Nubank ensina como é o processo para negociar a dívida do cartão

O Nubank é uma empresa que surgiu no mercado financeiro brasileiro com um diferencial. Esse diferencial é o de trazer educação financeira para as pessoas. Tanto é que recentemente publicou um conteúdo sobre como é o processo para negociar a dívida do cartão.

Levando em conta que o cartão de crédito do Nubank tem vários diferenciais para os clientes. Mas, o assunto não é para falar sobre como pedir o cartão ou sobre as vantagens. E sim para falar sobre as dívidas do cartão, que acontecem quando as parcelas se atrasam.

As informações abaixo são do Nubank e servem para quem tem o cartão de crédito Nu. Agora, se você tem dívidas em outros cartões, saiba que também poderá fazer a leitura, mas o ideal é analisar as formas de negociar a dívida com a empresa operadora do produto.

E para iniciarmos o passo a passo dado pelo Nubank, veja o que ele diz. “Nada dispensa o bom controle financeiro. Mas, se você está em atraso e com dificuldades para pagar as parcelas atrasadas, confira as dicas e aprenda a negociar a dívida com o cartão de crédito”.

Entendendo os juros

O Nubank explicar que os juros são a “forma de remuneração das instituições financeiras que são usadas para o serviço de crédito oferecidos aos seus clientes”. Portanto, os juros são praticados em praticamente todos os produtos financeiros disponíveis no país.

Assim sendo, o que acontece é que quando alguém não paga a fatura do cartão ou atrasa, a empresa pode começar a cobrar os juros. Isso é chamado de juros por atraso. E o grande problema é que é uma das taxas mais altas do universo.

Aliás, sobre os juros do cartão, ainda temos que falar dos juros do rotativo. Ele acontece quando o cliente paga apenas uma parte da fatura, chamada de pagamento mínimo. Aí, o restante ficará para o próximo mês.

Tanto os juros de atraso como os juros do rotativo são importantes para entender o processo para negociar a dívida do cartão.

Entendendo a negociação

Assim sendo, por que alguém poderia buscar a negociação da dívida do cartão? Isso porque sabemos que as taxas do cartão são bem altas. Então, a ideia dos interessados é justamente a de “obter taxas melhores”, como avalia o Nubank.

Dessa forma, outro dado importante é que os bancos, assim como o Nubank, podem oferecer variadas opções de renegociação de pagamento da fatura do cartão. Obviamente, todas elas, por mais interessantes que sejam, vão incluir taxas de juros.

“Elas precisam ser informadas de forma clara e transparente”. Isso está nas regras e exigências do Banco Central.

Entendendo as opções

O exemplo abaixo é do próprio Nubank. Lembrando que outras instituições financeiras podem ter outras formas de dar ao cliente a chance da negociação. Mas, as opções abaixo são ótimas para entender como funciona esse processo.

“Existem várias formas de tentar quitar uma dívida, mas as duas mais comuns são a amortização e o empréstimo”, diz a fintech. Assim, vamos entender cada uma dessas opções.

A amortização da dívida funciona como um parcelamento da dívida. De modo geral, tem taxas de juros melhores do que as taxas de juros do crédito rotativo. “É preciso definir o número de parcelas, o pagamento mínimo para cada uma e o valor dos juros no período”.

Agora, o empréstimo é uma forma de ter o dinheiro todo para quitar a dívida. Depois, o empréstimo tem que ser pago mensalmente, como combinado. E o Nubank afirma que quase todas as instituições têm opções de empréstimos pessoais hoje em dia.

Entendendo se vale a pena

Para saber se vale a pena e qual opção vale a pena, uma boa dica é fazer perguntas, como diz o Nubank. “Anote as informações sobre as taxas de juros, as parcelas, as formas de renegociação, o prazo de vencimento e o prazo da quitação da dívida”.

Por exemplo, vale a pena avaliar que o tipo da taxa vai depender do tipo da dívida. A do cartão é mais cara. Aliás, o crédito rotativo e os juros proporcionais aos dias de atraso são os mais caros do cartão de crédito.

Outra pergunta a se fazer nesse processo para negociar a dívida do cartão é saber o tipo de parcelamento que será feito. “Geralmente, parcelas fixas são mais interessantes”. E o Nubank diz que o próprio Banco Central tem uma calculadora para fazer as contas.

Outra coisa é sobre impostos. “O imposto cobrado pelo governo é o IOF. Você pode pagar mais ou menos dependendo do tipo de operação”. E nunca se esqueça de analisar o valor da sua parcela, que deve caber no seu bolso e não se tornar uma bola de neve de dívidas.

Fumantes viciados deixam de ganhar R$ 40 mil em 10 anos se aplicassem no Nubank

Resumindo o processo para negociar a dívida do cartão

Para finalizar este conteúdo, vamos resumir o que foi dito até aqui. Se você está com parcelas em atraso, o ideal é saber que existem diversas maneiras de negociar uma dívida.

Outra coisa é considerar que o primeiro passo para isso é ter um bom planejamento financeiro. Depois, é importante saber dos seus direitos como consumidor. E, por último, procure a instituição e veja as alternativas disponíveis para a negociação.

Inclusive, o Nubank deixa o seu canal de comunicação aberto a todos que estão passando por esse momento. “Se você é cliente Nubank e está com problemas com as parcelas do cartão, entre em contato com a gente”.

Para saber mais, leia o artigo completo no blog.

Não há posts para exibir