Entenda a psicologia social antes de perder dinheiro na Bolsa de Valores

Não invista na bolsa de valores. A bolsa de valores é um lugar perigoso. Muita gente já perdeu dinheiro na bolsa. Investir em ações é arriscado demais.

É muito provável que você já tenha ouvido todo esse tipo de coisa, não é mesmo? Tudo bem, em certo aspecto, isso até pode ser verdade. Por isso, antes de você continuar e investir na bolsa, melhor ler este conteúdo para entender algumas coisas.

Entender o que é verdade e o que é mito, por exemplo.

Será que investir dinheiro em ações é tão arriscado como dizem? Por que tem gente que perde dinheiro na bolsa enquanto outros ganham? Vamos ao que interessa!

A questão que vamos discutir hoje tem a ver com os aspectos psicológicos, emocionais e comportamentais relacionados à investir dinheiro. Beleza?

Portanto, se você acha que isso é tudo balela e não exista, saiba que esse conteúdo não é para você. Agora, se acredita que o seu comportamento é importante até na hora de investir dinheiro, então, você está no caminho certo!

Entendendo o cérebro!

É normal que nosso cérebro dê mais valor para as histórias boas, de quem ganhou dinheiro na bolsa, do que as histórias negativas, de quem perdeu. Isso nos faz bem e nos leva a crer que podemos ganhar também.

O vizinho ganhou em ação X e agora está ganhando o triplo. Já ouviu essa história?

Mas, o que todo mundo acaba não levando em consideração são as histórias tristes de pessoas que perderam R$ 20 mil na bolsa – ou mais: a casa, carro ou todo seu patrimônio!

Tendo como motivo o simples fato de não saber o que estão fazendo no mercado financeiro.

As pessoas entram no mercado porque a tia, o primo, o vizinho entrou também. Todo mundo está entrando na bolsa para ganhar dinheiro sem saber o que faz. Elas vão no efeito manada.

É o nosso famoso efeito manada. Onde um vai, todos vão.

E onde entra o cérebro aqui? Justamente em nos fazer pensar isso… não é porque todo mundo está fazendo que temos que fazer também, obviamente.

Esse efeito manada acontece por alguns aspectos da psicologia social. Vamos entender isso.

A psicologia social

Solomon Asch foi estudioso de muito tempo atrás e que começou a estudar esse fenômeno social da gente se sentir parte de um grupo.

A gente tem essa necessidade. Não tem? Porque quando isso não acontece, a gente sofre… E sofre até mesmo com doenças.

Então, por mais que você saiba que não deve fazer aquilo, você faz porque os outros estão fazendo e para se sentir parte do grupo e aproveitar disso, afinal, se ele ganha muito dinheiro assim você também pode.

E, inclusive, existem vários experimentos científicos na área da psicologia que comprovam isso.

Inclusive, tem um com vários palitos desenhados numa folha e as pessoas têm que dizer qual é igual a qual. Como todos os outros erraram a resposta de propósito, 75% das pessoas acabam errando de propósito porque todos os outros falaram que aquela era a resposta certa.

Trazendo isso para a bolsa de valores ou para investir no mercado financeiro, saiba que é a mesma coisa: não quer dizer que todo mundo falou que você deve investir na bolsa e que você não deva investir.

O que queremos dizer é que você precisa saber o que está fazendo e onde está pisando. Entende?

Pelo contrário, quanto mais gente vindo para a bolsa, melhor para a economia e para o crescimento do mercado financeiro, mas é preciso fazer isso com consciência.

Investir na bolsa com consciência!

Essa é a única verdade que você tem que considerar a partir de agora.

Pode sim investir na bolsa e evitar todo aquele transtorno e perda de dinheiro desde que você invista com consciência e não apenas porque todo mundo está fazendo. Ok?

Comece a fazer isso sabendo seu perfil, seu objetivo.

Porque tem gente sem reserva de emergência que coloca o dinheiro na bolsa e precisa resgatar para um imprevisto e acaba saindo com prejuízo e chorando as pitangas depois.

Obviamente, o dinheiro da bolsa não é para imprevistos, tá bom?

Têm pessoas que resgatam depois de perder R$ 200. Outro erro, obviamente.

A psicologia mostra e comprova. E a realidade nos faz ver que as pessoas vão para o mercado sem entender nada do que está acontecendo porque falaram que a bolsa está em alta e ele acha que vai ganhar dinheiro.

E com conhecimento também!

Você precisa ir atrás desse conhecimento seguindo os canais do Youtube, procurando boas consultorias, lendo bons livros, fazendo testes, testando corretoras de valores, etc

Quando você procura um consulta financeira, por exemplo, tenha cuidado com o aspecto psicológico da transferência da responsabilidade.

Se o analista te fala para comprar e você perde dinheiro, a culpa não é dele. É sua. Quem tomou a decisão final foi você. ele apenas vai te recomendar o que acha que é viável. Entende isso?

Não adianta ir atrás da consultoria e tirar essa responsabilidade de você. A responsabilidade de gerir o seu dinheiro é sempre sua. Temos que ter auto responsabilidade.

Outra coisa que acontece muito e propicia esse efeito manada é aquela sensação de que todo mundo está ganhando dinheiro e eu estou de fora.

É nessa que muitas pessoas entram sem ter consciência do que estão fazendo.

É melhor você não participar de toda a festa e ter a chance de ganhar dinheiro de forma consistente para trazer mais segurança para você no médio e longo prazo.

Qual é a conclusão deste texto?

Venha para a bolsa e invista com consciência. Estude o mercado financeiro e faça um bom planejamento a partir de agora. Lembrando que economia é cíclica, logo, terão horas de alta e de baixa.

Então, não se desespere que você terá outras chances de ganhar dinheiro na bolsa porque tem gente que ganha com a bolsa em queda e não somente em alta.

Esse é um ótimo momento para começarem a investir na bolsa com consciência. 

O que mais vemos são pessoas tomando decisões com base no emocional. E isso não funciona com o dinheiro, menos ainda com a bolsa de valores, a B3.

Quando você toma decisões relacionadas ao seu dinheiro baseado só no emocional sua chance de perder dinheiro é grande. Você precisa trabalhar sua mentalidade em relação ao dinheiro se quer viver disso ou quer fazer disso uma aplicação constante. 

Você precisa entender os aspectos emocionais envolvidos para conseguir tomar decisões racionais.

Não há posts para exibir