Saiba como quitar as dívidas sem fazer empréstimo

ANÚNCIO

Muitos brasileiros acabam se encontrando em situações bem difíceis de resolver quando acumulam muitas contas a pagar e dívidas. Mas, a boa notícia é que mesmo quem está nessa situação pode quitar as dívidas sem fazer empréstimo. A gente vai falar como fazer isso.

Inclusive, leve em conta que estar em dívida não é uma coisa boa. Ainda assim, a situação pode ser positiva se você aprender com ela. Por isso, vamos dar boas dicas para você não se afundar ainda mais fazendo novos empréstimos, que nunca vão chegar ao fim.

ANÚNCIO

O assunto se torna interessante a partir do momento em que você considera que uma dívida pode ser resolvida com um empréstimo. No entanto, o empréstimo também é uma dívida que precisa ser paga. Inclusive, os juros dos empréstimos no Brasil são bem altos.

Sendo assim e pensando em todas as pessoas endividadas, o Sebrae do Amapá fez um conteúdo explicando alguns passos que são essenciais para sair dessa situação e não se afundar ainda mais nela. Confira as dicas.

Entendendo os empréstimos

Atualmente, o nosso setor financeiro disponibiliza uma série de variações de empréstimos financeiros, que podem ser usados para vários fins. Inclusive, para quitar uma dívida que o consumidor tenha em aberto.

ANÚNCIO

Esses produtos se diferenciam pelas caraterísticas. Por exemplo, o mais barato deles é o empréstimo consignado. No entanto, a desvantagem é que ele cai direto da sua folha de pagamento. Como não tem muito risco, o banco diminui a taxa de juros.

Outro é o cheque especial, que é um dos mais caros do mundo por ter a facilidade de poder ser sacada a qualquer hora do dia e sem pedir permissão. Cada cliente do banco tem um valor de cheque especial, que varia conforme suas características financeiras, como o seu score.

Mas, o que não muda entre os empréstimos é que todos possuem taxas de juros incluídas, podendo também tem outras tarifas adicionais. Portanto, do ponto de vista financeiro não é inteligente fazer empréstimos. E tem como pagar as contas sem empréstimos. Veja.

Organizar as finanças atuais

A primeira coisa que deve ser feita tem a ver com a organização das finanças atuais que você tem. Portanto, saiba que o jeito mais simples de quitar as dívidas é analisando como você se encontra agora e qual o tamanho do seu problema.

Inclusive, o Sebrae dá algumas dicas de como fazer isso. Uma delas é pensar no controle de gastos e entrada de dinheiro. “Anote tudo o que entra e o que sai”, diz. Depois, fala também sobre categorizar as despesas. “Veja quais as despesas fixas que podem ser excluídas”.

Ele cita ainda que sempre dá para diminuir o consumo de energia, de água, de gás, assim como o pacote de internet no celular, em casa, os canais da TV a cabo. E, por último, fala sobre cortar despesas desnecessárias, que todo mundo tem mesmo que não perceba.

“Tire um dia do mês para fazer o balanço e liste os custos. No final, veja o quanto você consegue economizar. Isso vai te dar uma visão geral das suas finanças”, avalia.

Dar um jeito de ganhar dinheiro extra

A próxima dica, que vai fazer toda a diferença para você quitar as dívidas sem fazer empréstimo, é sobre ganhar dinheiro extra. O Sebrae diz que se o seu orçamento está organizado, mesmo com dívidas, você pode dar um jeito.

Para isso, você tem que ganhar um pouco a mais para usar para quitar a conta. Obviamente, não adianta você ganhar a mais para outros fins. “É hora de buscar novas oportunidades de ganhar dinheiro extra para ajudar você a pagar essa conta”, avalia a empresa.

Renda Extra – 7 Formas de Ganhar Dinheiro Rápido em Casa

Desse modo, existem vários meios de ter uma grana a mais no fim do mês. Por exemplo, você pode pensar em fazer horas extras no trabalho, receber adicionais noturnos, fazer bicos nos finais de semana, atuar como freelancer durante algum dia a noite, etc.

Saiba como quitar as dívidas sem fazer empréstimo

“Coloque na sua mente que mesmo sendo pouco, todo dinheiro a mais que entrar vai poder abater no valor das parcelas da sua dívida”, lembra o Sebrae.

E se mesmo assim a dívida não acabar

Antes de terminar, o Sebrae ainda considera a situação daquelas pessoas que possuem dívidas bastante altas. Um fato que vai pesar muito na hora de acabar com elas. Desse modo, por mais que você ganhe dinheiro extra, a dívida parece nunca acabar.

Então, para esses casos, a empresa dá uma série de dicas. Veja algumas delas: renegociar a dívida e usar o dinheiro extra para adiantar parcelas. Para quem tem foco, dá para juntar o dinheiro extra e quitar a dívida com desconto alguns meses depois.

Outra ideia é você usar esse momento para refletir sobre o que te levou a chegar nessa situação. Afinal, é com os erros que se aprende mais. “Como cheguei a esse estado financeiro”? ou “Será que eu deveria ter uma reserva de emergência”?

Para você que busca as respostas para essa pergunta, saiba que o Sebrae disponibiliza uma série de cursos online de finanças pessoais e familiar. Assim, você pode usar essa situação para se tornar um especialista no assunto e evitar cair em dívidas de novo.

ANÚNCIO