Quer enriquecer? Veja 10 livros, 5 frases e muitas dicas de Warren Buffett!

ANÚNCIO

Ele é um dos maiores investidores de sucesso da história mundial e, também por isso, recebeu o apelido de “Oráculo de Omaha”. Agora, se você quer se inspirar nesse bilionário, vai precisar seguir algumas dicas, tal como reservar boa parte do seu tempo para estudar. (Aproveite essa dica e faça o nosso curso online e gratuito).

O empreendedor americano Jason Fried também já comentou sobre a metodologia de Buffett, na qual consiste em dizer às pessoas que querem falar com você que liguem no dia anterior para marcar horário. Sim, isso mesmo, em cima da hora. Sem chorôrô ou mimimi. “Se alguém quer falar pessoalmente com ele, eles precisam ligar um dia antes e pedir para marcar um horário”, conta.

ANÚNCIO

Quer ganhar muito dinheiro? Faça como quem já é milionário e aplique seu 13º salário de 3 formas diferentes

Para o consultor, isso faz com que Buffett esteja no controle da própria agenda, ao invés de ser escravo dela. “Se algo muito importante acontecer, ele está com a agenda livre para resolver a questão, em vez de ficar preso à reuniões já agendadas”.  Ou seja, assim, o bilionário determina como gastar o próprio tempo nas próximas 24 horas, ao invés de ter que enfrentar compromissos agendados.

Bill Gates também aprendeu com Warren Buffett

O fundador da Microsoft escreveu, conforme informações da Época: “Não me lembro da data exata que conheci a maioria dos meus amigos, mas Warren Buffett, sim. Foi em 5 de julho de 1991. Warren nos ajudou a fazer duas coisas que são impossíveis de exagerar: aprender mais e rir mais”.

O que Charles Munger, braço direito de Warren Buffett, tem em comum com Donald Trump? Contamos em 3 tópicos!

Dono de um patrimônio bilionário, Gates se dedica ao trabalho filantrópico da Bill & Melinda Gates Foundations, em parceria com a esposa. A fundação busca impactar a saúde pública mundial, através de causas como a educação e a erradicação da malária. ”Aprendi muitas coisas com Warren ao longo dos últimos 25 anos, mas talvez a mais importante seja o significado da amizade”.

ANÚNCIO

Seguindo os mesmos passos através de 10 livros

Agora, se você quer seguir os mesmos passos do bilionário através dos livros, vai precisar ler, pelo menos, 10 obras literárias já muito bem citadas por Buffett. Listamo-las, com auxílio do Infomoney, e fizemos uma breve indicação.

1 – O investidor inteligente, Benjamin Graham

Esse livro do investidor de Wall Street foi essencialmente muito importante para Buffett, já que lhe conferiu uma base intelectual para entender o mercado de investimentos.

2 – Security Analysis, Benjamin Graham e David Dodd

Esse também foi um livro importante no processo da formação financeira e serviu até mesmo como mapa de investimentos, no qual ele tem usado como base nas últimas 6 décadas.

3 extraordinários – não siga o rumo da multidão, Philip Fisher – Ações comuns, lucros

O livro do investidor e especialista em investimentos de empresas inovadoras, mostra uma visão diferente de Graham, já citado acima. Mas, também tem papel fundamental nos estudos de Buffett.

4 – Stress Test: reflections on financial crises, Tim Gethner

O livro traz relatos de primeira-mão da maior crise financeira depois da Grande Depressão. Por vivenciar o cenário, o ex-secretário do Tesouro norte-americano, explica as difíceis decisões que teve que tomar para reparar o sistema.

5 – Os ensaios de Warren Buffett: lições para investidores e administradores, Warren Buffett e Lawrence Cunningham

É o próprio ensinamento do mestre. O professor da Universidade George Washington fez a edição da obra e construiu uma narrativa coerente a partir dos relatórios do investidor bilionário.

6 – Bussiness Adventures, John Brooks

Esse é o livro favorito dele e trata-se de uma coleção de histórias de Wall Street.

Reprodução: Google
Reprodução: Google

7 – The Outsiders, William Thorndike Jr.

O livro é uma excelente referência de CEOs que se destacaram na alocação de capitais.

8 – The Clash of the cultures, John Bogle

A recomendação foi dada em 2012 e conta sobre os investimentos a longo prazo, que tem ganhado preferência de investidores em detrimento das especulações à curto prazo.

9 – Sonho grande, Cristiane Correa

É um livro nacional, brasileiríssimo e narra a história de três brasileiros que fundaram a 3G Capital, uma companhia de investimentos que se uniu a Buffett na compra da HJ Heinz em 2013.

Como Investir Dinheiro para Ficar Rico em 2017 em 6 passos

10 – Where are the customers Yachts, Fred Schwed

É o livro mais engraça sobre investimentos. Assim define Buffett. E a obra conta a história de um visitante de Nova Iorque que viu diversos yachts de banqueiros e brokers e se perguntou onde estavam os clientes.

Ressaltamos ainda que investir pela primeira vez é sempre um grande desafio, tal motivo faz com que a literatura financeira seja um ótimo ponto de partida, já que impulsiona boas ideias. Por que podemos afirmar isso com tanta certeza?  Porque Buffett começou a carreira de investidor lendo 1 mil páginas por dia.

Ah, por sinal, até hoje ele continua com o hábito e ocupa cerca de 80% do seu tempo lendo. “O meu trabalho se resume essencialmente em reunir mais e mais fatos para entender onde as informações podem se adequar na minha realidade”, ele diz.

Bônus: Veja 5 frases de impacto do mestre dos negócios, Warren Buffett!

  1. Eu insisto em dedicar muito tempo, quase todo dia, a apenas sentar e pensar. Então eu leio e penso mais, e tomo menos decisões impulsivas do que a maioria das pessoas de negócios.
  2. Não importa quão sereno o dia de hoje pode ser, o amanhã é sempre incerto. Não deixe essa realidade assustar você.
  3. Você não precisa ser expert para atingir níveis de retorno satisfatórios em seus investimentos. Mas se você não é, você deve reconhecer suas limitações e seguir um percurso que certamente vá funcionar razoavelmente bem.
  4. São necessários 20 anos para construir uma reputação e cinco minutos para destruí-la.
  5. Honestidade é um presente muito caro. Não espere de pessoas baratas.

Com informações da Exame e Infomoney

ANÚNCIO