O que acontece se você quebrar um acordo de dívida atrasada? Entenda tudo

A gente sempre comenta sobre a necessidade de fazer um real estudo para saber sobre uma possível negociação de dívida. No entanto, muita gente faz isso sem pensar ou com imprevistos acaba não arcando com o compromisso. Então, vem a pergunta: quebrar um acordo de dívida atrasada? É isso que vamos descobrir.

Porque não estamos aqui para julgar ninguém. Afinal, imprevistos realmente acontecem. Logo, é preciso avaliar a situação. Sendo assim, imagine só que você atrasou uma dívida. Então, foi até o banco e renegociou a dívida. Agora, você tem novas parcelas. Mas, acabou não pagando elas também. E agora, José?

Essa é a situação. Então, vamos analisar as possibilidades. Afinal de contas, além de ser importunado por empresas de cobrança pode ser também que você volte a não ter mais aquelas boas noites de sono, não é? Então, vamos ver o que pode acontecer nesse caso tão chato para qualquer pessoa.

O nome limpo

A primeira coisa é entender que quando você faz uma renegociação de dívida, você tem o direito de ter o nome limpo em até 5 dias úteis. Independente se o acordo foi feito com empresas terceirizadas, com bancos, etc.

O nome sujo

No entanto, se você quebrar um acordo de dívida atrasada, o seu nome volta a ficar sujo. Só que agora com referência ao novo contrato que foi feito. O problema não está, de fato, no nome sujo, mas sim no pagamento de taxas e juros.

As multas

Tato as multas como os juros são pagos sobre o valor que você devia anteriormente. Logo, os juros sobre juros podem fazer sua dívida crescer, cada vez mais. Então, a sua dor de cabeça poderá voltar à tona e não há remédio analgésico que resolva.

A parcela

Para evitar todo esse processo que é como andar em círculo, a recomendação sempre é a de analisar o valor da parcela. Assim, em praticamente toda renegociação as empresas permitem que a pessoa pague parcelas menores do que o contrato anterior.

Os juros

Outra questão é que geralmente as empresas dão o benefício de aceitar o pagamento eliminando uma parte dos juros. Inclusive, quando se fala em Feirão de Renegociação. O problema é que quebrar um acordo de dívida atrasada faz com que você perca isso.

O novo erro

Mais um ponto que importa é saber que um novo erro (de não pagamento) pode indicar ao banco que você não merece outra chance. Ou seja, uma renegociação da negociação que já foi feita é bem difícil de ser conseguida, na maioria dos casos.

A data

A próxima dica é sobre a data de pagamento. Primeiro, saiba que ela afeta no seu score financeiro. Segundo, que você pode escolher entre várias opções. Então, pense bem nessa escolha para não atrasar no pagamento das parcelas contratadas.

A saúde

Outro ponto bacana de a gente falar aqui, que tem tudo a ver com o que acontece no caso de você quebrar um acordo de dívida atrasada é sobre a sua saúde. Pesquisas mostram que uma única e simples ligação de cobrança pode afetar a saúde de várias pessoas.

O relacionamento

Por isso, além de aumentar as chances de ter doença causadas pela liberação de hormônios “ruins” como o estresse e ter doenças como de pressão arterial alta, saiba que ainda há outro fator que importa. É o caso do relacionamento. Atualmente, as dívidas é um dos motivos que levam os casais a se divorciarem. Sabia disso?

O motivo

E agora a gente chega no que pode ser a melhor resposta para você. Considere que deve haver um motivo e um bom motivo para fazer a renegociação da dívida. Se você fizer isso apenas para limpar o nome, saiba que está cometendo um erro.

O bom pagador

Assim, se você evita esse erro você pode voltar a ser considerado um bom pagador. Mas, em caso contrário, você acaba baixando cada vez mais a sua reputação. E isso pode te privar de vários serviços financeiros, como é o caso de empréstimos, crédito e muito mais.

A gente já fez uma matéria para falar sobre isso, leia mais tarde: O nome limpo não atrapalha o financiamento de imóveis – e mais 4 vantagens.

O planejamento

Sendo assim, não nos resta dúvidas de que fazer o planejamento, mesmo endividado, para começar a pagar nas novas parcelas do contrato é muito importante. Então, pense em tudo o que falamos: valor, multas, juros, data. Porque isso fará a diferença.

As possibilidades

Após esse planejamento, a melhor dica é sobre você pensar em todas as possibilidades que tem para esse novo contrato de crédito, de renegociação. Assim, sempre peça simulações e estude o contrato antes de assinar ele.

quebrar um acordo de dívida atrasada

O contato

Considere que você tem que entrar em contato com a empresa para saber sobre essas opções de renegociar a dívida. Logo, a dica é fazer isso o quanto antes para saber as alternativas que tem. Afinal, quanto mais cedo fizer, maiores as chances de encontrar boas ofertas.

Leia esse passo a passo antes de quitar dívidas com bancos

A atenção

Agora sim para fechar a matéria, considere que você deve dar a devida atenção para o caso de evitar um novo problema, uma nova dívida. Como falamos acima, se isso acontecer tudo poderá ir por água abaixo: desde as multas até o nome sujo.