que segue investindo em novas iniciativas para aumentar ainda mais a posição competitiva.

Além disso, a instituição elaborou um relatório na qual atribui recomendação de outperform (performance acima da média do mercado) para os papéis da Raia Drogasil (RADL3), com a estimativa de um preço-alvo de 80 reais para a ação, o que totaliza um potencial de valorização de 24,42% em relação ao fechamento de 25 de novembro desse ano.

As 15 empresas mais valiosas do mercado americano 

A percepção é a de que a companhia continua a capitalizar no cenário de crescimento da indústria, pronta para aumentar a participação no mercado, que no momento está em 12%, e aumentar o crescimento de receita e expandir margens, disse a Credit.

Outra pontuação feita pela instituição é sobre os diferenciais que a Drogasil está construindo – tais como o serviço para o consumidor, desenvolvimento dos funcionários e construção de cultura própria – o que pode melhorar ainda mais a situação como um todo.

Raia Drogasil na Bolsa de Valores

Os papéis da farmacêutica subiram mais de 80% nesse ano, mesmo após já acumular alta expressiva em 2015.

Saiba quais são as Ações do Mercado Financeiro Nacional que tiveram alta de mais de 100% em 2016 na Bolsa de Valores 

Como dito no início do texto, não há novidades quanto aos objetivos da companhia, mas os 4 principais seguem os mesmos. Relembre:

  • Aumentar o crescimento orgânico, com a abertura de 200 lojas por ano em 2016 e 2017;
  • Introduzir novos formatos;
  • Aumentar a oferta de produtos de saúde de beleza; e
  • Explorar a base de consumidores.
Imagem Ilustrativa - Reprodução: Google
Imagem Ilustrativa – Reprodução: Google

Fora isso, na segunda metade de novembro as ações da companhia ficaram congeladas por cerca de 90 minutos na Bolsa porque gigantescas ordens de vendas apareceram no book de ofertas.

Leia: O prejuízo de R$ 16,5 bilhões da Petrobrás não desanimou os analistas: entenda o mercado 

Os 4 participantes do bloco controlador da companhia (as famílias Pires, Pipponzi e Galvão, além da Janos Holdings) possuem 40% do capital da empresa – cerca de 130 milhões de ações. Outros 30 milhões são considerados livres para a venda.

Como Funciona a Bolsa de Valores

Curso Online e Gratuito de como Investir com Risco Zero 

No Brasil, a Bolsa Nacional é a BM&F Bovespa, uma união da BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros) e da Bovespa (Bolsa de São Paulo). E ela se define da seguinte forma:

“Uma companhia que administra mercados organizados de títulos, valores imobiliários e contratos derivativos, além de prestar serviços de registro, compensação e liquidação, atuando, principalmente, como contraparte central garantidora da liquidação financeira das operações realizadas em seus ambientes”.

Veja 4 Dicas para Investir na Bolsa 

Raia Drogasil em números

No terceiro trimestre do ano, a companhia divulgou uma receita bruta de 3,1 bilhões de reais, um crescimento de 25,2% em relação à 2015. O principal destaque foi o crescimento da 4Bio, uma subsidiária adquirida em 2015 que comercializa medicamentos especiais, e cresceu 91,1% no período.

A Raia teve um Market Share nacional de 11,8%, um aumento de 1,8%, aumentando a participação em todas as regiões de atuação.

Market Share: A expressão tem como tradução participação no mercado e designa a fatia de mercado detida por uma organização.

A companhia encerrou o trimestre com 1.370 lojas, sendo 53 incrementadas no último período. Se em consideração os 12 últimos meses, foram abertas 212 unidades, um recorde para o varejo farmacêutica.

“Obtivemos um resultado excepcional no terceiro trimestre de 2016. Mantivemos um alto desempenho de vendas, ganhamos participação de mercado em todas as regiões onde atuamos e obtivemos uma excelente margem”, afirma Marcilio Pousada, presidente da companhia.

Como Investir em Ações Online 

O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) consolidado da companhia no terceiro trimestre foi de 254 milhões de reais, com margem de 8,3%, um crescimento de 0,8 ponto percentual. O lucro líquido consolidado ajustado totalizou 127,6 milhões de reais, um incremento de 33,1% em comparação com o mesmo período de 2015.

“A combinação de um setor defensivo com um balanço forte, aliados a um padrão único de operação e a um crescimento orgânico que combinava velocidade e qualidade de forma sem igual no nosso mercado, vem permitindo à Raia Drogasil conciliar o forte crescimento com uma excelente margem e baixo endividamento em um ambiente econômico desafiador”, disse Eugênio de Zagottis, do planejamento da companhia.

Leia outras notícias sobre as ações da Bolsa de Valores:

Da Redação

ANÚNCIO