Confira 5 dicas de internet para quem vai fazer cursos online

PROPAGANDA

Você já parou para pensar sobre as possibilidades que a internet nos dá na hora de estudar a distância? A gente fez essa pergunta antes de criarmos este conteúdo. E assim chegamos à conclusão de que existem ótimas dicas para quem vai fazer cursos online.

Se você está nessa fase da vida e quer aproveitar o que tem de melhor no ensino EAD, considere que a internet pode te ajudar nisso. Mas, é preciso alguns cuidados, como com a velocidade da internet. E existem mais 4 dicas, além dessa, sobre o assunto. Continue lendo para ver todas!

PROPAGANDA

Confira 5 dicas de internet para quem vai fazer cursos online

1 – A velocidade de download

Talvez você não entenda muito sobre internet, mas já deve ter ouvido falar sobre a velocidade de download, não é mesmo? Então, saiba que realmente essa é uma questão a ser resolvida por quem vai fazer cursos online.

O motivo é que a maioria dos cursos deste tipo, inclusive as videoaulas, necessitam de uma internet de qualidade. Isso para não quebrar a rotina de estudos do aluno.

PROPAGANDA

Portanto, na hora de contratar o seu plano ou pacote de internet, saiba sobre a velocidade de download. Ela é diferente da velocidade de upload. A de download é importante por baixar os dados que você usa. E isso é que é importante para quem estuda online.

Para quem não tem muito conhecido técnico sobre essa área, a gente trouxe uma recomendação. Para abrir arquivos mais rapidamente e sem travamentos, o mínimo que se deve ter é uma internet de 10 Gb.

Agora, claro que se você tem menos do que isso não vai ser problema se poucas pessoas usam a sua rede de internet. Portanto, estude isso antes de contratar a sua internet.

2 – A conexão com a internet

Outro ponto que merece atenção é o seu contato com a internet. O ideal é que ele seja rápido e sem interrupções. E claro que isso tem a ver com a velocidade de download, mas não é só isso, ok?

Por exemplo, dá para considerar o cabo de rede ao invés de ficar preso somente ao wi-fi. O cabo de rede deixa a conexão mais direta, se assim podemos dizer. Além do mais, ela fica mais protegida e com menos interferências, portanto, é aconselhável demais para quem vai fazer cursos online.

Ainda podemos citar a questão do 4G, que tem sido muito discutida em todo ambiente de estudos. Será que vale a pena usar essa forma de conexão na hora de estudar pelo celular, por exemplo? De modo geral, é possível, mas nem sempre vale a pena.

A velocidade é bem pequena e você pode ser interrompido várias vezes. Além do mais, isso pode gastar muito do seu limite de dados móveis ao abrir documentos como PDF ou vídeos. Portanto, nada como uma conexão via cabo.

Aprenda sobre empreendedorismo de graça na internet com esses 7 cursos

3 – O ambiente de estudo

Você pode achar que o ambiente de estudo não tem nada a ver com as dicas de internet para você estudar online. Mas, tem sim. Isso porque a internet é um mundo aberto de opções e você sabe disso, né.

Logo, saiba que estudar à distância é diferente de estudar presencialmente. Isso requer muito mais da sua atenção e concentração. Assim sendo, uma dica é manter um ambiente de estudo que se propicio, justamente, ao estudo.

E o mesmo vale para a sua internet. Foque em páginas que são importantes, como o seu ambiente virtual de estudos. Crie uma lista de favoritos com os sites que vão te auxiliar no estudo e não apenas as redes sociais, que podem te dispersar do assunto central.

E ainda sobre o ambiente de estudo, considere não apenas a página que você acessa, mas também ter um com computador ou notebook. Além de ter cabos, mouses, teclados e tudo mais que pode deixar o seu estudo mais leve e menos estressante.

4 – Os aplicativos gratuitos

A próxima das dicas de internet para quem vai fazer cursos online tem a ver com os aplicativos. E melhor ainda se forem aplicativos gratuitos, não é mesmo? Eles são programas tecnológicos que foram criados para facilitar a vida de muita gente e realmente faz isso.

Se a gente for analisar, dá para ver que várias empresas focam em inovação para criar tais produtos. E alguns exemplos podem nos mostrar como isso facilita a nossa vida e rotina de estudos. Por exemplo, tem um app que ajuda a dividir o tempo de estudo e descanso. Isso pode ser legal para organizar a rotina.

Tem ainda outro aplicativo, que faz a gestão de projetos. Ele ajuda no planejamento de metas de estudo. Assim, dá para criar um cronograma de estudos para o dia, semana ou até mesmo para o mês todo. E também é gratuito. Logo, o jeito é pesquisar os melhores para você.

Curso online da B3 para investir na bolsa de valores

5 – A disciplina com a internet

Confira 5 dicas de internet para quem vai fazer cursos online

A gente já chegou a mencionar um pouco disso aqui no conteúdo, mas agora vamos focar mais no assunto. Estudar à distância requer muito de cada aluno. Requer concentração, por exemplo. E aí que a internet pode ser boa para te ajudar nisso. Ou não.

Cabe a você, estudante, saber fazer o bom uso dela. Não adianta ficar o dia todo batendo papo nas redes sociais e depois dizer que a internet não ajuda em nada. Ao contrário, ela tem aplicativos, programas, ferramentas e uma série de inovações que podem te ajudar.

Mas, para isso, você tem que querer. A nossa última dica para quem vai fazer cursos online é justamente fazer esse alerta. Será que você está preparado para estudar online? A internet pode te ajudar com isso se você quiser.

PROPAGANDA