Você sabe quanto tempo demora para liquidar o Tesouro Direto? Descubra

ANÚNCIO

Por uma simples questão de segurança e rentabilidade acima da poupança, o Tesouro Direto tem se tornado um dos investimentos preferidos pelos brasileiros nos últimos anos. Porém, as pessoas ainda têm dúvidas, como sobre quanto tempo demora para liquidar o Tesouro Direto.

E você, sabe essa resposta? Primeiro, vamos considerar algumas condições desse investimento para quem ainda não conhece: aplicações baixas a partir de R$ 30, mais de 4,5 milhões de cadastrados no brasil, diversas opções de rentabilidades e garantia do Tesouro Nacional.

ANÚNCIO

Agora sim. Vamos ao foco do texto: a liquidação do Tesouro Direto. Esse é um assunto que está sendo debatido no momento porque muita gente que tem investido nesses ativos através da corretora tem visto se passar alguns dias sem que o título seja liquidado.

Mas, calma, não há motivos para se preocupar. De modo geral, há um tempo mínimo para que a sua compra seja confirmada e o ativo liquidado. Sendo assim, nós preparamos um conteúdo para tirar as suas dúvidas sobre o assunto.

Entenda o que é a liquidação do ativo

Às vezes, o investidor precisar fazer algum resgate de um ativo antes do seu vencimento. Isso não é recomendado do ponto de vista da rentabilidade. Mas, pode acontecer sim. Então, isso é o que chamamos de valor de liquidação.

ANÚNCIO

Na prática, isso quer dizer que o investidor receberá um valor diferente daquele que iria receber se esperasse até a data prevista para fazer o resgate do ativo.

Nem sempre esse valor é menor, ele também pode ser superior. Portanto, nem sempre vai representar perda. Mas, na maioria dos casos sim. No entanto, é perda da rentabilidade e não do dinheiro que você investiu, ok?

Assim, a liquidez do seu investimento depende muito de como está o mercado. Um investidor que esteja bem ligado pode ganhar mais com sua aplicação se fizer a retirada em momentos de alta. Ao mesmo tempo, aquele que retirar em momento de baixa, pode ter prejuízo.

Contudo, se você for um investidor mais conservador, que preza muito mais pela segurança do que o lucro, o mais indicado é deixar o investimento até a data que você fez o acordo final no seu contrato – por exemplo, o Tesouro IPCA+ 2045 vence em 2045.

Qual é o prazo de vencimento do título

Acima, nós falamos sobre a importância de utilizar o prazo a seu favor ao comprar um ativo do Tesouro. Porém, você também precisa entender como ele funciona. Logo, a liquidação do acontece apenas no final do procedimento de compra e venda de um título público.

Somente nessa hora que acontece a transferência de propriedade do ativo para o comprador e o capital para o vendedor. Só que existem prazos distintos inclusos durante esse procedimento para comprar e vender qualquer título que exista dentro do Tesouro Direto.

Atualmente, são dois os tipos de liquidação, o de compra e o de venda. Para que você aprenda sobre eles, vamos explicar eles separados. Isso faz parte da explicação da pergunta sobre quanto tempo demora para liquidar o Tesouro Direto.

I – A liquidação de compra

Vamos iniciar falando sobre como ocorre a liquidação da compra. Ela irá acontecer apenas dois dias depois de ter comprado algum título no Tesouro Direto. Na teoria, você vai ver algo um tanto quanto mais técnico, sendo: D+2.

A letra “D” se refere a data que aconteceu a compra. E isso se compreende no período das 9 horas do dia que a operação for iniciada até às 5 horas do dia posterior. Se você encontrar D+1, isso significa que a compra ocorreu no dia anterior ao ato da compra.

Depois que acontece liquidação financeira, os títulos do Tesouro Direto comprados são armazenados no CPF do investidor comprador. Assim, mesmo que a corretora ou o banco quebre, o seu título está garantido no seu nome.

Antes de todo o processo de liquidação acabar, o investidor pode conferir como está indo a compra em uma parte específica do site do Tesouro Direto. Enquanto não termina a operação, ela será considerada “em liquidação”.

Então, para traduzir mais facilmente a pergunta inicial (quanto tempo demora para liquidar o Tesouro Direto), saiba que na média o prazo de liquidação de uma compra de um título varia de 48 horas a 72 horas. Esse dia a mais pode acontecer dependendo da hora da sua compra.

II – A liquidação de venda

O outro processo de liquidação é o de venda. Esse acontece quando há uma venda antecipada de algum título no Tesouro Direto. A capital só aparecerá na conta da instituição que estão fazendo o intermédio dessa operação em um período que se iniciar às 13 horas de D+1.

A leitura do “D” neste caso é de liquidação significa o dia compra, que pode acontecer das 9 horas do dia de realizar a aquisição até às 5 horas da data posterior.

E se tem uma liquidação demorada?

Além dos exemplos citados, existe a liquidação demorada, que acontece somente em casos específicos. Mas, vamos explicar para você entender o conteúdo por completo.

Você sabe quanto tempo demora para liquidar o Tesouro Direto? Descubra

Ela ocorre quando o prazo de liquidação ultrapassa os dias de previsão. Normalmente, acontece se o seu título vencer no 1º dia útil do ano. Isso porque a liquidação começa no último dia do outro ano e a grana só surgirá mais para frente.

Nesse caso, o título meio que some da carteira no dia derradeiro de um ano e só surge no 1º dia útil do ano novo. O motivo dessa demora são os feriados.

Mas, não se preocupe se isso acontecer com você porque é bem comum de acontecer e não tem riscos. Lembrando ainda que se quiser ver como está à liquidação, você poderá consultar no site do Tesouro Direto, com o seu login e senha.

ANÚNCIO